Início Guia de Raças Tipos de Tosa para Yorkshire Terrier

Tipos de Tosa para Yorkshire Terrier

COMPARTILHAR

Uma raça tão adorada e procurada pelas pessoas, que possui como característica marcante a linda e dourada pelagem, não poderia deixar de ter uma variedade de tosas e penteados para ficar mais linda ainda! Além de beleza, os tipos de tosa para Yorkshire também fazem parte dos cuidados com a saúde e higiene do pet.

Quer saber tudo sobre o Yorkshire Terrier? Confira no nosso post Guia de Raças Yorkshire. 

Além dos cuidados de rotina, a tosa no Yorkshire deve ser feita frequentemente, para cuidar dos pelos e não deixar que incomodem o cão na região dos olhos e focinho.

O cuidado essencial com o pelo do Yorkshire, quando está mais longo, deve ser diário. Pentear os pelos às vezes pode dar trabalho, mas ao fazer todos os dias, o cãozinho passa a se acostumar e até curtir o momento. Assim, esta atividade se torna agradável para o dono e o pet.

Veja as melhores escovas para os pelos de seu Yorkshire!

Conheça os diferentes tipos de tosa para Yorkshire:

Tosa da Raça – pelagem longa:

Tipos de Tosa Yorkshire

Esta é a pelagem mais conhecida da raça, com muito cuidado e capricho e também apreciada para participar de concursos de beleza. Para o Yorkshire ficar com os pelos tão lisos e comportados assim, é preciso passar por diversos cuidados e processos, como escovações, cortes e hidratações.
Portanto, se seu cãozinho não vai participar de concursos, não é preciso deixá-lo assim.

Tosa para Yorkshire de Pelo Médio

Este é o tipo de pelagem tradicional da raça Yorkshire Terrier, mas diferente da primeira foto, este cachorrinho está com os pelos aparados, ainda assim longos. Como ele não participa de concursos, não é necessário aquele pelo tão certinho, penteado e comprido como um véu.

Tosa para YorkshireCom esta tosa, feita na tesoura, o pelo fica comprido e caracterizado como a raça, e ao mesmo tempo o pet consegue se locomover tranquilamente, pois os pelos não atrapalham.
No rosto também é importante arrumar os pelos para não ficar na frente dos olhos, prendendo a franja para cima com lacinhos, como esta foto ao lado.


Tosa Bebê:

Tosa para Yorkshire Estilo Puppy

Também conhecida como Tosa Puppy, este tipo de corte é bastante procurado no Brasil, por deixar os pelos curtos e mais leves para o bem estar do Yorkshire, em dias muito quentes.

Ela pode ser feita na tesoura ou na máquina de aparar (dependendo das habilidades do profissional que vai tosar e também da preferência do dono do pet).
O comprimento dos pelos pode ser escolhido, assim como o “penteado” na área da cabeça, que pode ficar com pelos longos ou curtinhos.

Tosa Japonesa ou Oriental:

Tosa para Yorkshire Estilo Oriental

Para os donos mais ousados e os cãezinhos de personalidade mais forte, existem vários tipos de tosas e penteados com inspirações orientais. Entre eles, a tosa japonesa, que exige menos pelos no focinho, deixando-os curtos, ficando assim com o rostinho fofo como ursinho de pelúcia.

Além deste tipo de corte, existem os complementos da tosa japonesa, que são tosas ousadas e bem diferentes, além de penteados e acessórios.

Com os pelos do focinho curtinhos e fofinhos, no resto do corpo é possível fazer qualquer tipo de corte e complementar a tosa japonesa.
Algumas pessoas gostam de deixar os pelos da cabeça compridos, com trancinhas e penteados que complementam o look do cãozinho.

Este tipo de tosa também está fazendo sucesso entre diversas outras raças que possuem pelos longos assim como o Yorkshire, como Shih-Tzu, Lhasa ApsoPoodle.

Confira na galeria abaixo alguns exemplos da tosa japonesa e também tosas diferentes com os mais diversos “cortes de cabelo” e penteados para você se inspirar.

Com estas dicas e exemplos de tosa, pense bem na hora de escolher qual é o melhor jeito de tosar ou arrumar os pelos do seu amiguinho de quatro patas!

O que importa é saúde, higiene e bem estar, portanto pense se ele se incomoda com o calor, com pelos nos olhos ou focinho e se não gosta muito do momento de escovação dos pelos, por exemplo.
Lembre-se também que para manter o brilho e beleza dos pelos seu pet, é importante alimentá-lo com uma ração adequada ao seu porte e fase da vida!

Após uma tosa, é possível perceber a alegria de um cãozinho. Perceba se ele gosta mesmo e escolha o melhor tipo de tosa para que ele se sinta bem!