COMPARTILHAR

poodle-guia-de-racasPorte: toy a grande (de 25 a 60 cm)
Peso: de 2,5 a 23 kg
Necessidade de exercício diário: média / alta
Temperamento: dócil, ativo, fiel, brincalhão, amigável, inteligente e protetor
Adestrabilidade: alta
Expectativa de vida: 10 a 16 anos

Personalidade

Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se distingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, o poodle possui aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.

Embora sejam praticamente idênticos na aparência (exceto é claro pelo tamanho), Os Poodles Toy, Médio e Standard têm temperamento bastante diferente entre si. Quanto maior o Poodle, mais calmo, obediente, fácil de treinar brincalhão ele será. Quanto menor, mais ativo, mais “barulhento”, e com tendência a morder crianças. O Poodle Toy (o menor e mais popular entre os tamanhos) é extremamente inteligente, sensível, amoroso com o dono, brincalhão, ágil, com um imenso poder de retenção de comandos e palavras. É curioso e alerta.

No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Poodle ocupa a 2ª posição entre as raças mais inteligentes. Ainda segundo o autor, isto significa que eles estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho. A maioria dos cães destas raças já demonstram sinais de compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Quando os donos pedem para eles executarem alguma tarefa, eles obedecem logo da primeira vez em cerca de 95% dos casos, e além disso eles costumam responder a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.

poodle
Poodle via Antranias Pixabay

Cuidados Especiais

Todos os Poodles precisam de muita interação com as pessoas. Precisam também de exercícios físicos e mentais diariamente. Alguns treinos rápidos de obediência combinados com um passeio devem fazer parte do cotidiano do Poodle. Poodles Standard precisam de mais exercícios e podem gostar especialmente de nadar.

Você conhece os jogos interativos para cães? Apresente ao seu Poodle e treine a obediência dele. Conheça os jogos mais conhecidos clicando aqui.

Nenhum Poodle deve morar do lado de fora. O Poodle de exposição deve ser escovado todos os dias, ou semanalmente, no caso de pelos mais curtos. O pelo do Poodle, quando muda, não cai. Ele fica preso ao redor do pelo novo e pode embaraçar se não for removido. Os cortes são fáceis de manter e podem ser feitos a cada quatro ou seis semanas.

Manter a pelagem saudável e bem tratada faz parte dos cuidados diários com um Poodle. Conheça os cosméticos mais recomendados e vendidos no mercado clicando aqui.

História

A Raça Poodle é, sem dúvida, uma das raças mais populares em todo mundo e isso se deve a diversos fatores, entre eles a própria antigüidade da raça, que, segundo vários historiadores é conhecida há 6 séculos.

Apesar de a origem do Poodle ser atribuída à França, onde são chamados de “Chien Canne” ou “Caniche”, aparentemente o berço da raça é mesmo a Alemanha, onde é chamado de “Pudel”, derivado de palavra “pudelin” que significa “jogar-se na água”.

De qualquer forma, foi na França que o Poodle desenvolveu sua estrutura atual e onde, freqüentando as cortes dos reis franceses desde Luis XIV, ganhou a popularidade que desfruta hoje.

Em ambos os países no entanto, o Poodle denuncia no nome o verdadeiro propósito do desenvolvimento deste cachorro de personalidade e inteligência única: A caça de patos e sua incrível habilidade de buscá-los na água.

Mas foi como cão de companhia que o Poodle se tornou uma das estrelas da cinofilia, estando entre as raças de maior número de registros em diversos países, inclusive no Brasil, onde estima-se que represente mais de 17% da população canina (dados de 1997).

Atualmente poucos países ainda se utilizam dos Poodles para caçar, tornando-se cães de família por sua inteligência, afetuosidade, alegria, espírito brincalhão e prazer na companhia dos seres humanos.

Veja rações exclusivas para as necessidades especiais do Poodle aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de Raças: Yorkshire Terrier
Próximo artigoGuia de Raças: Labrador Retriever
Tatiane Begnossi
Somos diferentes, amantes da natureza, descobridores da linguagem não verbal e entendimento pelo olhar. Somos diferentes, mais conscientes, mais amados, mais felizes, fazemos parte da Geração Pet. E acreditamos que nenhum lar é um lar sem um pet, é apenas uma CASA!