COMPARTILHAR

Nós já alertamos aqui em nosso blog sobre os alimentos proibidos para os cachorros, lembra? Pois para os gatos, os alimentos são praticamente os mesmos. Os felinos possuem um organismo um pouco diferente dos cães, por isso existem alguns alimentos específicos que não devem ser oferecidos a eles.
Quer saber quais são os alimentos proibidos para gatos? Continue lendo este texto.

Leite, isso mesmo!

Nós fomos acostumados do jeito errado por conta de desenhos animados, onde é comum ver gatos saboreando tigelas de leite de vaca, mas na vida real os felinos são intolerantes à lactose, principalmente quando adultos.

alimentos proibidos para gatos leite

É comum, para filhotes que não estão com sua mãe, amamentá-los com leite de vaca, mas isso não é aconselhável, pois tem muita lactose e os gatos não possuem a enzima necessária para digestão deste alimento.

Neste caso, recomenda-se um leite especial para gatos, com sucedâneos do leite (substitutos, como leite em pó) e papas feitas com ração para filhotes de alta qualidade, que você pode encontrar para comprar clicando aqui.

Em último caso, o gato até pode ser alimentado com leite de vaca, mas somente até os 45 dias de vida. Em adultos, o leite pode desencadear diarreia e vômito, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de pedra no rim.

Ração de cachorro

Quando cachorros e gatos convivem no mesmo espaço, é comum que um experimente a ração do outro. Isso não é prejudicial à saúde deles, mas nunca deve ser tratado como alternativa à sua alimentação, pois, apesar de não ser tóxica, os cães tem um dieta diferente da dos felinos.

Por exemplo, na ração dos cães não contém taurina, um aminoácido importantíssimo e necessário para a digestão correta de alimentos no organismo dos gatos.
A ausência de taurina na alimentação dos gatos pode causar alterações cardíacas e até levá-lo à cegueira.

alimento proibidos para gatos ração cachorro

Por isso, ofereça ao seu gatinho a ração ideal e adequada para ele!
Nós recomendamos as melhores marcas em ração premium, clique aqui e confira.

Comida de humanos (bebida também!)

Assim como os cães, os gatos também costumam fazer aquela carinha de “pidões” querendo comer alguma coisa que nós, humanos, estamos comendo, não é mesmo?!

Pois lembre-se que a comida que nós comemos não deve substituir a ração dos gatos, nem dos cães. As necessidades entre animais e humanos são diferentes, então não devemos servir a eles o que comemos.

comida alimento proibido para gatos

Nossas comidas costumam conter temperos e condimentos que também podem ser muito fortes para o organismo dos pets, portanto, evite ao máximo!
Nossa sugestão é oferecer um petisco ao seu gatinho enquanto você está fazendo suas refeições.
Recomendamos algumas marcas de petiscos que fazem sucesso com eles, confira clicando aqui.

E é claro, bebidas, principalmente as alcoólicas, não devem ser oferecidas aos pets, por serem tóxicas.

Legumes, vegetais e frutas

Sabemos que gatos são carnívoros essenciais, por isso, precisam de alimentos de origem animal em sua dieta. Eles não tem capacidade de produzir certos nutrientes, por isso estes são adquiridos ao ingerirem proteína animal. Além de ter todo o organismo adaptado para essa ingestão – como a dentição para caça, enzimas digestivas específicas e intestino mais curto – eles não metabolizam bem carboidratos como fonte de energia.

Sendo assim, manter um cão com dieta vegetariana é possível, porém um gato, não!

Portanto, aluns alimentos não caem bem para eles, como estes:

  • Tomates contém solanina, que pode ser fatal para o bichano;
  • Abacate causa diarréia, vômitos e complicações respiratórias por conta da toxina “persin”;
  • Cebolas e alho são extremamente perigosos, danificando as células vermelhas e provocando anemia;
  • Uvas e uvas passas causam sérios riscos à saúde renal do animal.

uva alimento proibido para gatos

Caso o seu gato goste de comer algum desses alimentos e não lhe fizerem mal, sem causar náusea, vômito e diarréia, tudo bem, mas é importante estar sempre em alerta e também conversar com um veterinário sobre isso para não causar problemas futuros!

Existem casos de gatos que adoram comer verduras, legumes e frutas, mas o ideal é sempre oferecer com sua supervisão e acompanhamento.

Chocolate e cafeína

Assim como nós, os gatos também gostam de um docinho, mas eles não toleram muito bem o chocolate, por exemplo. No doce existe metilxantina (cafeína e teobromina), um relaxante, diurético e estimulante que aumenta o índice cardíaco, estimula o sistema nervoso e causa a perda de fluídos corporais. Isso também acontece com humanos, mas por sermos maiores, conseguimos suportar melhor estas mudanças.

Vômito, diarréia, tremores e urina frequente, são alguns dos sintomas que essa ingestão causa nos gatos.
Portanto, 300g de chocolate ao leite para um pet (cães também) podem intoxicar o animal, e uma quantia maior ainda pode ser letal.

alimentos proibidos para gatos café chocolate

A cafeína não faz nada bem para os felinos também, por isso não ofereça chás e café a eles.

Ossos

Não deixe seu gato roer ossos! Isto porque quando cozidos, podem causar algum dano no aparelho gastrointestinal por conta de fragmentos ou lascas, e quando crus, podem causar asfixia, pois não lascam como o osso cozido.

Além disso tudo, tem o problema da gordura ou cartilagem que os envolvem, podem causar problemas digestivos, causando vômitos ou diarreias.

ossos alimento proibido para gatos

Em vez de ossos, ofereça petiscos saudáveis e saborosos para os pets!

Plantas e flores

Muito gatos gostam de comer plantas, portanto é preciso tomar muito cuidado, pois algumas são altamente tóxicas, como os lírios, que causam danos graves mesmo em pouca quantidade, assim como as samambaias, comigo-ninguém-pode, e outras venenosas, comuns em vários quintais e jardins.

Se seu gatinho costuma brincar ou comer plantas, recomendamos que pesquise sempre antes de trazer novidades ao seu jardim, pois ele pode comer sem saber o mal que podem fazer.

alimentos proibidos para gatos flores plantas

O ideal é ensiná-lo a não comer flores e plantas, para que também não faça isso em outros lugares além da sua própria casa.

Gostou das nossas dicas?!
Queremos que você cuide muito bem do seu gatinho e não deixe que nenhum acidente ocorra por descuido.

Por isso, muita atenção e cuidado na alimentação do seu amiguinho!

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas