COMPARTILHAR
Escovar Dente do Cachorro

Muitas pessoas acreditam que escovar os dentes dos cães não é necessário, pois os animais nunca precisaram disto na antiguidade. Porém precisamos lembrar que todos os hábitos mudaram com o tempo. Na antiguidade os cães e todos os animais caçavam para comer e com isto comiam muita fibra e ossos que acabavam ajudando na limpeza dos dentes. Além disto sua expectativa de vida era menor. Se quisermos nossos companheiros por um longo tempo temos que, entre outros cuidados, cuidar da saúde bucal deles. Doenças como tártaro e outras infecções podem migrar para órgãos internos e causar complicações. Sem falar do mau hálito e dor que a falta de higiene bucal pode causar.

O hábito de escovar os dentes dos cães é facilitado quando é iniciado com o cão filhote, porém com paciência é possível obter sucesso com cães adultos.

Passo 1Encontre o momento certo para chamar seu cãozinho. Se ele estiver muito agitado, não vai funcionar. Chame-o quando ele estiver relaxado e calmo. É preciso criar uma rotina! O mais indicado é escovar os dentes do seu cão diariamente. Caso a saúde bucal dele seja boa, 3 vezes por semana pode ser suficiente.

Passo 2Junte suas ferramentas. Você deve utilizar uma escova e creme dental feito exclusivamente para cães (confira estes produtos aqui). Não use escovas feitas para humanos, elas podem machucar a gengiva do seu cão.E também não use creme dental feito para humanos, eles contém ingredientes que podem atacar o estômago do seu cão. Lembre-se ele irá engolir o creme dental no final da escovação.

higiene bucal

Passo 3Assuma sua posição, não fique acima dele e nem tome atitudes ameaçadoras. Certifique-se de que seu cão está confortável. Sente a frente dele, converse e deixe-o relaxado. Se ele parecer chateado, tente novamente mais tarde. Você precisa dominar todas as etapas e fazer com que a atividade seja tranquila, por isso vá devagar!

webmd_photo_of_man_comforting_dog_outside

Passo 4Prepare as gengivas. Use seus dedos, sem creme dental, para ir massageando a gengiva do seu cão e ir acostumando ele a este manuseio. Coloque uma pressão leve e só siga adiante quando seu cão estiver confortável com este manuseio.

webmd_photo_of_man_rubbing_dogs_gums

Passo 5 – Teste seu creme dental. Coloque um pouco de creme dental em seu dedo e deixe seu cão experimentar. Deixe ele lamber para que ele possa se acostumar com o sabor e textura do creme dental. Se depois de algum tempo ele se recusar a provar, experimente outro sabor. Com sorte você acertará o gosto dele!

webmd_photo_of_dog_licking_toothpaste

Passo 6 – Teste a escova de dentes. Quando já estiver manuseando a boca dele livremente, teste a escova de dentes com o creme dental. Levante seu lábio superior. Posicione as cerdas para que elas alcancem a linha da gengiva. Posicionar a um ângulo de 45 graus dos dentes para  ajudar as cerdas a massagear a linha da gengiva e limpar as placas.

webmd_photo_of_brushing_dogs_teeth1

Passo 7 – Use movimentos circulares. Escove em pequenos círculos, para cima e para baixo, em cada lado. Como você movimentará sua escova na linha da gengiva, algum pequeno sangramento pode aparecer. Um pequeno sangramento ocasional é normal, porém um grande sagramento ou contínuo pode significar que você está escovando com muita agressividade ou que ele pode ter alguma doença da gengiva. Fale com o seu veterinário, caso isto ocorra.

webmd_photo_of_brushing_dogs_teeth2

Passo 8 – Foque na Placa. Escove poucos dentes nas primeiras vezes e vá trabalhando um pouco mais a cada dia. O processo todo deve durar cerca de 2 minutos no total. Se seu cão resistir no início, comece com a parte externa e interna dos dentes caninos, onde a placa tende a se acumular. Se você conseguir escovar os dentes mais do fundo, ótimo, mas se não conseguir, fique tranquilo, a língua grossa deles ajudam a limpar esta área.

webmd_photo_of_brushing_dogs_teeth3

Passo 9Continue tranquilo em todo o processo, tranquilize o cão. Converse com ele em todo o processo de escovação, contando a ele exatamente o que está fazendo. Lembre-o que ele é um bom cachorro fazendo carinho ao finalizar.

webmd_photo_of_man_praising_dog

Passo 10 – Ao final recompense seu cão com seu petisco favorito ou com atenção extra. Sempre pare enquanto todos ainda estão se divertindo. Lembre-se também que os cuidados dentais não terminam com a escovação. Certos mastigadores e guloseimas também ajudam a combater as placas. (Clique aqui para ver alguns destes produtos). E não se esqueça de agendar limpezas dentárias profissionais regularmente. Pergunte ao veterinário qual a melhor frequência para o seu cão.

webmd_photo_of_man_rewarding_dog
Com o tempo, o processo se tornará uma rotina ótima para você e seu cão.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos comentários ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: http://pets.webmd.com