Home Comportamento Aprenda a entender o seu gato

Aprenda a entender o seu gato

SHARE

Os gatos possuem um comportamento diferente dos cachorros e muitas vezes não sabemos interpretar o que eles dizem. Nós conseguimos decifrar algumas coisas e vamos falar para você ao longo do texto.

Felinos são muito independentes e difíceis de gostar de alguém, mas quando gostam, demonstram esse sentimento de maneiras diferentes, em sua grande maioria com o rabo, como quando ele levanta o rabinho para você, se ele fizer isso, você já virou o melhor amigo dele.

Quando ele está com medo ou emocionado com alguma coisa, acaba levantando o rabo e tendo contrações musculares. Mas se ele bate o rabo no chão ou sacode, ele pode estar com dores em algum lugar ou estressado e o ideal seria levá-lo em algum médico veterinário, para ter certeza de que está tudo certo.

Se ele está com o rabo eriçado, fazendo com que o rabo faça com que ele seja maior do que parece, pode ser duas coisas, ou ele está muito animado com alguma coisa, ou está se sentindo ameaçado por alguma situação.

Caso o rabo comece a vibrar, quer dizer que ele está feliz por ver você e esperando por alguma coisa que o deixe animado, como um brinquedo novo, por exemplo.

Ao se autodefender, o gato estica o rabo e abaixa a cabeça, fazendo um N, que talvez seja porque está se sentindo ameaçado por alguma pessoa ou situação.

Quando está perto de pessoas das quais não conhece, o felino deixa o rabo inclinado em um ângulo de 45º, e este pode ser um sinal de medo ou agressão também. Mas ainda quando está com medo ou se sentindo culpado, ele pode abaixar o rabo em direção ao chão. E quando está com raiva, fica balançando o rabo de um lado para o outro bruscamente.

Além do rabo, o gato também se comunica bastante pelo olhar, como quando está com as pupilas dilatadas, significa sensações fortes, como alegria, agitação, medo ou agressão. Ou quando ele olha nos seus olhos, significa que ele confia em você.

Já quando se sente seguro ou confortável, ele pisca os olhos lentamente, como se não tivesse pressa para nada e está bem tranquilo com a situação.

Gatos não costumam muito interagir com os humanos, mas quando o fazem, quer dizer que você significa muito para ele.

Eles são bem possessivos, então, se ele chegar a se esfregar em você, ele está marcando o território e você é dele. Se ele cutucar o nariz em você, quer dizer que ele se sente bem seguro quando você está por perto, então acaba demonstrando esse tipo de carinho.

Quando você chega em casa após um dia cansativo e o gatinho vem esfregar a cabeça ou a lateral do corpo na sua perna, ele está te dando boas vindas e te dando um oi. Já quando ele está passando a cabeça em suas pernas, quer dizer que ele te ama e é muito grato pela sua amizade, a mesma coisa quando ele te lambe: ele te considera parte da família.

Quando querem brincar ou estão muito felizes, os gatinhos ficam alternando as patinhas da frente. Empurrar as orelhas contra a cabeça, também é um sinal de que ele está querendo brincar.

E quando ele morde seu cabelo, ele está tentando te limpar, do mesmo jeito que fazem quando se limpam sozinhos, demonstrando que ele gosta de você.

Como dito no começo do texto, os gatos são animais independentes, gostam de ficar sozinhos. E, um desses sinais, é quando ele começa a morder você levemente. Mas quando começa a colocar a língua para fora, quer dizer que está preocupado ou ansioso, e você precisa acalmá-lo com alguns carinhos.

Os miados também querem dizer muita coisa sobre os felinos, afinal, é a comunicação deles, assim como é a nossa fala. Os miados curtos querem dizer que ele está te dando boas vindas e que gostou de te ver. Já os médios, significam que ele está pedindo água ou comida. O miado baixo pode significar que ele está reclamando ou pestes a brigar. Um miado muito alto significa uma exigência urgente, como estar com muita fome. Já o ronronar, normalmente quer dizer que ele está feliz.

Como você pode ver, os gatinhos têm vários comportamentos e é difícil de entendê-los, mas com esse post já deu para dar uma clareada nas ideias para aprender a entender o seu felino. Conta pra gente nos comentários se você já percebeu algum desses comportamentos no seu peludo!

 

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
SHARE
Artigo AnteriorQual é melhor: Peitoral ou coleira?
Próximo ArtigoCães e gatos contraem Febre Amarela?
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.