SHARE
A Síndrome Vestibular tem um nome diferente e curioso, parece raro mas na verdade é considerado um distúrbio comum na medicina veterinária. Provavelmente você já deve ter visto um cão apresentando comportamento estranho, o que na verdade, é uma enfermidade.

Tremores, andar “cambaleante”, cabeça inclinada constantemente para um lado só, perda de equilíbrio e estrabismo: estes são os comportamentos e sinais que um cão com Síndrome Vestibular Canina apresenta. Outros sinais preocupantes são ausência de apetite, muitas quedas e vômitos. Se seu amigo de quatro patas está passando por algo semelhante a isto, é totalmente prudente que o leve ao veterinário com urgência!

parvovirose

A Síndrome Vestibular é grave?

Pode ser! A gravidade vai depender de algumas características.
A doença pode ser considerada grave se atingiu o sistema nervoso central, alcançando o cérebro do cachorro. Para chegar neste estágio, o pet já deve ter passado por uma doença grave anteriormente que trouxe a Síndrome Vestibular como sequela. São patologias como cinomose, toxoplasmose, algum tipo de tumor, otite e outras.

Como ocorre a Síndrome Vestibular?

O sistema vestibular é composto por porções do cérebro e do ouvido e é responsável pela manutenção do equilíbrio do animal. Quando algo está errado, a sensação do indivíduo é como se estivesse com a consciência alterada ou “bêbado”.

Quando os sintomas aparecem em animais idosos, pode ser feito um tratamento de apoio na própria casa e logo ele voltará ao normal, desde que não seja grave.
Se os sinais clínicos do cachorro são tão graves que não o permitem andar, é necessário e recomendada a internação e diversos exames para chegar a um diagnóstico exato.

Quais são os sinais de alerta?

Os sinais para observar no animal com suspeita de Síndrome Vestibular são: andar cambaleante, em círculos, cabeça inclinada para um lado (head-tilt), quedas repetidas, olhos movendo-se de um lado para o outro (nistagmo), vômitos e perda de apetite.

A Síndrome Vestibular tem tratamento e cura?

Sim! O tratamento para esse distúrbio pode ser feito com uso de medicamentos para o problema principal ou medicação paliativa para a causa da síndrome. Por exemplo, se a causa da Síndrome for por uma otite severa, o tratamento será específico para a otite, assim a cura da mesma levará ao término ou controle da síndrome.

Lembrando que para seu animal ter uma vida saudável e feliz, é necessário ter sempre ração de qualidade fresca, um lugar limpo para viver e dormir, água fresca e limpa e abrigo do frio e do sol.

 

 

Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online
Cupom de Desconto Geração Pet - Pet Shop Online