COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×

Shih Tzu

Porte: toy / pequeno (de 20 a 26 cm)
Peso: de 4 a 8 kg
Necessidade de exercício diário: média / alta
Temperamento: extrovertidos, alegres, brincalhões e sociáveis com outros animais e pessoas estranhas
Adestrabilidade: baixa / média
Expectativa de vida: 12 a 16 anos
Rações Específicas para a Raça: Royal Canin, Premier e Guabi Natural

Uma das raças mais adoradas, os cães Shih Tzu são muito fofinhos e companheiros. Às vezes são confundidos com Lhasa Apso, por serem de porte pequeno e terem pelagem comprida, mas aqui você entenderá quais são as principais diferenças, características do Shih Tzu, a personalidade, cuidados especiais que ele exigefotos e a história da origem dele! Continue lendo e saiba tudo sobre este amiguinho peludo e simpático!

Personalidade

Shih Tzu FilhoteFofinhos, alegres e extrovertidos, os cães Shih Tzu adoram brincar, fazer companhia e curtir um colo. Eles estão sempre animados e apegados à família.
Podem ser um pouquinho difíceis de adestrar, mas são bons cães de alerta e costumam latir quando algo novo acontece à sua volta.

Atenção aos vizinhos, pois os latidos podem ser indesejáveis.
Assim como com os humanos, eles também costumam ser bem dóceis com outros animais, mas como qualquer raça, devem ser sociabilizados desde cedo, seja com outros cães, crianças ou gatos, sempre com supervisão, é claro!

É super importante manter um Shih Tzu ativo e com constante carinho e companhia, pois adoram atenção e estar presentes em tudo, são apegados e não ficam muito bem sozinhos em casa, portanto a adaptação deve ser paciente.

Pelagem e cores

A característica que mais chama atenção nos cães Shih Tzu é a pelagem: pelos lisos e longos em cores variadas que permitem diferentes tipos de tosas e penteados. Confira os diferentes tipos na imagem abaixo:

Padrão da raça Shih Tzu

Manter a pelagem tratada é essencial para os cuidados diários de um Shih Tzu, por isso recomendamos produtos especiais para pelos longos, como este desembaraçador.

Cuidados especiais

Principais problemas de saúde: por serem cães braquicefálicos (focinho achatado), podem ter problemas respiratórios, desde roncos e espirros até apneia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido (se não forem limpos corretamente) e possuem tendência à obesidade.

Raça Shih TzuCuidados com o pelo: é importante escovar o Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere esta informação se não tiver tempo ou não gostar dessa atividade antes de adquirir um cãozinho desta raça). Acostumando-o a ser escovado diariamente, acaba se tornando uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Normalmente, prende-se a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. E outro cuidado importante é cortar as unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando a locomoção e até causando feridas nas patinhas.

Cuidados com os olhos: os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta, por isso é importante mantê-los bem limpos utilizando uma solução em algodão ou um lenço umedecido, por exemplo. Como eles tem focinho pequeno, é importante ter cuidado durante passeios, para que espinhos por exemplo, não entrem em seus olhos, assim como quinas e outros móveis de casa.

Exercícios: eles adoram brincar e caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram brincadeiras dentro de casa também, mas isso não elimina a necessidade de passear. Eles possuem a tendência de ficar muito tempo deitados, então é ótimo incentivá-los a fazer atividades.

Prevenção: uma ótima forma de manter a saúde em dia do seu cãozinho e evitar maiores problemas ou doenças é oferecer a ele uma ração específica, é claro, além das caminhadas e escovação diárias, amor, carinho e consultas com um veterinário.

Aqui você encontra as melhores marcas para alimentar seu Shih Tzu da forma adequada.

E você sabe como o Shih Tzu surgiu no mundo?

Shih Tzu Filhote

História

O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dentro de templos por ser um cão assustado, mas também era ocasionalmente doado a imperadores da China como tributo à honra, durante o século XVII, por ser também considerado um animal sagrado e representar a boa sorte.
Acredita-se que ele nasceu do cruzamento entre Lhasa Apso e Pequinês, o que foi feito em segredo.

Existem pinturas do início do Origem Shih Tzuséculo XVI que mostram cães que se parecem pequenos leões, e é daí que vem a origem do nome Shih Tzu, que significa “leão“.

No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente à Rainha Elizabeth, o que popularizou a criação da raça na Inglaterra. A moda se expandiu e chegou aos Estados Unidos nos anos 60.

Você tem um Shih Tzu? 
Conte-nos sobre você seu amiguinho de 4 patas nos comentários abaixo.

Fonte: Tudo sobre Cachorro