COMPARTILHAR

Porte: grande (de 53 a 63 cm)
Peso: de 25 a 30 kg
Necessidade de exercício diário: média
Temperamento: animado, agradável, desconfiado, apegado
Adestrabilidade: média/alta
Expectativa de vida: 10 anos
Principais Rações para Boxer: Royal Canin, PremierHill’s, N&DBiofreshGuabi Natural e Pro Plan.

O Boxer é uma raça valente, amorosa e ótima também para proteger a família.

Personalidade

O Boxer é brincalhão, curioso, expressivo e extrovertido, muito amoroso com os membros da família e outros animais da casa. Ele é um companheiro perfeito que responde a comandos, é obediente e protetor.

boxer-2

Pelagem e cores

As cores da pelagem hoje reconhecidas pelos padrões oficiais da raça são dourada e tigrada, no entanto, o contingente de cães de pelagem branca vem crescendo muito e alguns cães de pelagem negra já começaram a serem criados o que deve, certamente, mudar a concepção atual das cores permitidas em um médio espaço de tempo.

A cor castanha varia do mais claro ao escuro profundo. A variedade tigrada deve ter faixas pretas num fundo dourado e marcações brancas não devem ultrapassar 1/3 da cor da base e não são desejáveis no dorso.

boxer pelagem

Cuidados especiais

Os cães da raça Boxer precisam de atividade mental e física diariamente. Eles gostam de correr mas também se satisfazem com passeios longos de caminhada na coleira. O Boxer não se sente confortável em altas temperaturas e também não é cachorro para ficar fora de casa, pois vive melhor se puder dividir seu tempo entre a casa e o quintal.

Sua pelagem é fácil de manter, basta escová-la de vez em quando para remover os pelos mortos.

Cães da raça Boxer podem ter alguns problemas de saúde como displasia de quadril e cardiomiopatia (músculo cardíaco).

E você sabe como o Boxer surgiu no mundo?

História

A raça Boxer foi originada de duas raças da Europa central que não existem mais: o grande Danzinger Bullenbeisser e o pequeno Brabenter Bullenbeisser.

boxer-historia

Bullenbeisser significa “mordedor de touros”, e essa raça era utilizada para prender grandes animais (javalis selvagens, veados e pequenos ursos) até que o caçador chegasse para matá-los. Tal ação exigia um cachorro grande, com mandíbulas fortes e narinas recuadas para que pudesse respirar enquanto “abocanhava” o animal. Na Inglaterra, o Bulldog era raça preferida para esse esporte, enquanto na Alemanha eram usados os cães do tipo Mastiff grandes.

Por volta de 1830, alguns caçadores alemães começaram a criar uma nova raça, cruzando seus bullenbaisers com cães do tipo mastiff por causa do tamanho, com terriers por conta de sua resistência e, depois, com bulldogs. O resultado foi um cão ágil com corpo resistente e muita força.

Em 1895, então, uma raça inteiramente nova surge!
Apesar da origem do nome ser obscura, é possível que venha do alemão “boxl”. O Boxer foi uma das primeiras raças usadas como cães policiais e militares na Alemanha.

Foi em 1900 que a raça se tornou de uso geral, reconhecido animal de estimação e até mesmo cão de exposição.

Você tem um Boxer?

Conte-nos sobre seu amiguinho de 4 patas nos comentários abaixo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDoença Urinária em Gatos
Próximo artigoAs 5 melhores raças de gatos para apartamento
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.