Início Colunista Como manter a saúde da pele e pelagem do seu pet

Como manter a saúde da pele e pelagem do seu pet

COMPARTILHAR

A epiderme, camada externa da pele, tem como principal função proteger o organismo do meio externo. Quando ressecada, áspera e sem elasticidade favorece a penetração de alérgenos irritantes e microorganismos, motivo pelo qual é tão importante manter sua hidratação, que ocorre por via interna, através da captação de nutrientes e líquidos pelo trato gastrointestinal, órgãos e vasos sanguíneos; e externa, através de produtos farmacêuticos dermocosméticos aplicados diretamente na pele.

Quando o animal é alimentado com uma ração de boa qualidade classificada como premium ou superpremium, a suplementação passa a ser dispensável, pois o alimento é balanceado e contém a quantidade de vitaminas e minerais suficientes para uma boa manutenção do organismo, inclusive da pele.

Quando não podemos, por quaisquer motivos, oferecer uma ração de alto valor  nutritivo aos nossos amigos caninos e felinos, muitas vezes faz-se necessária a suplementação com produtos específicos de uso oral como os ácidos graxos (ômegas 3, 6 e 9) e vitaminas (A e E) e/ou produtos tópicos como shampoos e hidratantes.

O uso tópico de produtos de alta qualidade como shampoos e condicionadores próprios para cães e gatos, também contribuem para a saúde da pele e beleza da pelagem. Hoje o mercado dispõe de linhas hipoalergênicas e produtos específicos que além de higienizar são tratamentos estéticos, para uma pelagem brilhante, bonita e hidratada, sem agredir a pele. Uma boa secagem depois do banho também é importantíssima para não ocorrer proliferação de fungos e causar problemas dermatológicos. Jamais utilize em seu animal shampoo humano ou sabão de uso doméstico, eles podem ser prejudiciais ao seu animal.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVermífugo para Cachorros e Gatos
Próximo artigo7 Dicas para Cuidar de Gatos
Natália Espinosa
Formada em Gestão Empresarial. Realizou diversos cursos de especialização em tosas de várias raças, técnicas de tintura, mechas e penteados. Já participou de dezenas de workshops de Estética Animal. Atualmente é diretora e instrutora da Uau Escola de Estética Animal