COMPARTILHAR

Um dos assuntos mais importantes e essenciais para a saúde do seu cãozinho é a higiene dele!
Por isso aqui você vai encontrar dicas e informações importantes para administrar o banho em cachorros.

1. Filhotes só devem tomar banho após 2 meses

Esta informação é muito importante!
Se você tem um filhote de cachorro em casa, atenção! Para levar para banhos em pet shop, o filhote precisa ter completado o ciclo de vacinas, ou seja, ele deve ter mais que 2 meses de idade, para que não passem pelo risco de contraírem doenças.
Filhotes são sensíveis e possuem imunidade baixa, e por isso é necessário verificar com o veterinário antes de qualquer coisa. Pode ser que o banho em casa seja liberado, o que necessita de cuidados especiais! Se for o seu caso, leia a dica 6!
banho em cachorros
O que a maioria dos veterinários recomenda é banho apenas com algodão umedecido em água morna, lenços umedecidos ou produtos para banho a seco, como este. Leia as próximas dicas para entender melhor e saber o que fazer!
Outra informação importante é que filhotes que ainda mamam podem ser rejeitados pela mãe caso sejam utilizados no banho shampoos ou perfumes muito fortes. Considerando que o faro dos cães é muito superior ao nosso, qualquer perfume pode ser um risco para o filhote! São as mães que cuidam da higiene dos filhotes, e qualquer intervenção humana pode atrapalhar.

2. A frequência ideal para dar banho

Banho demais pode fazer mal! Por isso, é importante administrar uma frequência ideal de banho em cachorros.

O recomendável é de cerca de 30 em 30 dias no inverno (1 vez por mês) e no máximo de 15 em 15 dias no verão, para cães de pelo curto que morem em apartamento.

banho em cachorros

Já os cães de pelo longo que demandam um banho mais frequente, bem como cães que vivem em casas, terrenos, quintais e que se sujam mais, existem outras soluções. Por exemplo, é possível lavar ou limpar apenas as patinhas quando estiverem muito sujas, ou as orelhas e pontas dos pelos, para os que possuem orelhas compridas e pelos que ficam em contato com o chão.

Existe também a opção de banho a seco, como o Fluido Desembaraçador Mega Pet Society, que é ótimo para pentear, desembaraçar e também higienizar os pelos.

3. Necessidade de Produtos Especiais

É essencial que o seu cão passe por uma consulta no veterinário para que sejam identificadas possíveis necessidades específicas, como alguma doença de pele ou alergia.

Para cada caso, existe um produto especial para o tratamento e você pode dar banho em casa mesmo e cuidar da pele do seu cachorro.
As doenças de pele mais comuns são:

  • Micose: comum em filhotes que ficam em contato com terra e toalhas ou objetos contaminados;
  • Sarna: doença causada por um tipo de ácaro que provoca muita coceira e é dividida entre escabiose e sarna negra,
  • Alergia: a picadas de pulgas e ácaros;
  • Infecções: são semelhantes à micose e alergia, mas merecem maior atenção pois o tratamento deve ser intenso;
  • Seborreia: sim, cães também podem ter a “caspa”;
  • Problemas hormonais: problemas no organismo do cachorro também podem causar dermatites (doenças de pele), por isso a saúde dele deve estar em dia, assim como a alimentação e higiene.

Se o seu cachorro for diagnosticado com uma destas doenças, será necessário um tratamento, e para isto existem produtos específicos e especiais a serem aplicados com atenção.

Se o cachorro também tiver pulgas ou carrapatos, é extremamente necessário utilizar cosméticos específicos para remove-los. Você pode saber mais sobre pulgas clicando aqui.

Continue lendo nossas dicas para entender melhor e saber o que fazer no tratamento do seu cachorro.

4. Mantenha a escovação em dia

Tão importante quanto o ato do banho, é a manutenção diária dele, ou seja, a escovação dos pelos. Fique de olho para identificar sempre que seu cachorro precisar de uma escovação, que é muito importante para manter uma boa saúde da pelagem.

banho em cachorrosAntes do banho também é muito importante que o pelo seja escovado, para assim remover pelos mortos e melhorar bastante a eficácia de limpeza dos shampoos e cosméticos de tratamento.
Para algumas raças, geralmente as com pelos longos e finos, é recomendável usar produtos que desembaracem os pelos, facilitando o processo de escovação, como este que já citamos.

escovação é um processo importante e que deve ser realizado com calma e carinho, portanto, tenha paciência, penteando a pelagem de maneira firme, mas cuidadosa, principalmente quando for desfazer nós.
Se aplicar força demais o pet se machuca e pode ficar traumatizado.
Nós recomendamos também a escova Furminator, que é uma ferramenta exclusiva para eliminar pelos mortos enquanto distribui uniformemente os óleos naturais da pelagem, responsáveis pela saúde da pele e aparência dos pelos, deixando um pelo limpo e com muito mais brilho!

5. Como escolher: banho em casa ou em pet shop?

Esta é uma decisão que merece atenção especial. Se o veterinário não determinar algum cuidado especial e deixar a você a escolha entre banho em casa ou pet shop, pense bem!

Caso prefira levar ao pet shop, procure por boas indicações, dê preferência aos pet shops em que pessoas conhecidas e de confiança também levam seus cãozinhos e se possível, solicite para acompanhar seu cachorro no primeiro banho, para observar como ele se comporta e como o profissional do banho lida com ele.

banho em cachorros

Observe também como seu cachorro se comporta, se ele sente medo ao ir a pet shop, se demonstra algum tipo de comportamento estranho e negativo com o profissional.
A linguagem canina pode dizer muita coisa, saiba mais clicando aqui.

Caso você escolha por dar banho em casa, siga nossa próxima dica! Esta decisão é muito boa, pois o cachorro costuma ficar mais tranquilo na companhia de seu dono e em um ambiente já conhecido dentro de casa.

Dar banhos em casa também é indicado a quem tem filhote ou cão idoso, ou que seja agressivo ou não gosta de pessoas estranhas.
O melhor jeito de escolher o ideal para o seu cão, é observar o comportamento dele mesmo.

6. Passo-a-passo para o banho em casa

● Escolha o melhor horário e local
Os melhores horários são os momentos mais quentes do dia, para que o animal não sinta tanta diferença no contato com a água, que deve ser morna (facilita a eficácia do shampoo)!
Já o local, pode ser o banheiro ou algum lugar confortável para você e para ele, que tenha fácil acesso à água morna. Evite mangueiras com água fria.

banho em cachorros

● Utilize os produtos próprios para o banho
Antes de começar o banho, proteja os ouvidos do cachorro com bolas de algodão. Separe os produtos para o banho, que devem ser shampoos e cosméticos especiais para ele!
Confira aqui os melhores produtos para o banho.
Caso seu cachorro tenha alguma necessidade especial para tratamento de pele, temos aqui os melhores produtos para cada caso.

● Cada parte do corpo merece atenção especial
No momento do banho, lave com carinho e delicadeza cada parte do corpo do cachorro. Cuidado com o rosto para não deixar que os olhos, nariz, boca e ouvidos entrem em contato com o shampoo. Lave bem as patinhas, entre os dedos, a virilha e as dobras, além das áreas íntimas.
Faça leves massagens para que o ato seja prazeroso e relaxante para ele também.

Enxague o shampoo e aplique condicionador se for preciso, para pelos longos serem penteados.
Após o banho, retire todo o produto com água e passe a secar seu cachorro.

● Secagem
Caso seu cachorro permita, utilize secador de cabelos, com cuidado para não esquentar muito e também para o barulho não incomodar tanto os sensíveis ouvidos do seu cachorro.
Utilize toalhas secas, esfregando-as levemente pelo corpo, principalmente para tirar o excesso de água.

banho em cachorros secagem

É importante também que o cão saia ao ar livre e tome um pouco de vento para que elimine toda a umidade após o banho, evitando possíveis doenças e alergias.

Após o banho, ofereça um petisco e muito carinho ao seu cachorro, para que ele associe o banho a algo bom e prazeroso!

7. Mantenha a tosa em dia

A tosa é importante estar sempre em dia, tanto para a saúde e higiene do cachorro quanto no ato do banho.
Portanto, mantenha sempre o pelo aparado, adequando com a temperatura, comportamento e tipo de local em que o seu cão permanece mais.

banho em cachorros tosa

A saúde da pelagem do cachorro se faz desde a alimentação até o corte e manutenção.

Gostou das nossas dicas e informações?
Elas são muito importantes para uma ótima saúde no seu cãozinho, por isso cuide com carinho!

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCoprofagia: por que meu cachorro come fezes?
Próximo artigoLimpeza de Tártaro em Cachorros
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.