COMPARTILHAR

labrador-guia-de-racaPorte: médio / grande (de 54 a 57 cm) Labrador
Peso: de 25 a 30 kg
Necessidade de exercício diário: média / alta
Temperamento: muito brincalhão, apegado, amigável com animais e pessoas e adora água
Adestrabilidade: muito alta
Expectativa de vida: 12 a 16 anos

 

Personalidade

Por suas qualidade como cão afável, carinhoso e extremamente amigo das crianças, a popularidade do Labrador cresceu de maneira muito consistente, sendo há anos o número 1 em registros nos EUA e na Inglaterra. São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos.

Naturalmente energéticos e alegres quando filhotes, o Labrador tende a se tornar muito mais calmo com o passar do tempo. Mas atenção, por falta de cuidado de alguns criadores, hoje já existem alguns destes cães que apresentam desvios de comportamento. Entre os mais comuns estão latir em excesso, descontrole e brutalidade nos movimentos, agressividade, agitação demasiada e ansiedade. Felizmente estes casos ainda são raros e o Labrador continuam sendo uma das raças mais adoradas em todo o mundo.

labrador retriever
Labrador via Pixabay

Brincalhões pela vida afora, os Labradores normalmente deixam seus impulsos destruidores de lado assim que chegam a idade adulta (mais ou menos 2 anos). Extremamente apegado aos donos, eles não se adaptam bem a solidão. Preferem viver num pequeno apartamento junto com sua “família” do que do lado de fora de uma casa sem companhia. Apaixonados pelo trabalho, estes cachorros facilmente escolhem como “predileto” aquele que os treinam. São inteligentes, adaptáveis, adoram exercícios mas ficam deitados aos pés de seus donos com o maior prazer.

Faça seu amigo Labrador se exercitar e brincar com brinquedos de borracha. Conheça diversas opções divertidas em vários tamanhos, formatos e tipos clicando aqui.

Cuidados Especiais

Os Labradores precisam de exercícios diários, de preferência nadando e buscando.  E pode ser brincando também! Labradores adoram água! Donos de um Labrador que tenham piscina devem manter uma área separada só para ele, ou se preparar para dividir a piscina com o cachorro. Seu pelo é impermeável, não molha facilmente e precisa ser escovado para remover pelos mortos. Apesar da necessidade de exercício diária, eles precisam de companhia, são mais felizes vivendo dentro de casa com sua família, do que do lado de fora sozinho.

Prepare um cantinho especial para seu amigo de 4 patas dentro de casa. Uma boa cama confortável para ele descansar e dormir é um dos itens essenciais, confira alguns modelos neste link.

História

O Labrador é originário da região da Terra Nova (Newfoundland), no Canadá, onde nadava nas águas geladas para recolher redes de pesca. Sua pelagem curta e impermeável à água evitava que o gelo se prendesse aos pêlos, enquanto o corpo musculoso e a grande tolerância à dor davam-lhe forças para completar a tarefa.

Das costas canadenses, foi introduzido na Inglaterra aproximadamente em 1830, onde, em função de seu excelente faro, ganhou novas atividades, sendo considerado excelente como cão de caça

Os “novos” Labradores foram importados para os EUA durante a Primeira Guerra Mundial e na época eram classificados apenas como Retrievers, competindo junto com outras raças que também recebem esta denominação (Golden Retrievers, Chesapeake Retrievers, Bay Retrievers entre outros).

labrador retriever preto
Labrador via Pixabay

Hoje o Labrador Retriever combina as características do Labrador original e de outros Retrievers. A grande popularidade da raça se deve a sua aparência forte, pêlo macio e de diversas cores, temperamento tranqüilo, amigável e equilibrado, aliados a uma grande facilidade em se adaptar a diferentes condições e a versatilidade no desempenho de diversas tarefas, como busca e resgate de sobreviventes e desaparecidos, guia para cegos, cão de terapia para crianças e pessoas hospitalizadas, caça de diversos tipos de presas, busca e rastreamento de drogas, além de ser um excelente companheiro da família.

Veja aqui rações feitas exclusivamente para as necessidades especiais do Labrador!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de Raças: Poodle
Próximo artigoGuia de Raças: Lhasa Apso
Tatiane Begnossi
Somos diferentes, amantes da natureza, descobridores da linguagem não verbal e entendimento pelo olhar. Somos diferentes, mais conscientes, mais amados, mais felizes, fazemos parte da Geração Pet. E acreditamos que nenhum lar é um lar sem um pet, é apenas uma CASA!