Início Saúde Por que o cão idoso tem verrugas?

Por que o cão idoso tem verrugas?

COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×

Com o avanço da idade, é comum que aconteçam alterações tanto no comportamento dos cães, quanto nos aspectos físicos, como a pelagem e a pele. E para ajuda-los nesse processo, é bom cuidar bem do seu bichinho.

É muito comum que os cachorros mais idosos comecem a ter verrugas pelo corpo. Elas aparecem principalmente nos cotovelos, patas e no abdômen.

Mas é preciso se preocupar com isso? Nesse texto iremos explicar o que são essas verrugas!

Sinal da idade

A raça Poodle é uma das mais propensas a apresentar verrugas. Crédito: chili71 por Pixabay

Quando os cachorros ficam mais velhos, alguns problemas de saúde começam a aparecer. Isso porque o organismo já está mais fragilizado e não tem mais aquela energia toda para se recuperar.
Fisicamente é possível perceber a velhice do cãozinho chegando com um maior aparecimento de pelos brancos e o surgimento de manchas e verrugas na pele.

Mas, apesar de preocupar os tutores, a presença das verrugas é muito comum em cães idosos. Principalmente nos bichinhos das raças Poodle, Cocker e Schnauzer.

O motivo seriam as alterações que ocorrem nas glândulas sebáceas do cachorro. A queda na resistência também é um fator que causa essas alterações.

A pata é um local onde aparece muitas verrugas. Crédito: Divulgação

A primeira atitude a se tomar, quando aparecerem as verrugas, é levar o cãozinho ao médico veterinário. Ele poderá analisar se são, realmente, verrugas inofensivas, ou então podem ser pequenos tumores.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a eliminação das verrugas do cão idoso. Até porque, na maioria dos casos, elas nem precisam ser retiradas, já que não são indicadoras de doenças. A não ser nos casos de tumores.

No caso de as verrugas estarem atrapalhando o bem-estar do cachorro é indicado que se faça o procedimento de eliminação. Um exemplo seria se elas nasceram embaixo das patas e incomodam o cãozinho na hora de caminhar.

Se a verruga estiver em algum local que incomode o animal, é indicado retirá-la. Crédito: Divulgação

Por serem originárias de alterações nas glândulas sebáceas, pode ocorrer a acumulação de gordura em volta das verrugas. Isso pode causar coceira e, consequentemente, o sangramento.

Nesse caso, é também indicado que se retirem as verrugas, para evitar traumas no cachorro.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs tipos de pelos de cães
Próximo artigoGuia de raças: Siamês
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.