COMPARTILHAR

Quando pensamos em nossos cães, deitados em suas camas confortáveis enquanto nos fazem companhia em um momento de descanso não paramos para pensar que esse nosso amigo é um animal feito para trabalhar. Para o cão ganhar uma “amostra grátis” de carinho ou petisco não é sinônimo de “ganhei sem trabalhar”, mas sempre sinônimo de “eu acho que fiz algo para ganhar isso”.

Cães são animais trabalhadores, dedicados a sua função de tal modo que ganharia prêmios consecutivos de O Melhor Funcionário da Semana, Mês, Ano, Século… eles são bons em desempenhar a função para qual nasceram para fazer e eles, ao contrário de nós, sabem disso assim que nascem. Como se já viessem ao mundo com registro em carteira. O problema está no fato de identificarmos sua melhor função.

Desde a domesticação esses peludos notórios ganham destaque nas atividades que precisamos desenvolver para sobrevivência, desde a proteção, caça, busca e resgate. Os cães nasceram para serem nossos melhores amigos e também nosso braço direito e esquerdo. Precisando de uma forcinha? Chame seu cão.

E já que gostamos tanto dessa parceria as funções caninas só foram crescendo e podemos ver atualmente um cão desempenhando praticamente qualquer coisa, seja buscando seu jornal pela manhã, seja arrumando sua cama. Se ele tem disposição para função e você tem conhecimento para treina-lo tudo é possível e até mesmo o céu pode deixar de ser limite.

Mas no meio de tantas atividades sensacionais e emocionantes deixamos de nos atentar para a primeira e principal função dos cães, aquela que eles fazem até mesmo de olhos fechados e que nos faz afirmar “cachorro é tudo de bom”. Lembram-se da cena que descrevi? Já pararam para pensar que seu cão, deitado ao seu lado faz a você mais que uma simples companhia? Não?! Então adentre esse texto e conheça o significado da frase: cão é terapia.

Natasha Laganaro da Peludos Treinamento Canino e Kenai cão terapeuta do Abrigo Aatan Sorocaba
Natasha Laganaro da Peludos Treinamento Canino e Kenai cão terapeuta do Abrigo Aatan Sorocaba

Terapias Assistidas por Animais – TAA

Desde 1792, na Inglaterra, os cães eram utilizados como auxílio no tratamento de doentes mentais em asilos psiquiátricos e com isso o interesse em se pesquisar os benefícios que o contato com nossos melhores amigos proporcionam cresceu. Apesar de todo esse interesse, as atividades auxiliadas por animais ainda não é comum e muitas instituições tem receio na aceitação dos resultados positivos desse contato.

Bom, céticos ou não, a pesquisa comprova que o simples toque em um cão, ou mesmo outro animal, faz com que uma mágica de benefícios sejam liberados de uma cartola. Fisiologicamente falando e usando a linguagem que médicos gostariam de ouvir assim que um cão para a porta de um hospital ocorre a liberação de hormônios de prazer e bem estar, conhecidos como o coquetel de nomes complicados: dopamina, serotonina, acetilcolina, endorfina e ocitocina). Esses hormônios, além de trazerem sensação de prazer e relaxamento são capazes de aumentar as funções cerebrais e estimular movimentos motores. Assim, pacientes com deficiências psicológicas, mentais e físicas tem uma melhora em seu quadro clínico.

Podemos então entender nossos cães como catalizadores de boas emoções, de alívio para o estresse do dia a dia e como estimulantes de atividades físicas e mentais. Mas isso, falemos francamente, todo bom tutor conhece e está cansado de saber, não é mesmo? Os benefícios de um contato com nossos cães são inestimáveis e quem de nós não se arriscaria dizer que se tornou uma pessoa melhor a partir do momento que ganhou um amigo peludo?

A ciência comprova também os benefícios dessa interação com pessoas que possuem barreiras emocionais e de linguagem. Afinal, fica sempre tudo mais fácil quando o ser parado a sua frente é um cão. Assim, levar esses seres de quatro patas para alas hospitalares tem um ganho imenso na melhoria de qualidade de vida dos pacientes ali assistidos, sejam crianças, adultos e idosos.

Kenai, cão terapeuta do Abrigo Aatan Sorocaba
Kenai, cão terapeuta do Abrigo Aatan Sorocaba

Esse trabalho de introduzir nosso melhor amigo no tratamento de uma pessoa em tratamento é o que conhecemos como TAA, sendo um trabalho sério com direito a férias anuais e salários recheados de petiscos. Porque sim, um cão terapeuta é importante e faz parte do tratamento dos doentes que ele vai assistir assim como os medicamentos químicos em si!

Atividades Assistidas por Animais – AAA

Diferentemente de uma visita a alas hospitalares, o trabalho de um cão se completa com visitas a abrigos de crianças e idosos. Indo além da cura física e buscando a melhoria emocional e fazer aquilo que cães mais gostam de fazer, em uma AAA os cães são aquele companheiro que vai trazer minutos de uma interação única. A interação na qual aquele assistido, que passa por situações difíceis, vai ter a sua frente o ser mais interessado do mundo em ter um sorriso seu. E não é isso que todo cão quer? Fazer-nos sorrir?

As AAA’s não possuem compromisso de tratamento hospitalar, mas nem por isso deixam de ter mérito fundamental na vida das pessoas que recebem esse benefício peludo e cheio de amor. A alegria estampada em forma de sorrisos de crianças e idosos assim que um cão aparece em sua frente é a prova de que o trabalho desse tão querido amigo é muito maior do que pudemos imaginar até agora.

Todo cão pode ser terapeuta?

Conhecendo o cão que temos em casa, aquele mesmo que abana incansavelmente o rabo assim que chegamos de um dia exaustivo e sabendo um pouco mais sobre esse novo trabalho deve passar pela cabeça de todos nós: todos os cães podem ser terapeutas. E é claro que podem!

Mas vamos com calma, não é porque todos nós somos capazes de desenhar um círculo que vamos todos nos declarar artistas profissionais. Todo cão e todo animal é um terapeuta, mas nem todos eles podem ser considerados Van Gogh’s no assunto em questão. Não tenha dúvidas de que seu melhor amigo pode ser seu mais valioso remédio anti estresse, catalizando boas emoções, mas repense querer fazer dele uma farmácia popular.

Querer expor nosso melhor amigo há uma atividade na qual ele não se sente a vontade em realizar, seja terapeutas seja um esportista de agility, só trará malefícios para você e para ele. Um animal estressado não pode relaxar um paciente, assim como não pode relaxar seu tutor em casa. Para que você, em primeiro lugar, obtenha os benefícios que toda essa relação pode proporcionar é preciso garantir ser um bom tutor para seu cão. Como já discutimos anteriormente no artigo Você é o melhor amigo de seu cão?, vale dar uma lida e entender que cuidando bem dele ele vai cuidar tão bem de você que terá uma vida muito mais feliz e saudável.

12395350_10204488180838740_90116172_n
Pedrão, cão terapeuta de 3 patas do Abrigo Aatan Sorocaba

Mas então quais são as qualidades necessárias para um cão terapeuta? Acima de tudo, um cão terapeuta precisa gostar de interagir com pessoas. Cães naturalmente são animais sociáveis, que gostam de interagir, mas muitos têm problemas com estranhos. Pudera, nós não saímos abraçando todo mundo na rua, porque nosso cão deveria faze-lo? Um bom aspirante a cão terapeuta deve gostar de ser o cara mais simpático da praça. Além disso, ele deve ser confiante, de nada adianta gostar de pessoas e ter receio que elas se aproximem. Somando a isso, um bom terapeuta não pode ter problemas com o colega de trabalho, ou seja, precisa ser sociável a outros animais principalmente outros cães. Fechando o combo de características essenciais, ele precisa ser interessado em treinos, para que tenha controle durante o trabalho.

Seu cão tem essas características e você também? Há instituições que trabalham com esses animais. Se quer ser um voluntário procure aquele que tiver mais a sua cara e faça um bem maior junto de seu melhor amigo.

Projetos Doutores da AATAN

A AATAN Sorocaba em parceria conosco da Peludos Treinamento Canino, iniciamos esse ano uma grande escolha de dois cães terapeutas no meio dos mais de 300 cães que são mantidos no Abrigo da Tia Dirma. E tudo partiu de um sonho dessa mulher que além de mãe de tantos animais quanto ela puder ajudar, ainda tem o desejo de fazer bem ao mundo fora de seu abrigo.

Acontece que a Tia Dirma contou para nós, durante uma de nossas visitas mensais, que gostaria que um de seus cães fizesse “o bem duas vezes”, já que cães sempre fazem o bem a uma pessoa. Quem dirá então um deles fazendo a vida de muitas pessoas ainda mais colorida? E vejam, são cães de abrigo, com um passado nada feliz, dando as costas a toda dor e trazendo alegria onde ainda existem lágrimas. Topar esse projeto era mais que um dever nosso e hoje temos dois cães em processo de seleção por uma ONG com sede em São Paulo, que trabalha há mais de dez anos com cães terapeutas e que vai nos direcionar avaliando nossos cães.

12380382_10204488180798739_1437183722_n
Pedrão, cão terapeuta de 3 patas do Abrigo Aatan Sorocaba

Querem ajudar esse projeto, pioneiro na cidade de Sorocaba, a crescer e trazer para essa região os benefícios que toda relação com animais pode proporcionar? Precisamos muito de sua colaboração, todo trabalho feito é voluntário e com muito amor. Se também tiver algo em você para ser doado entre em contato e conheça nossos cães, receba um abraço deles e um coquetel de hormônios da alegria!