Home Saúde Alimentação Os conservantes BHA e BHT são prejudiciais?

Os conservantes BHA e BHT são prejudiciais?

SHARE

Você já deve ter lido nas embalagens das rações de cachorros e gatos que contém os famosos conservantes BHA e BHT, mas você sabe para que eles servem? Estão em toda parte e nós vamos te explicar certinho como funcionam esses conservantes artificiais nas rações e se eles são ou não prejudiciais para o seu animal.

Maquiagem, cosméticos, medicamentos, alimentos e rações, esses são alguns dos produtos em que são utilizados o BHT e o BHA, que servem para manter um tempo maior de conservação do produto, mas sempre há uma dúvida sobre eles serem ou não bons para o nosso organismo e o de nossos animais.

BHA e BHT ajudam na conservação do alimento

Para que os nutrientes dos alimentos industrializados sejam ingeridos, digeridos, absorvidos e transportados às células do organismo, são incluídos aditivos, em sua maioria, não nutritivos, para balancear os nutrientes do alimento, como é o caso dos antioxidantes.

BHA e BHT são conservantes comuns nos alimentos para animais e humanos. Esses antioxidantes protegem as gorduras e os óleos dos alimentos de ficar rançoso ou desenvolver um sabor diferente.

E, atualmente, vários compostos que são utilizados como antioxidantes alimentício. Os principais antioxidantes sintéticos são compostos fenólicos, como BHA e BHT, que são denominados de antioxidantes primários, atuando na etapa da iniciação da oxidação lipídica.

E qual a parte ruim?

Utilizar ou não alimentos que fazem o uso desses antioxidantes sintéticos é muito discutido. Algumas pesquisas apontam que os conservantes BHT e BHA podem causar danos à saúde, podendo ser cancerígeno, se usados

No Brasil o uso desses compostos é controlado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, regulando as concentrações máximas que podem ser adicionadas aos alimentos industrializados. Efetivamente, quando utilizados em concentrações permitidas e conhecidas como seguras para os animais, os antioxidantes preservam as características dos alimentos e não causam nenhum efeito nocivo à saúde animal.

BHA e BHT são regulados pela Food and Drug Administration (FDA). O FDA determinou que esses antioxidantes são seguros e eficazes quando utilizados nas quantidades recomendadas de menos de 200 ppm de teor de gordura ou óleo. Funcionários federais monitoram cuidadosamente a extensão do consumo de aditivos e os resultados de qualquer pesquisa nova para assegurar sua continuação no uso de níveis seguros. Muitos alimentos para animais secos, bem como alimentos humanos, contêm BHA e BHT.

Como qualquer tipo de produtos industrializados, conservantes desse tipo, acaba não sendo tão bom assim. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), o BHA pode ser considerado um conservante cancerígeno, já que ele induz as modificações no DNA, iniciando a mutagênese e gerando DNA cancerígenos. O BHT também apresenta o mesmo comportamento, mas por não ter tantas evidências sobre ele, não pode ser considerado cancerígeno, se usado por um longo período.

Além disso, estes conservantes também podem provocar reações alérgicas, sem explicações e ainda provocar problemas renais, aumentar os níveis de colesterol e prejudicar a absorção das vitaminas A e D.

Os produtos que contém BHA e BHT estão escritos na embalagem, mas, fique atento, os conservantes BHT e BHA também podem estar com os seguintes nomes: butylated hydroxyanisole, butylated hydroxytoluene, antioxyne b, antrancine 12, eec n°e320, embanox; nipantiox 1-f, protex, sustane 1-f, tenox BHA, DBPC, advastab 401, agidol, agidol 1, alkofen BP, antioxidant 29, antioxidant 30, antioxidant 4, antioxidant 4K, antioxidant KB e antrancine 8.

Usar ou não usar, eis a questão

Respondendo à pergunta do título deste texto, depois de todas as informações, os conservantes BHA e BHT tem sim um risco cancerígeno, mas só se usado por um longo período da vida, mas como os animais vivem em um período menor que o dos humanos, os estudos já foram confirmados que as chances deles contraírem a doença, é mínimo. E, se usado na medida correta, nas rações a chance diminui ainda mais.

Então, podemos dizer que é uma questão de escolha dos papais e mamães dos peludos, escolherem o que acham melhor para eles. Mas você também pode optar pelos produtos com conservantes naturais como extrato de chá verde, alecrim, orégano e tocoferóis, entre outros.

E, caso queira saber um produto mais natural, para não ter tantos problemas na questão da saúde, você pode dar uma olhada no post sobre Ração Sem Transgênicos e Alimentação Natural para Cães.

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
SHARE
Artigo AnteriorConheça a Pet Terapia
Próximo ArtigoQual é melhor: Peitoral ou coleira?
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.