SHARE

Você já viu calo em cachorros? Geralmente aparece em porte grande, como Labradores, mas também podem ocorrer em cães menores, de todas as raças. O calo, geralmente no cotovelo, ou Escaras de Decúbito é uma lesão causada pelo contato da pele com a superfície dura. Também conhecido como Calo de Apoio, pode afetar principalmente cotovelos, joelhos e patas dos cães.

A região do calo fica mais espessa, sem pêlos e a pele mais grossa. Alguns donos de cães não se importam com esta aparência e outros não sabem se este é um processo normal ou patológico, se precisa de tratamento e como evitar… Por isso, falaremos sobre estes calos no cotovelo de cachorros detalhadamente.

Como o calo em cachorros se forma?

Cotovelos e joelhos são regiões menos desprovidas de gordura e quando o cão se apoia mais nesta região, por exemplo, ao deitar e sentar, a pele amortece o atrito entre o chão e o osso. Sendo assim, a pele tende a ficar mais espessa para compensar este impacto, gerando o aspecto de calo (ou hiperqueratose) no cotovelo ou joelho (ou também nas patas).

calos-cachorros-escaras

Mas o calo em cachorros é um problema de saúde?

Sim, mas não é tão grave, desde que seja cuidado, monitorado e tratado. O que não pode é evoluir para feridas maiores.

Por ser uma região com pouca ou nenhuma sensibilidade, o cão não sente dores ou maiores desconfortos, mesmo que haja algum machucado.
Portanto é importante a inspeção rotineira para evitar que ocorra a evolução para uma escara de decúbito, que é caracterizada por um machucado séptico (com bactérias).
Caso evolua para feridas maiores, pode causar febre e até infecção espalhada para a corrente sanguínea, portanto, é importante cuidar junto ao veterinário!

Como tratar o calo em cachorros?

A melhor forma de curar os calos do cão é aplicando hidratante para melhorar e dar flexibilidade à esta área da pele. Converse com o médico veterinário e ele orientará o melhor produto para você. Nós recomendamos este hidratante.

Uma outra medida que você pode tomar é melhorar a superfície na qual o seu animal costuma deitar-se, tornando em um local mais confortável e macio, por exemplo, um colchão na área onde ele dorme ou na área onde passa a maior parte do tempo deitado. Lembre-se que quanto menos atrito tenha com superfícies duras, mais rápido o seu amigão se recuperará.

Nós recomendamos que ofereça uma cama bem almofadada e confortável para seu cachorro descansar e dormir. Clique aqui e confira nossas indicações.

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
SHARE
Artigo AnteriorAlimentação Natural para Pets
Próximo ArtigoNutrição de Filhotes
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.