COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×

Porte: Médio
Peso: De 20 a 29 kg
Necessidade de exercício diário: Média
Temperamento: Persistente, Afetuoso, Dócil, Dedicado, Amigável, Gentil
Adestrabilidade: Média/Alta
Expectativa de vida: 10 a 12 anos
Principais Rações para Basset Hound: Adimax, Premier, Hills, Biofresh e Royal Canin.

É difícil não se encantar pelo Basset Hound. Com a sua carinha de cansado e os olhos caídos, já caímos de amores no primeiro contato.

Se trata de uma raça bastante dócil, gentil e afetuosa. Mas não se deixe enganar pelo semblante do cachorro, achando que ele só gosta de dormir.

O Basset Hound é um ótimo cão farejador, por isso não se cansa até achar a origem do cheiro que ele encontrou pelo caminho. O que leva os tutores a terem de tomar cuidado na hora de passear com ele pela rua, sempre mantendo-o na coleira.

Personalidade

O Basset Hound é um ótimo farejador

Por se tratar de um cão calmo e tranquilo, o Basset Hound é super indicado para o convívio com crianças. Ele também adora uma companhia, por causa do seu instinto de conviver em matilhas. Portanto se dá muito bem com outros animais.

Mesmo adorando uma boa soneca, o Basset Hound costuma ser bastante brincalhão e extrovertido. E adora uma boa comida!
Apesar da sua teimosia, o cão dessa raça possui facilidade para o adestramento. O que não funciona com ele são práticas punitivas. Mas se envolver um bom petisco ele irá obedecer na hora!

O preço de um filhote de Basset Hound é a partir dos R$2,8 mil.

Pelagem e cores

Suas cores mais comuns são o caramelo, preto e branco

Os pelos do Basset Hound são curtos, lisos e macios. É fácil manter a higiene do animal, necessitando apenas de escovações semanais. As cores mais comuns são o preto, branco e marrom (tricolor) e nas formas bicolores, como caramelo e branco ou preto e branco.

Cuidados especiais

Suas grandes orelhas exigem cuidados especiais

Apesar de ter baixa estatura, com pernas mais curtas, o Basset Hound aguenta uma boa caminhada. Por ser farejador, ele gosta de sair pelo campo cheirando tudo e ficar andando por bastante tempo.

Caso não tenha um espaço em casa para ele brincar, como um quintal, somente uma caminhada rápida diária já satisfaz a sua necessidade de exercício. É sempre bom mantê-lo ativo, pois ele tem tendência à obesidade.

Por ser um cão que baba muito é preciso manter a higiene do seu rosto, para evitar doenças. Você pode usar um lenço umedecido com soro fisiológico ou alguma loção indicada pelo médico veterinário para fazer a limpeza.

As orelhas também merecem atenção, já que são muito grandes. Às vezes elas podem se arrastar no chão, então é bom verificar se não há a presença de sujeiras ou machucados.

O Basset Hound costuma ser bastante saudável, mas a sua vontade de comer em excesso pode trazer problemas. Portanto fique de olho na saúde do seu estômago, intestino e promova horários definidos para dispor a comida. Assim ajuda a evitar problemas com a obesidade.

História

O Basset Hound adora a companhia de outros animais

O Basset Hound tem origem na França. É de lá que vem o seu nome, já que em francês “basset” significa muito baixo.

Há relatos de que monges franceses cruzaram as raças Bloodhound e Beagle, na Idade Média, para criar um ótimo cão caçador e farejador. Por sua baixa estatura, era fácil para o Basset encontrar pequenos mamíferos, como coelhos e roedores.

No século 19 a raça chegou à Inglaterra e foi aprimorada, chegando mais próxima dos Bassets Hound que temos hoje. O objetivo era sempre tê-lo como companhia nas caças, utilizando do seu ótimo olfato.

A raça também foi exportada para as Américas, no século 20, se tornando bastante popular. O motivo era a sua aparência bastante fofa, que o fez figurar em diversos comerciais e publicidades. Ele apareceu, em 1928, na capa da popular revista Times, dos Estados Unidos, e até “cantou” com o rei do rock Elvis Presley!

E você também tem uma paixão pelo Basset Hound? Conte a sua história nos comentários!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que são zoonoses?
Próximo artigoComo é a visão do gato
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.