Home Curiosidades Conheça a Pet Terapia

Conheça a Pet Terapia

SHARE

Os animais de estimação fazem a alegria de todos nós, isso está mais do que comprovado. Mas, você sabia que os cachorros podem ajudar no tratamento de idosos e crianças hospitalizadas e em locais como asilo e orfanatos? Nós vamos explicar como funciona!

O tratamento de saúde em idosos e criança acaba sendo mais complicado do que com adultos, eles são, em sua maioria, impacientes e muitas vezes acabam ficando entediados com os poucos recursos que tem para fazer nesses locais. Já morar em locais como asilo ou orfanatos nem sempre é as mil maravilhas.

Por isso, diversos locais começaram a investir na Pet Terapia, um tratamento para diversos tipos de doença, que auxilia no bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva. O animal funciona como uma ligação entre o tratamento e o paciente, sempre pensando em trazer o melhor resultado para o paciente. A terapia funciona como uma alternativa, principalmente para idosos com problemas de hipertensão, fornecendo uma grande alivio no estresse e ansiedade, fatores esses que, muitas vezes, causam essa doença.

No caso de crianças, a Pet Terapia é muito utilizada no tratamento de crianças com câncer, fornecendo um efeito calmante e antidepressivo, certas vezes até elevando a autoestima, servindo de estimulo para a interação social. Muitas vezes, as brincadeiras com os cachorros dão tanto resultado que desviam a tensão da criança, o que diminui a dor e o estresse de permanecer internado. Alguns estudos também apontam redução da pressão sanguínea e cardíaca, do mesmo modo que acontece com os idosos, além do fortalecimento do sistema imunológico e do bem-estar.

Já no caso de asilos e orfanatos, a ideia é usar os animais para fazer com que eles esqueçam o local em que estão, fazendo a casa ficar com um ar mais de família, deixando eles menos estressados e mais felizes, assim deixa eles menos agressivos e mais calmos.

O benefício da utilização de animais como terapia está sendo observado há algum tempo. Em 1955, no Brasil, a psiquiatra Nise da Silveira revelou os benefícios desse convívio de seus pacientes esquizofrênicos com cães e gatos. Com o passar dos anos, a terapia foi usada para pacientes com diferentes doenças, para ver se surgia melhoras.

Todos podem se beneficiar dessa terapia, não precisa ser necessariamente idoso ou criança para aproveitar, os cachorros e gatos nos ajudam sim e você pode aproveitar desse momento. É claro, se não tiver nenhuma alergia ou algo do tipo! Sem contar que é um ótimo motivo para você adotar um animalzinho!

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online