COMPARTILHAR

A partir dos sete anos de idade, já é recomendada a realização de exames periódicos em gatos para detecção precoce de alterações no organismo decorrentes da idade. Dentre tantos cuidados, a alimentação de gatos idosos é uma das tarefas mais importantes.
As alterações no organismo podem ser metabólicas, imunológicas e de composição corporal. Muitas são inevitáveis mas outras podem ser tratadas, evitadas ou controladas por meio de uma dieta balanceada.
A vida média dos gatos atualmente é de 16 anos. Com cuidados adequados seu gatinho viverá bastante tempo e bem!
Portanto, a administração de uma dieta senior é indicada para gatos a partir dos sete anos de idade.

alimentação gatos idosos

Não é só um fator comercial, uma vez que o organismo de um gato idoso não trabalha como o de um jovem adulto, suas necessidades nutricionais também são diferentes e mais específicas, pois o alimento do gato mais velho tem como objetivo manter o peso corporal, retardar ou mesmo impedir o desenvolvimento de doenças crônicas (como osteoatrose e insuficiência renal crônica) além de minimizar ou melhorar os sinais clínicos de doenças que já podem estar presentes.

Somente um veterinário pode detectar as doenças precoces através de exame clínico e laboratorial, pois sem exames de sangue, urina ou de imagem por exemplo, fica impossível detectar uma doença que ainda não apresenta sintomas.

Problemas mais comuns nos gatos idosos

  • Deterioração da pele e pelagem;
  • Perda de massa muscular;
  • Problemas intestinais;
  • Artrite;
  • Obesidade;
  • Problemas dentários;
  • Diminuição da capacidade em combater infecções.

Os cuidados de rotina devem envolver exames periódicos, ao menos duas vezes ao ano, bem como vacinação (mesmo os mais velhos), desvermifugação e controle de parasitas. Qualquer situação de estresse também deve ser evitada.

Uma manutenção atenciosa e bem feita sobre a saúde do seu gatinho idoso poderá garantir mais anos de uma ótima qualidade de vida e bem estar.

Manter sempre água fresca para ele e boas condições de higiene e conforto, são o essencial que o gato necessita. E a alimentação de gatos idosos merece atenção especial, por isso, confira esta seleção de ração especial para eles clicando aqui.