COMPARTILHAR
Tem gente que acha que ração para cães e gatos é tudo igual!
Saiba que não é!
Existe uma boa diferença nas rações entre as marcas e os tipos – normal, premium e super premium – e além disso, é importante saber ler e interpretar bem a embalagem para ter ciência do que você está oferecendo a melhor ração ao seu animal de estimação.

Por isso, vamos explicar a importância da proteína e porque é essencial saber como ela está sendo utilizada na ração!


Proteína: o principal nutriente

Vamos entender um pouco mais sobre este nutriente?
O valor biológico da proteína depende da composição única de aminoácidos, que são como “tijolos” que o corpo utiliza para construir seus próprios tecidos. Considerando uma escala relativa, a carne de peixe recebe nota 92; a carne bovina e o leite, 78; arroz, 75; grãos de soja, 68; levedura, 63 e o glúten de trigo, 40.

Comidas que cães e gatos podem comerA digestibilidade de uma proteína (ou de qualquer alimento) equivale ao quanto o trato gastrointestinal (estômago e intestinos) consegue absorver do nutriente. Ou seja, quando a fonte de proteína é ruim e tem baixa digestibilidade o organismo do animal não consegue absorver corretamente, gerando uma deficiência destes nutriente. Além disto, rapidamente o animal estará com fome novamente, pois não ficou satisfeito e o volume das fezes tende a aumentar. Por exemplo, uma fonte pode ter 30% de digestibilidade, enquanto outra tem 90%. Algumas possuem esta taxa muito baixa, como as proteínas de cabelo, penas e pelos, que são menos digestíveis por serem duras ou impossíveis de quebrar. Por isso vale a atenção aos componentes do alimento, não apenas às quantidades!

Logo mais abaixo, você vai entender quais proteínas são melhores de acordo com estes valores para escolher a melhor ração para seu pet.

O seu pet precisa de proteína!

Proteína é essencial para todos os cães e gatos, pois ajuda na construção dos músculos, células de defesa do corpo e pelos. Dependendo da idade do animal, o papel da proteína é diferente,
mas igualmente importante.

Cães e gatos precisam de quantidades específicas de proteína, conforma a tabela abaixo:

                                        Cães                                                                               Gatos

 adultos  filhotes  adultos  filhotes
 20%  24,4%  28,9%  33,3%

Segundo a tabela, os filhotes precisam de quantias extras de proteínas devido à fase de crescimento de tecidos orgânicos, já na idade avançada, os idosos precisam para garantir a saúde, uma vez que começam a perder a musculatura e sofrer com a diminuição de imunidade.

Devido a essas necessidades especiais de cada fase, é que as rações possuem apresentações diferenciadas para Filhotes, Adultos e pets Idosos.

Os gatos possuem necessidades especiais, pois conservam muitas características e necessidades nutricionais dos leões, tigres e outros membros de sua extensa família taxonômica.
Eles precisam de uma quantidade significativamente maior de proteínas que os onívoros (animais que se alimentam de fonte vegetal e animal), como os cães. O organismo felino foi especificamente desenvolvido para consumir mais proteínas que carboidratos, o que é uma marca registrada dos carnívoros. Algumas enzimas digestivas comuns em onívoros, por exemplo, não existem nos gatos.

Identificando os ingredientes no rótulo da ração

No ato da compra da ração, é importante identificar quais ingredientes responsáveis por conter proteína foram utilizados.
Preferencialmente, selecione a marca e tipo de ração que contenha mais ingredientes bons, conforme a tabela abaixo:

Ingredientes ricos em proteína:

principais proteínas
É claro que ossos e penas não possuem alta digestibilidade, portanto não é o melhor tipo de proteína para um cão ou gato consumir, uma vez que não fará o mesmo efeito no organismo, do que as proteínas boas, como vísceras de frango, por exemplo.

A melhor forma de oferecer proteína de qualidade e balanceada ao seu pet é com ração.
Confira na tabela abaixo a comparação entre os tipos de ração econômica, standard, premium, premium especial e super premium:

COMPARANDO QUALIDADE
Ingrediente Econômica  Standard Premium Premium Especial Super Premium
FARINHA DE PENAS (Péssima fonte de proteína, baixíssimo aproveitamento) SIM
FARELO DE SOJA SIM
FARINHA DE OSSOS E CARNES SIM SIM
FARINHA DE SUBPRODUTOS DE FRANGO (Contém cabeça, pé, bicos=baixo aproveitamento) SIM
FARINHA DE VÍSCERAS DE FRANGO (não contém cabeça, pé, etc), PROTEÍNA ISOLADA DE SUÍNO SIM SIM
FARINHA DE SALMÃO, OVO EM PÓ SIM
PREBIÓTICO (para ajudar na saúde intestinal) SIM

 

As rações super premium são as mais indicadas. Entenda a diferença e o porquê clicando aqui e leia o nosso post sobre este assunto.Ração para Cachorro e Gatos

É melhor oferecer somente ração aos pets? Sim!

Prefira alimentar seu cão ou gato com ração!
Pets alimentados exclusivamente com produtos industrializados de alta qualidade e balanceados durante toda sua vida, tem importantes ganhos para sua saúde, como:

  1. Maior longevidade, ou seja, vivem muito mais que animais que não consomem alimentos balanceados. Atualmente, percebe-se aumento no tempo médio de vida de cães e gatos, graças, principalmente, ao aumento do uso de alimentos industrializados associado aos avanços da veterinária, que proporcionam tratamento mais eficiente de diversas doenças;
  2. Minimização do desenvolvimento ou da severidade de diversas doenças, como problemas em ossos e deficiências nutricionais;
  3. Facilidade no fornecimento do alimento industrializado para o animal, já que as empresas que fabricam ração capricham no sabor, para que os pets queiram comer;
  4. Menos cheiro nas fezes, pois a qualidade do alimento interfere diretamente em seu aproveitamento pelo organismo e aspecto das fezes. Se o alimento é de alta qualidade, propiciará alta absorção de seus nutrientes e as fezes serão em pequena quantidade, bem formadas e com pouco cheiro.

Agora que você já sabe que ração rica em proteína boa é o melhor alimento a ser oferecido para seu amiguinho de quatro patas, saiba como escolher a melhor marca e tipo de ração clicando no link abaixo.

5 passos para escolher a melhor ração.

Nós indicamos que na compra de ração, prefira marcas bem conhecidas no mercado, ou peça indicações ao veterinário. As rações super premium são as mais indicadas. Entenda a diferença e o porquê clicando aqui e leia o nosso post sobre este assunto.