Início Curiosidades Como é a visão do gato

Como é a visão do gato

COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×

Os olhos dos gatos são um espetáculo à parte nesses seres incríveis e bastante curiosos. Impossível não se deixar admirar pela intensidade e beleza que eles carregam em seu olhar.

Existem alguns mitos na questão de como é a visão de um gato. Será que eles somente enxergam em preto e branco, como muitos dizem por aí?

No texto de hoje iremos esclarecer como os gatos veem o mundo.

As cores

Eles enxergam apenas uma parte das cores existentes

Há um mito de que os gatos enxergam apenas em preto e branco. Porém os felinos conseguem perceber uma paleta maior de cores.

Isso se explica pela estrutura da retina dos peludos, que é uma camada que fica no fundo dos olhos e que contém células fotorreceptoras. São elas as responsáveis por converter raios de luz em sinais elétricos, que são processados por nervos óticos e enviados ao cérebro para transformá-los em imagens.

Os dois tipos de fotorreceptores são os cones e os bastonetes. Os cones são responsáveis pela visão diurna e percepção das cores e os bastonetes pela visão noturna e periférica.

Como os gatos possuem mais bastonetes do que cones, eles possuem o benefício de enxergar melhor à noite. Porém, pela falta de cones, a percepção das cores fica limitada. Eles conseguem ver sombras de azul e verde, porém os tons de vermelho e rosa se misturam e podem se parecer com o verde. Enquanto que o roxo fica mais azul.

Entre nós, humanos, a concentração maior de cones faz com que a percepção das cores seja maior e consigamos enxergar melhor durante o dia. Porém nossa visão noturna não chega nem perto da dos gatos. Eles enxergam de seis a oito vezes melhor do que nós na escuridão.

Visão periférica

A visão periférica dos gatos é melhor do que a dos humanos

Pela maior concentração de bastonetes, os gatos possuem também uma ótima visão periférica. O campo de visão dos felinos chega a 200 graus. Já nós humanos temos apenas 180 graus.

Os bastonetes extras também lhes conferem uma melhor percepção dos movimentos ao seu redor. Por isso os gatos são conhecidos por serem ótimos caçadores.

Mas a visão dos gatos é limitada na questão de enxergar objetos à distância. A sua acuidade visual, que seria a nitidez e clareza da visão, é entre 20/100 e 20/200. Ou seja, eles precisam estar a 20 metros de algo para poder ver o que um humano consegue enxergar a 100 ou 200 metros. A nossa acuidade visual é de 20/20.

Mas essa visão míope confere um benefício aos gatos. Eles enxergam extremamente bem algo que está perto, o que ajuda na hora da caça.

Para ajudar a entender melhor como funciona a visão dos gatos, o artista norte-americano Nickolay Lamm fez uma série de montagens mostrando as diferenças entre o olhar dos felinos e dos humanos.

Olhos que brilham

Uma das características mais conhecidas dos gatos são os olhos que brilham no escuro

A estrutura dos olhos dos gatos – que é linda, por sinal – é refletora e apresenta vários bastonetes, o que ajuda na absorção de luz pela retina no escuro. Então, quando um feixe de luz atinge o olho do gato, ele brilha, com um tom esverdeado.

Essa característica inspirou uma criação humana de sinalização nas estradas. São aqueles objetos que ficam nas faixas das rodovias e refletem uma luz quando atingidas pelo farol dos veículos. Inclusive o nome desses componentes é justamente “olho de gato”.

Para manter a beleza e saúde dos olhos dos nossos queridos gatinhos, é sempre bom utilizar produtos de qualidade que auxiliem a melhorar a visão deles e consultar um médico veterinário.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de raças: Basset Hound
Próximo artigoAlimentos que seu cão pode ou não comer
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.