COMPARTILHAR

Você sabia que existem diversas raças raras de cachorros pelo mundo? Algumas são bem antigas, outras são mais novas e algumas não existem mais. São diversos tipos de cachorros diferentes do que conhecemos e cada raça possui uma característica diferente, como seis dedos nas patas, ausência de pelos e nariz repartido ao meio. Interessante, não é mesmo?

Confira abaixo as 15 raças raras de cachorros que você talvez não conheça:

1- Azawakh

raças raras azawakh

Este simpático cão foi originado em Mali e é comum na África, mas extremamente raro em todos os outros países. Seu corpo esbelto proporciona muita agilidade, por isso é utilizado para caçar gazelas e outroas animais no deserto africado, inclusive javalis!
Como pet, o cão da raça Azawakh é muito gentil, afetuoso e protetor.

2- Catahoula – Cão Leopardo

raças raras catahoula cao leopardo

Considerada a raça oficial do estado de Louisiana, nos Estados Unidos, esta raça vem de uma mistura de diversas raças e o nome popular foi escolhido devido à sua pelagem, com várias cores e muitas manchas. Os cães Catahoula são mais antigos e passaram por algumas dificuldades para poder sobreviver e se alimentarem de outros animais em tempos passados, condição esta que fez com que eles criassem habilidades únicas como: escalar árvores (mesmo as mais altas), nadar e caçar texugos selvagens, atividade esta considerada bem difícil e rara!

3- Lundehund e Dingo Americano

Cães destas duas raças são fisicamente parecidos e com características mais selvagens, remetendo aos lobos e à origem dos caninos.

raças raras lundehund

O Lundehund tem como origem a Noruega e é considerado de uma das raças mais raras do mundo devido às suas super habilidades! Ele possui seis dedos em cada pata, o que o torna mais poderoso para caçadas. Antigamente, ele era utilizado para caçar papagaios-do-mar, justamente por sua habilidade e também por ter uma ótima audição e também ser capaz de virar a cabeça para trás completamente, até encostá-la nas costas!

raças raras dingo

Já o Dingo Americano é a espécie canina mais antiga da América do Norte! Ele aparece em alguns desenhos rupestres feitos em pedra por americanos nativos e até hoje ainda apresenta alguns comportamentos selvagens, mesmo sendo domesticado.

4- Mudi

raças raras mudi

Cão pastor e caçador, o Mudi tem origem húngara e é caracterizado por ter pelos grossos e encaracolados e a cara achatada. Ele é bem parecido com o Border Collie por suas habilidades, versatilidade e atitutes enérgicas e vem sendo cada vez mais apreciado pelas pessoas, deixando cada vez mais de ser uma raça desconhecida ou rara.

5- Mastiff Napolitano e Mastiff Tibetano

Na família do Mastiff temos dois exemplares de raças raras e curiosas! Saiba mais sobre o Mastiff Napolitano e o Tibetano:

raças raras mastiff napolitano

Este cão gigante é o Mastiff Napolitano e ele tem uma história interessante: começou a ser criado para combate na época dos romanos, inclusive vestia armadura e lâminas afiadas para enfrentar os cavalos dos inimigos! Eles enfrentaram a Segunda Guerra Mundial mas quase se tornou uma raça extinta. Até que um pinto italiano criou um canil só para proteger a raça e cruzou com Mastiffs Ingleses para diversificar a linhagem.
A raça “voltou” com tudo e se tornou muito admirada, mesmo sendo rara. Você já deve ter visto um famoso cachorro Mastiff Napolitano no filme Harry Potter, o Canino – cão do personagem Hagrid.

raças raras mastiff tibetano

Já o Mastiff Tibetano é outro gigante e destemido. Originalmente foi criado para fazer a guarda de rebanhos e também proteger famílias e até vilas inteiras. Ele é raro e muito valioso e sua aparência lembra o Chow Chow. É considerada a raça mais cara do mundo: um filhote exemplar de Mastiff Tibetano foi vendido há pouco tempo China por quase 4 milhões de reais!

6- Peruvian Inca Orchid e Xoloitzcuintli

Estas duas raças são igualmente curiosas: são cães sem ou com pouquíssimos pelos pelo corpo.

raças raras cão pelado peruano

O Inca Orchid e mais conhecido como o Cão Pelado Peruano, pois é o único cão reconhecido como nativo do Peru e é considerado patrimônio nacional.
Não se sabe exatamente como ele surgiu e a raça é bem diversificada, pois apresenta cães em diversos portes, do pequeno ao grande.
Sua principal característica é a ausência de pelos, apesar de alguns exemplares acabarem apresentando focos de pelos na cabeça, nas extremidades e também na cauda. O Cão Pelado do Peru não é tão raro, mas ainda não é popular também, por ser tão único em sua aparência, além de cuidados específicos com a saúde.

raças raras cão pelado mexicano

Já o Xoloitzcuintli é popularmente conhecido como o Pelado Mexicano. Desprovido de pelo assim como o Cão Pelado do Peru, ele é popular em seu país de origem, embora também esteja se tornando mais conhecido em outras nações da América do Sul e Central. Este nome estranho surgiu pois, antigamente, era admirado e considerado um representante do deus Xolotl (de quem herdou o nome original) – aquele que tinha a missão de guiar as almas dos mortos. É um cão sensível a temperaturas extremas e é uma ótima companhia como pet, ótimo para apartamento, late pouco e é muito dócil. 

7- Salish Wool Dog

raças raras salish

Este fofinho cãozinho está extino. Originário das regiões norte-americanas de Washington e da Colúmbia Britânica, o Salish Wool Dog é muito raro! Uma curiosidade da raça é que por possuir pelo branco e longo, os cães eram tratados como ovelhas, ou seja, os nativos cortavam seus pelos como se fosse lã e utilizavam para tecer cobertores para os dias frios.

8- Fila Brasileiro

raças raras fila brasileiro

Temos um exemplar das nossas terras que também é considerada uma raça rara. O Fila Brasileiro é uma mistura de cães pastores, Mastiffs, Bulldogs e Bloodhounds que foram trazidos por colonizadores portugueses ao Brasil.
Os cães eram usados para pastorear gado, proteger residências, caçar jaguares e outros felinos, além de trabalhar como ajudantes de policiais, por possuirem muita agilidade e olfato aguçado, ótimo para seguir longas trilhas e depois voltar. Na época da colonização no país, eles eram usados para encontrar escravos que fugiam e se escondiam nas matas.

9- Cão Cantor de Nova Guiné

raças raras cão cantor

Este simpático cachorro é originário da ilha de Nova Guiné e por muito tempo esta raça morou neste local, antes de começar a ser extinta. É um cão de porte médio e pelagem curta, com características visuais que lembram uma raposa e um lobo. Seu comportamento é selvagem, mas com paciência pode ser “adestrado” e conviver com pessoas tranquilamente.
As maiores curiosidades sobre o Cão Cantor de Nova Guiné são sua voz (ele faz uma vocalização que lembra um uivo e parece que está cantando) e flexibilidade (ele é capaz de passar por quase qualquer espaço).

10- Rhodesian Ridgeback e Ridgeback Tailandês

Ambas estas raças são da mesma família, a Ridgeback. Um é da Rodésia e outro da Tailândia.

leão da rodésia raças raras

São conhecidos também como Leão da Rodésia e Leão da Tailândia. O nome “ridgeback” vem da característica mais marcante destas raças: uma faixa de pelos invertida nas costas.

raças raras ridgeback thai

Curiosamente, devem ser raças muito antigas, pois este tipo de cão foi encontrado em pinturas rupestres de até 5 milhões de anos atrás. Cães desta raça são conhecidos por serem ótimos em caças e pastores.

11- Pachon Navarro e Catalburun

pachon navarro raças raras

Estas duas raças são igualmente raras por uma única característica em comum: o formato do nariz. Cães das raças Pachon Navarro e Catalburun são facilmente reconhecíveis por possuírem o focinho claramente dividido ao meio, divisão esta que atravessa o rosto inteiro.

raças raras catalburun

12- Schipperke

raças raras schipperke

Estes cães podem até parecer simpáticos, mas sua origem não diz isto. Originários da Europa, se tornaram mais conhecidos e populares na Bélgica, e de lá foram levados a outros países durante os anos 20 e 30. Eram conhecidos como “diabos belgas”. Segundo historiadores, os primeiros vestígios da raça podem ser encontrados numa crônica do século XV, que se refere a um pequeno cão preto, com cauda “escondida”, flamenco e que seria a encarnação do diabo.
Este “carinhoso” apelido se dá pelo fato de o Schipperke ser um cão bastante apegado aos donos, não sendo assim de forma alguma, recomendado deixá-los por longos períodos sem supervisão. É um cão ágil, curioso e ativo, também com gênio forte.

13- Bedlington Terrier

raças raras bedlington terrier

Pela aparência, o cão desta raça é bastante fofo e delicado, lembrando uma ovelha quando está com pelos longos. Este cão possui as costas com pelagem mais escura e pontas dos fios claras. Sua aparência é bastante curiosa e por isso é considerada de raça rara, pois não se vê sempre por aí. Apesar da graciosidade na aparência, com relação a comportamento, o Bedlington Terrier é conhecido por ser bastante teimoso e latir muito. 

14- Czechoslovakian Wolfdog – Cão Lobo

raças raras cão lobo

Conhecido como Cão lobo Tchecoslovaco, o cão desta raça recebe o nome justamente por ter uma próxima relação com lobos. É considerada relativamente nova e nasceu de tentativas realizadas na antiga Tchecoslováquia (Atual República Tcheca e Eslováquia) quando criadores cruzaram um pastor-alemão com uma loba da cordilheira dos Cárpatos.
Possui aparência de lobo e características marcantes, quanto ao temperamento, quando em convívio com pessoas e outros cães, pode ser uma ótima companhia!

15- Kooikerhondje

raças raras kooilkerhondje

O Kooikerhondje é um velho cão de raça rara que se originou a partir da Holanda no século XVI, ou possivelmente mais cedo. Passou por alguns momentos em que poderia ser extinto, mas criadores cuidaram para que isto não acontecesse.
É uma raça muito antiga da Europa que traz admiradores até hoje.

Você conhecia alguma destas raças?
Gostou de conhecer raças raras e muito diferentes? Conta pra gente o que você achou! Comente abaixo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor que os cachorros lambem as patas?
Próximo artigoOs cachorros enxergam no escuro?
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.