COMPARTILHAR
xixi no lugar certo cachorroEste é um dos problemas mais comuns com quem tem um cãozinho em casa. Logo que ele chega ao novo lar, é difícil ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo, e ele também tem dificuldades em reconhecer qual é o seu espaço. Aqui nós te daremos algumas dicas para orientá-lo a fazer certinho e evitar as desagradáveis experiências em encontrar xixi ou cocô em cantos diferentes da sua casa.

Mas antes, vamos entender por que o cão pode fazer xixi e cocô em outros lugares?

Causas comportamentais

Filhote não treinado ainda: se o filhote tem menos de 3 meses, ele pode ainda não estar 100% treinado e também ainda não consegue controlar a bexiga e o intestino, então é mais complicado de eles saberem o lugar certo para fazer necessidades e controlar para fazer somente nesses pontos. Lembre-se até nós seres humanos demoramos a aprender a controlar o xixi, por isto nossas crianças usam fraldas, vamos ter a mesma paciência com nossos bichinhos!

Treinamento incompleto: alguns cães receberam dos seus donos um treinamento incompleto, ou seja, o cão até sabe onde fazer, mas por algum motivo às vezes ele não faz no lugar certo. Por exemplo, se está preso em um ambiente longe do lugar correto e não pede pra sair quando tem vontade, ou um cão que está muito apertado e fica com preguiça de ir ao local, e também um cão que faz xixi pra chamar a atenção do dono.

Demarcação de território: alguns cães, principalmente machos, fazem xixi em vários lugares para demarcar o território, seja pela presença de outros cães ou para impor liderança sobre os demais (inclusive pessoas). A castração costuma resolver esse problema, assim como um bom reforço de liderança por parte dos donos.

Ansiedade de separação: se um cachorro apenas faz xixi no lugar errado quando está sozinho, mesmo que por um curto período de tempo, ele pode ter ansiedade de separação.

Xixi por submissão: cães podem fazer xixi por uma questão de submissão, quando interagem com pessoas ou outros cães.

Agora que você sabe identificar o motivo do seu cão não fazer xixi no lugar certo, está na hora de saber como corrigi-lo e treina-lo a fazer sempre no mesmo lugar, o lugar ideal.

Problemas de sáude

Problemas Gastrointestinais: ele pode estar com algum problema no intestino.

Mudança na dieta: ao mudar a marca da ração incorretamente, seu cão pode apresentar diarréia.

Incontinência Urinária: é a incapacidade do cão de segurar o xixi, mais comum em cães idosos, mas pode acontecer também em cães mais jovens.

Infecção Urinária: um cão com infecção urinária pode fazer xixi com muita frequência, porém em pequenas quantidades. Eles tendem a lamber excessivamente as partes íntimas, a fim de aliviar o desconforto da uretra, então é importante observar.

Remédios: alguns remédios aumentam o número de vezes que o cão urina.

Se o motivo for algum problema de saúde, obviamente você deverá levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento. Durante este período, o cãozinho necessita de compreensão, afinal, ele está doente. Então puni-lo por fazer xixi ou cocô no lugar errado pode causar um stress desnecessário nele e também em você.

Para isto, nós indicamos o uso da fralda. Nós já falamos sobre como elas são eficazes aqui neste post. Mas ele pode não se acostumar ao uso dela, portanto, assim que o tratamento terminar, volte a incentivá-lo a fazer xixi no lugar certo novamente.

Agora, o cãozinho que apresenta uma causa comportamental para não fazer xixi no lugar certo, o jeito é realmente treina-lo para que mude seu comportamento.
Siga nossas dicas:

No Tapete Higiênico ou jornal

1. Comece preparando o local designado para ser o lugar certo do cão.
Forre todo o chão do local com tapete higiênico ou jornal, completamente. E deixe o cãozinho lá a maior parte do tempo, ele precisa reconhecer que é lá o lugar dele, mesmo que ele passeie pela casa toda, no início, ele precisa reconhecer um lugar só.

2. Ele vai fazer xixi e cocô lá. Sempre que fizer, em cima do tapete higiênico (ou jornal), faça festinha, parabenize-o e faça-o entender que está fazendo algo certo!

3. Após alguns dias, vá reduzindo a quantia de tapete higiênico (ou jornal). Deixe a caminha e as tigelinhas do seu cachorro sem tapete higiênico por baixo e continue no processo de parabenizá-lo sempre que fizer xixi no lugar certo.

4. Quando ele fizer fora do lugar, diga “Não” com firmeza e carregue-o rapidamente e leve até a área certa. Provavelmente ele não vá parar de fazer xixi (ele não tem controle) durante o caminho, mas leve mesmo assim. Chegando ao lugar certo, mesmo que caia apenas uma gota de xixi, parabenize-o também! Assim ele vai associar que é lá que deve fazer.

5. Com o tempo, cerca de 3 semanas de treinamento, ele vai aprendendo.
Lembre-se que ele deve receber estímulos para saber que está fazendo certo ou errado.
O processo pode ser lento, mas o cachorro só vai associar se houver repetições diárias.

6. Mais estímulos! Caso seja complicado para ensinar o cachorro, tente aplicar o produto Xixi Stop, que estimula o cão a ficar longe de áreas que ele não pode fazer xixi. O uso do tapete higiênico no adestramento é ótimo, pois ele já possui um atrativo para que o cão identifique que lá é o local certo.
E existe também o Seca Xixi, um produto que ao ser aplicado na urina, facilita a limpeza (transformando-a em pó) e elimina o odor que fica no local, deixando uma leve fragrância de limpeza.

Lembre-se de tratar seu cãozinho sempre com respeito. Se fizer algo errado, basta dizer “não” e falar o que ele fez de errado e que não pode. E sempre que fizer algo certo, elogie-o.
Tratá-lo com violência não vai adiantar em nada, combinado?!

Se mesmo assim ele continuar fazendo xixi no lugar errado, procure examina-lo e leve ao veterinário, pode ser algum problema mais grave.

E quando for passear, é claro, não esqueça de levar um coletor de fezes!

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas

Fonte: Tudo sobre Cachorros