Início Comportamento Bola de pelo em gatos: Como lidar?

Bola de pelo em gatos: Como lidar?

COMPARTILHAR

Se você tem um gato, já deve ter ouvido falar de bolas de pelos ou até mesmo presenciado a cena do seu gato vomitando uma bola de pelos. Mas isso é meio que comum entre os gatos. Não entendeu? Calma aí que nós vamos explicar!

Os gatos normalmente se lambem para tomar seu banho e ficarem limpinhos, é o jeito deles de manterem a higiene. E, esses pelos ficam grudados na língua e são engolidos, sendo levado ao estomago, que é onde formam as famosas bolas de pelos e essa pelagem precisa ser expelida de alguma maneira, e, a maneira mais fácil que o organismo vê de coloca-las para fora é fazer os gatos vomitarem a bola de pelos.

A bola de pelos é o resultado da mistura de pelo, saliva, suco gástrico e alguns restos de comida, e eles precisam eliminá-las de alguma maneira, seja vomitando, seja nas fezes. Porém, também podem haver vezes em que os gatos podem vir a não eliminar os pelos, o que pode se tornar um problema, caso ele apareça com os seguintes sintomas, como prisão de ventre, diarreia, falta de apetite, ânsia frequente, vômitos mais de uma vez ao dia, Refluxos, sinais de cansaço e apatia.

Caso você perceba algum desses sintomas, é necessário que sejam feitas algumas alterações na alimentação do felino, como uma ração para bolas de pelo de gato, as Hairball, ou até mesmo os petiscos.

Outra opção para reduzir a ingestão de pelos do gato é utilizar escovas como a Furminator, que retira os pelos mortos e ainda hidrata e dá brilho, principalmente na época de queda dos pelos dos gatos, que aumenta a quantidade de pelos ingerida.

Fazer o tratamento contra pulgas, já que elas fazem os felinos se coçarem e acabam lambendo seus pelos, então fazendo o tratamento antipulgas você também está evitando que o seu felino lamba os pelos e que eles entrem em seu organismo.

Portanto, bola de pelos é muito comum nos gatos, mas se evitar com esses passos acima, como as Rações, petiscos, escovas e antipulgas, fica ainda melhor e evita que o pelo pare no organismo do gato e não seja expelido, deixando ele mais saudável.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorInstagram de cachorros que bombaram em janeiro
Próximo artigoPrincipais dúvidas sobre Vermífugos
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.