SHARE

Se você tem um felino em casa, já deve ter se perguntado algumas coisas sobre as unhas dos gatos. Também conhecidas como garras, são uma parte do corpinho deles muito importante que merecem atenção!

As garras são importantes

Algumas pessoas podem precisar de paciência para lidar com gatinhos por causa das unhas, pois eles gostam muito de utilizá-las, arranhando tudo que vêem pela frente.
Com um pouco de treino e educação, este problema tem solução! As garras são importantes, bem como o ato de arranhar dos felinos.

unhas dos gatos

As unhas dos gatos ajudam com o equilíbrio e mobilidade do animal, pois fazem parte da anatomia das patinhas deles. O ato de arranhar é uma forma de demarcar território, que é um comportamento instintivo, bem como na defesa em situações de perigo.

Os gatos são conhecidos por pular e escalar muros altos, e isso se deve também às garras! As unhas dos gatos são retráteis, ou seja, ficam escondidas e aparecem mais com algum estímulo, quando eles querem mostrá-las.

Eles vão constantemente afiá-las, portanto, sugerimos que ofereça brinquedos próprios para os felinos, como arranhadores.

unhas de gatos

Assim, eles evitarão arranhar cortinas e móveis.
Arranhador é um acessório indispensável para a maioria dos donos de felinos, pois eles se divertem e também aparam as unhas. Você também pode esfregar um pouco da catnip no arranhador para atraí-lo ao lugar certo, também mantendo-o em um local só dentro de casa, para que o gatinho entenda que é ali que ele pode brincar e arranhar.

Com o tempo, o seu gato pode perder o interesse do arranhador, isso é comum! Por acumular-se sujeira e cheiros no objeto, o gato pode procurar outros itens para arranhar, então, quando isso acontecer, é importante providenciar um novo arranhador e ele tornará a ter interesse pela brincadeira novamente.

Outra técnica possível, é aparar ou cortar, como forma de cuidar das unhas dos gatos.

Como cuidar das garras?

Assim como nos humanos, as unhas dos gatos nunca param de crescer e é essencial que sejam cortadas com frequência, por isso, é importante acostumá-lo desde filhote com o processo para que ele entenda de forma amigável o que acontece ao mexer em suas garras.

unhas dos gatos

A camada de queratina que cobre a unha do gato é a única parte a ser cortada e deve ser feito com muito cuidado com um alicate, pois fica bem perto da derme, onde passam as terminações nervosas da garra.
Caso prefira, peça ajuda ou solicite a um veterinário para que faça o corte corretamente.

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online