Início Guia de Raças Guia de Raças: Yorkshire Terrier

Guia de Raças: Yorkshire Terrier

COMPARTILHAR
0 Flares 0 Flares ×


yorkshirePorte:
 pequeno (de 14 a 25 cm) Yorkshire

Peso: até 3,1 kg
Necessidade de exercício diário: baixa
Temperamento: brincalhão, amigável, tímido com outros animais e outros cachorros e amigável com estranhos
Adestrabilidade: alta
Expectativa de vida: 15 a 16 anos

Personalidade

Os cães da raça Yorkshires Terrier são vivos, inteligentes, curiosos, cheios de energia, cabeças-duras e extremamente apegado ao dono. Eles vivem bem em apartamento, já que é considerada uma raça que se adapta facilmente. Gostam da atenção e das brincadeiras com a família, além dos passeios de coleira e de carro, motivos suficientes para torná-lo um excelente cão de companhia.

O Yorkshire Terrier é um cachorro que parece ignorar seu tamanho pequeno. Este pequeno terrier é altamente entusiasmado, corajoso, inteligente e louco por aventura. Muitos proprietários demoram algum tempo para aprender como lidar com sua personalidade.

Para que não se tornem excessivamente dominantes, é necessário ensiná-los desde pequenos. A raça Yorkshire Terrier precisa de donos que tenham pulso firme e saibam impor limites. Eles nunca ficam quietos por muito tempo, nem tampouco gostam de ficar o dia inteiro no colo. Yorkies estão sempre ocupados e possuem muita energia.

Apesar de toda esta personalidade forte, o Yorkshire terrier aprende muito rápido e, se for treinado com amor e consistência, é capaz de executar qualquer comando de obediência como os melhores campeões.

yorkshire
Yorkshire via Flickr

Cuidados Especiais

O Yorkshire Terrir se adapta muito bem a apartamentos por não precisar de atividade física extra, porém não gostam de ficar sozinhos. Ele precisa tomar banho 2 vezes por mês, para isto escolha um lugar com temperatura agradável e use alguns centímetros de água morna. Como todos os cachorros, essa raça também precisa cortar as unhas regularmente. É perigoso cortar as unhas do seu cão porque eles têm uma carne interna que se for cortada, dói muito e sangra bastante. Por isso, o ideal é que você leve ao veterinário ou petshop para cortá-las. Escovar os pelos diariamente é uma tarefa prazerosa tanto para o cão quanto para o dono.

Confira os melhores Shampoos para deixar seu Yorkshire cheiroso e com pelo brilhante!

Por não ter um subpelo, o Yorkshire Terrier não deve ser tosado. Dependendo do objetivo, pode-se fazer o corte para competição (pelos longos), o corte higiênico (tira os pelos apenas das patas, rosto e partes íntimas) e o corte filhote, que deixa o pelo bem curtinho, parecendo com o pelo dos filhotes de Yorkie.

Mantenha os pelos desembaraçados, brilhantes e bem cuidados com o fluído desembaraçador. Quem usa em Yorkshires, recomenda!

História

Embora a primeira coisa que chame a atenção quando vemos um Yorkshire seja a beleza deste cãozinho, a sua origem não é tão glamourosa quanto se pode pensar. Trazidos por Escoceses para a cidade de Yorkshire – Inglaterra no final do século 18, Skyes Terriers e Clydesdale Terriers começaram a ser cruzados com cães locais para desenvolver uma nova raça que fosse fácil de ser carregada e que pudesse ser usada nas minas de carvão para exterminar ratos.

Os primeiros Yorkshires eram muito maiores do que os atuais (entre 6 e 7 kilos), e foi através da reprodução seletiva por mais de 20 anos que chegamos nas versões hoje conhecidas de 1,3 quilos a 3,5 quilos. Também é atribuído ao cruzamento com Malteses o aprimoramento da pelagem dos Yorkishires atuais.

Veja rações feitas para as necessidades específicas da raça Yokshire Terrier!

COMPARTILHAR
Próximo artigoGuia de Raças: Poodle
Somos diferentes, amantes da natureza, descobridores da linguagem não verbal e entendimento pelo olhar. Somos diferentes, mais conscientes, mais amados, mais felizes, fazemos parte da Geração Pet. E acreditamos que nenhum lar é um lar sem um pet, é apenas uma CASA!