COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×

Porte: Grande
Peso: 4 kg a 11 kg
Necessidade de exercício diário: Média
Temperamento: Inteligente, Gentil, Amigável, Bem Educado e Adaptável
Adestrabilidade: Alta 
Expectativa de vida: 9 a 15 anos
Principais Rações para Maine Coon: Adimax, Premier, Hills, Biofesh, Royal Canin

Não tem como falar do Maine Coon sem mencionar o seu tamanho. Essa é a maior raça de gatos domésticos no mundo e encanta por sua beleza.

Além de chamar muita a atenção pela aparência, com seus pelos sedosos e compridos, o Maine Coon também encanta pela sua personalidade amigável e carinhosa. Ou seja, o Maine Coon é um gigante cheio de fofura!

Personalidade

O Maine Coon é extremamente dócil

O Maine Coon hoje é considerado a terceira raça mais popular entre os gatos domésticos – fica atrás somente do Persa e o Exótico. E isso se deve muito à sua encantadora personalidade.
Se trata de um gato que adora uma companhia e se mostra muito amável com sua família. É super indicado para o convívio com crianças e outros animais.

Apesar de ser bem territorialista, ele não expressa agressividade, só gosta de se sentir o mandachuva da casa. Ele é bem calmo e gosta de ter os seus momentos de solidão também. É indicado, também, para quem nunca teve um gato.

É uma das raças de gatos mais inteligentes, por isso se torna fácil treiná-lo. Tem muita habilidade com suas patas, podendo até a aprender a abrir portas. Por isso, cuidado com o local onde guarda a comida dele!

Em sua história, foi muito usado como um gato trabalhador, ficando responsável por caçar ratos. Por isso ele adora atividades ao ar livre e explorações, para encontrar coisas escondidas. É um gato muito divertido!

Um filhote de Maine Coon hoje custa em torno de R$ 6 mil.

Pelagem e cores

As cores mais comuns são o mesclado castanho, mas podem ocorrer em tons mais claros também

Sua pelagem é um dos atributos que mais encantam as pessoas. Os pelos sedosos e compridos são um convite para carinhos intermináveis.

Geralmente apresenta uma espécie de colar no pescoço, com os pelos sendo maiores nessa região. O destaque também fica para o rabo, que possui uma pelagem comprida e bonita.

A sua cor mais tradicional é o clássico malhado castanho (marrom). Mas também podem ocorrer em cores sólidas, como o preto, avermelhado e branco.

Cuidados especiais

O Maine Coon costuma ser muito saudável, é só tomar cuidado com a alimentação para não cair na obesidade

O Maine Coon é um gato muito saudável. Ele possui um porte físico forte e bem estruturado. Portanto, com uma boa alimentação e prática de exercícios periódicos, não demandará muito trabalho.

Porém, assim como geralmente acontece com gatos castrados, é preciso tomar cuidado com a obesidade.

Por seu porte grande, ele pode apresentar problemas nos quadris e artrite.

Na questão da pelagem, é só escová-lo uma vez por semana para garantir um pelo bonito e sedoso.

História

Sua beleza sempre atraiu muitos olhares

Assim como ocorre com a história de muitas raças de gatos, a origem do Maine Coon é um pouco incerta.

Historiadores acreditam que essa raça surgiu no Estado do Maine, nos Estados Unidos, quando navegantes ingleses chegaram ao País com raças de gatos peludos e foram cruzados com outras que já existiam por lá.

Essa tese também é sustentada pela grande semelhança física do Maine Coon com a raça norueguesa Norwegian Forest, que viajava com os Vikings do século XI. Isso ainda se reforça pelo fato de a pelagem do Maine Coon ser bastante resistente à água.

Foi uma raça bastante prestigiada entre os admiradores de gatos nos Estados Unidos. Tanto é que em 1895, uma Maine Coon fêmea recebeu o prêmio de Melhor Gato em um concurso na cidade de Nova York.

Porém a raça Maine Coon quase foi extinta na década de 1950, causada pela maior popularidade de gatos como o Persa e o Angorá. Isso mudou quando um grupo de criadores fundou a Associação de Criadores e Fãs de Maine Coon em 1968 e trouxe a popularidade da raça de volta.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGato Azul Russo, ou cinza?
Próximo artigoFIV Aids Felina
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.