COMPARTILHAR
Adestramento para cachorros significa educação, para promover uma boa convivência em casa e também na rua. Neste texto você saberá a importância desta prática e também algumas dicas para você adestrar o seu cãozinho em casa! É fácil!

Para quê serve o adestramento?

Adestrar um cachorro pode ser muito bom para a saúde e segurança dele, além da socialização e convivência dentro de casa.
Algumas pessoas acreditam que adestrar é transformar o cachorro em um robô e privá-lo de fazer o que quer, mas não é bem assim!

Além de reforçar sua posição de líder da matilha, o adestramento proporciona prazer ao cachorro, estimula seu raciocínio, entretém e é essencial para que ele seja equilibrado e, portanto, mais feliz.

Quer saber como adestrar seu cachorro em casa? Continue lendo este artigo.

adestramento-2

Quando e como começar o adestramento?

Um cão de qualquer idade pode e deve ser adestrado. A diferença é que o cachorro adulto já pode estar acostumado a ter comportamentos indesejados.

Um cão filhote está pronto pra absorver bastante o que você tem a ensinar, assim como as crianças! Filhotes em fase de crescimento possuem mais energia para se exercitar e também explorar e conhecer o mundo, portanto, é a hora perfeita para receber educação.

Como é a comunicação com o cachorro?

A repetição é a chave do adestramento. Palavras curtas e movimentos são a melhor forma de comunicação com o cachorro para que ele entenda o que você está querendo expressar.

É importante lembrar que o adestramento não pode incluir: bater no cão, prendê-lo por muito tempo, deixá-lo sozinho e longe de contato com todas as pessoas da casa, provocar o cão ou gritar e se exaltar com ele. O cachorro precisa ter contato com todos os moradores da casa, para sempre reconhecê-los e respeitá-los.

Para repreender um cachorro com comportamento errado, existem algumas técnicas básicas como falar “não”, esborrifar água na boca dele ou fazer um barulho desagradável.
Mas a melhor técnica é reverter o comportamento dele transformando a obediência em um momento prazeroso.

Está pronto para começar a adestrar e educar o seu cachorro?
Então confira os problemas abaixo e saiba como solucioná-los!

Cachorro que late demais

Procure, sempre que possível, recompensar os comportamentos corretos. Isso inclui não latir.
Crie situações nas quais o cão normalmente latiria, como tocar a campainha da porta ou avistar um estranho na rua e recompense-o com um petisco quando ele não latir.
E se latir, repreenda-o imediatamente, fazendo algo desagradável como falar “não” ou esborrifar água na boca dele.

Como resultado, muitos cães, ao ouvir o toque da campainha, correm na direção do proprietário e pedem petisco em vez de ficarem na porta latindo. Estimular um novo comportamento, em vez de apenas reprimir o comportamento indesejado, controla muito mais facilmente o cão agitado ou excitável demais.

Cachorro que pula nas pessoas

Alguns cachorros querem muita atenção e quando encontram seus donos, outras pessoas ou visitas, gostam de pular, como se quisessem conversar e brincar.

Mas este tipo de comportamento incomoda e pode acabar até machucando, então é importante ensiná-lo a não fazer isso. A melhor solução é ignorá-lo.
Quando ele começar a pular, a pessoa deve virar as costas para ele, não fazer contato visual e andar, ignorando a atitude do cachorro.

Com o tempo ele perceberá que este tipo de comportamento não é legal e vai parar de pular.
E os donos, por sua vez, devem elogiá-lo e recompensá-lo com petiscos sempre que ele não pular em situações em que anteriormente, pulava.

Cachorro que puxa demais a guia na hora do passeio

Cachorros fazem isso principalmente por 2 motivos: quando estão muito ansiosos para passear ou quando julgam-se dominantes em relação a você.

Se seu cachorro simplesmente está muito ansioso devido ao passeio, geralmente ele costuma se acalmar após os primeiros 10 minutos.
Mas, se ele for do tipo que demora mais para se cansar, tente jogar uma bolinha ou brincar bastante com ele por alguns minutos antes de saírem, assim ele gasta um pouco de toda sua energia.

adestramento-3

Cães são animais de matilha, e toda matilha tem uma organização. O alfa, isto é, o “chefão da turma”, é o que anda na frente.
Esse comportamento é que deve ser mudado, ou ele deduzirá que manda em você.
Sempre que saírem para passear, mantenha-o ao seu lado esquerdo e lembre-se que o dono deve sempre estar com uma perna à frente do cão, para exercer sua dominância. No instante em que ele começar a puxar, ou simplesmente tomar a dianteira, pare imediatamente e fique parado até que ele volte ao seu lado, só aí então retomando a caminhada.

Conforme ele for aprendendo o jeito certo de passear, o elogie e dê recompensas, para que entenda que está fazendo certo.

Cachorro que faz xixi pela casa

Este é um problema bastante comum e nós dedicamos um artigo inteiro para ele, clique aqui para ler.

Cachorro que pega comida da mesa

Se seu cachorro tem o costume de pegar comida de cima da mesa, não adianta apenas dar uma bronca, pois tudo o que ele vai assimilar é sobre como aquela comida estava gostosa.

Para impedir que isso se repita, o ideal é associar aquele ato com algo ruim. Por exemplo, arme uma emboscada: coloque várias panelas mal equilibradas no canto da mesa, quando o cachorro subir para pegar algo para comer, as panelas cairão no chão, fazendo um enorme barulho e o assustando. Isto pode ser suficiente para que ele não queira mais se aproximar do topo da mesa.

Outra forma de educá-lo, é esborrifando água na boca dele sempre que ele tentar subir na mesa, sendo esta a forma mais segura (do que usar panelas) e também mais fácil de controlar, pois uma pessoa deve estar ali atenta e o educando.

Cachorro que sobe no sofá

Algumas pessoas não se importam de dividir o sofá ou a cama com seu pet, outras acham um hábito ruim. Independentemente do seu posicionamento, o correto é o cachorro subir no sofá apenas quando for convidado por alguém.

adestramento-4

Para tanto, sempre que ele estiver subindo no sofá, diga um firme ”não” e tire-o de lá. Sempre que ele tentar, repita a operação, impedindo-o de subir.
Em seguida, dê dois tapinhas no sofá e, quando ele subir, dê-lhe um petisco e elogie-o.
Assim, o cachorro entenderá que só pode subir quando for convidado.

Adestramento avançado

Se você gostou de iniciar o adestramento com seu cachorro e quer ir adiante, sugerimos que adquira um Click-R.
A principal diferença entre o adestramento com clicker e outros treinamentos baseados em recompensas, é que o animal tem como saber exatamente qual comportamento fez com que ele ganhasse a recompensa. Essa informação é evidenciada com um som único e distinto, um “click”, que ocorre ao mesmo tempo que o comportamento desejado… seguido da recompensa.
Sem o “click”, você pode demorar para recompensar e o animal pode não fazer a conexão entre a recompensa e aquela ação, ou pior, pode associar a recompensa à uma outra ação, ocorrida logo em seguida à que você gostaria.
Com o clicker o adestrador conseque “marcar” precisamente o comportamento, fazendo com que o animal saiba exatamente o que ele estava fazendo. É por isso que os adestradores chamam o “click” de “marcador de eventos”. O “click” também faz a conexão entre o comportamento e a recompensa.

Você tem algum problema de comportamento com o seu cachorro?

Mande para nós que tentaremos te ajudar! Basta escrever nos comentários abaixo.
Existem diversos problemas de comportamento que podem ser solucionados para um melhor convívio com o seu cãozinho, basta ter paciência e atenção para educá-lo.

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas