Início Saúde Cuidados Tosar ou não o cachorro no verão?

Tosar ou não o cachorro no verão?

COMPARTILHAR

O verão já chegou e, consequentemente, as temperaturas estão nas alturas! Os pets também sentem esse calor todo, por isso muitos tutores logo pensam que tosar a pelagem irá ajudar a enfrentar as altas temperaturas. Mas essa questão é polêmica, já que nem sempre a tosa é a melhor opção para refrescar o seu cachorro.

A questão da raça é algo que deve ser levado em conta na hora de decidir se irá tosar ou não o cachorro. Existem algumas que enfrentam melhor a exposição ao Sol e outras que são mais sensíveis, por isso precisam dos pelos como proteção.

O texto de hoje te ajudará a tirar todas as dúvidas sobre o assunto, com as vantagens e desvantagens de tosar o bichinho. Continue lendo!

Proteção térmica

O Golden Retriever possui camada dupla de pelos que o ajuda a se refrescar

Quando vemos aqueles cachorros com pelos bastante longos, logo pensamos no calor que ele deve estar sentindo. Porém, a sensação é diferente para o animal. Nem sempre a tosa é a melhor opção, já que a pelagem serve como uma proteção térmica ao pet, tanto no frio, quanto no calor.

Os cachorros peludos, como o Chow Chow, Golden Retriever, São Bernardo, por exemplo, possuem uma camada dupla de pelos. Assim, a pelagem serve para esquentar o bichinho em temperaturas baixas e para esfriá-lo em dias de muito calor. Por conta disso, a pele do animal costuma ser mais sensível, já que conta com a proteção dos pelos.

Assim, torna-se necessário tomar cuidado na hora de tosar, para a pele não ficar muito exposta. Em caso de contato com o Sol forte do verão, o bichinho pode ter problemas de saúde.
No caso dos cachorros com pelagem curta, os pelos costumam ser mais grossos e a pele também. Então a tosa fica mais tranquila.

E aí, tosar ou não?

O assunto é polêmico

Essa questão é um pouco polêmica. Existem profissionais que dizem que é preciso tosar, enquanto outros defendem encontrar outros meios para refrescar o animalzinho no verão.

Geralmente é indicado que se façam tosas pelo menos duas vezes ao ano. Os períodos mais recomendados são durante o outono e a primavera, quando as temperaturas não estão nem tão baixas, nem tão altas. Assim fica mais fácil para o bichinho se adaptar e evitar problemas de pele.

Se decidir tosar, temos aqui dicas para algumas raças: Yorkshire, Poodle e Shih Tzu.

O ideal é sempre procurar por um profissional capacitado em banho e tosa e médicos veterinários, para tomar a decisão. Além disso, é preciso analisar caso a caso. Por exemplo, se a cidade onde você mora costuma fazer muito calor, o indicado é, realmente, fazer uma tosa no animal, para ajudá-lo a enfrentar as temperaturas altas. Mas sempre tomando os cuidados com as especificações de cada raça.

Dicas

Banhos regulares ajudam o cachorro a suportar o forte calor

Optar por banhos neste período de muito calor é algo bem indicado. Só evitando, sempre, os excessos. Aqui temos shampoos e cosméticos para a higienização do bichinho.

Reunimos, também, algumas dicas para ajudar a refrescar os cachorros no verão:

Cuidado com a exposição do animal ao Sol forte

• Mantenha a casa arejada, com portas e janelas abertas, ou com ar condicionado ligado. O seu cachorro agradece;
• Mantenha a tigela do animalzinho sempre com água fresca e limpa;
• Compre uma caminha feita com materiais frios, para ajudá-lo a se refrescar durante o dia ou à noite;
• Ofereça um espaço de descanso para o cãozinho à sombra e em um local fresco e arejado;
• Escove os pelos regularmente, para ajudar a eliminar os fios mortos, que acabam esquentando demais o cachorro;
• Se for sair passear, evite períodos em que o Sol esteja muito forte, como entre às 10h e 16h. Assim evita de ocasionar insolação, problemas de pele e queimaduras nas patas, por causa do chão quente (sempre cheque a temperatura do chão onde o cachorro irá pisar, pois ele não está com um calçado como você).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAtopia em cães
Próximo artigo7 fatos que marcaram o Mundo Pet em 2018
Redação Geração Pet
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.