SHARE
Conheça algumas dicas para ter um gato com pelos saudaveis, pois assim como nos cães, os felinos também precisam de cuidado e atenção para que tenham pelos saudáveis. E essa responsabilidade é exclusiva dos donos do pet. Ter um gatinho é ter uma rotina com necessidades e cuidados diários. É essa manutenção que vai fazer toda a diferença na saúde e comportamento do seu amigo de quatro patas.

Você já deve ter percebido gatos se lambendo bastante… É natural eles lamberem seus pelos para limpá-los e deixar tudo em ordem. Porém não conseguem cuidar de tudo sozinhos, então aqui vão algumas dicas para ajudar seu felino a cuidar dos pelos e ser mais saudável!

Pentear seu gato é importante

Os gatos se lambem não somente para se limpar, mas para colocar os pelos no lugar, o que acaba fazendo com que os pelos soltos acabem na sua língua e estômago, formando as famosas bolas de pelo, que eles eventualmente expelem. Esse processo é natural do gato, mas uma atitude que ajuda muito é escová-lo, assim os pelos soltos são eliminados antes que ele se lamba.

A rotina de escovação depende da raça: os gatos com pelos mais compridos devem ser escovados com maior freqüência, de três a quatro vezes por semana, enquanto os gatos com pelos mais curtos podem ser escovados uma ou duas vezes na semana, dependendo da época do ano.

Conheça algumas marcas de pentes para escovar seu amiguinho! Leve em conta o porte e tamanho dos pelos de seu gato antes de escolher o ideal.

Tenha em vista que o gato pode soltar pelo de acordo com as mudanças do clima, ou seja, quanto menos definido o clima, menos definida é a época em que seu gato começa ou termina de soltar um volume maior de pelos. Além disso, é essencial ter atenção redobrada com seu pet quando as temperaturas estão mais altas ou baixas… Existem cuidados importantes com gatos tanto nos dias de calor, quanto nos dias mais frios.

Banhos são necessários sim!

Sabemos que muito é falado sobre a auto limpeza dos gatos, mas mesmo assim é necessário para a saúde do seu pet que ele tome banho regularmente. Os gatos, por mais que tenham fama de independentes precisam sim, e muito, dos cuidados atenciosos de seus donos, e isso inclui um banho caprichado. A freqüência vai depender do tamanho dos pelos do seu gato e também quão sujo ele esteja, mas uma freqüência recomendada é uma vez por mês ou a cada 45 dias.

gato-pelos-saudaveis-agua

Mas também é bem conhecida a fama que os gatos têm por odiarem água, ou o banho mesmo, por isso tente fazer dessa prática o menos estressante possível. Por exemplo, agilize tudo para este momento, pegue o seu gato apenas quando tudo para o banho estiver pronto e preparado para recebê-lo. Deixar a banheira (ou o lugar do banho) com a água e numa temperatura ambiente é o ideal.

Quer sugestões de shampoos e cosméticos ideais para os felinos? Nós indicamos aqui as marcas preferidas pelos donos de gatos!

Nutrição adequada para o seu bichano

A alimentação do seu pet deve ser balanceada, com ração de qualidade e snacks específicos para gatos. Ah! E nada de leite, ok? Os gatos tem dificuldade em digerir o leite de vaca, o que causa mal estar e problemas gastrointestinais.

Para manter seu gato saudável e com pelos brilhantes é necessário que ele receba a proporção correta de nutrientes, vitaminas e minerais. Optar por rações de marcas reconhecidas pela sua qualidade é mais fácil do que se responsabilizar em preparar alimentos caseiros, já que os gatos tem um sistema digestivo bem diferente dos humanos e não toleram todos os alimentos, mesmo eles sendo frutas, verduras e legumes. Recomendamos a leitura deste artigo especial sobre os hábitos alimentares dos gatos.

Escolha um comedouro e bebedouro ideal para o seu felino, confira aqui nossas indicações dos melhores produtos!

Os pelos de um gato desnutrido e doente

Seu gato pode demonstrar na pelagem e na pele qualquer problema de saúde. Caso ele esteja desnutrido, seus pelos cairão mais que o normal, além de estar sem brilho e vida. Mas esses também podem ser sintomas de uma doença ou parasita.

Para isso é importante que você visite o veterinário para um check-up regularmente, mantendo seu gato vermifugado e vacinado. Caso seu gato saia para passear pela rua, é importante checar se ele está bem toda vez que ele voltar. E se seu gato é criado dentro de casa (é o que nós recomendamos, inclusive) você pode acostumá-lo a passeios com coleira também.

castração cães e gatos

Caso seu gato esteja com algum verme ou parasita, ele ficará sem energia para brincar ou passear e seu pelo estará sem vida, portanto, observe sempre com atenção o comportamento dele! Isso acontece porque esses parasitas sugam todas as vitaminas e nutrientes do seu bichano, então nesse caso é necessário que você visite o veterinário com urgência, para que seu gato não fique muito debilitado.

Esperamos que com essas dicas, você consiga melhorar os cuidados ao seu pet. Deixando assim seu gato sempre saudável, feliz e com pelos brilhantes.

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online