Início Saúde Alimentação Cachorro sem apetite: Como identificar e tratar

Cachorro sem apetite: Como identificar e tratar

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Os cachorros são conhecidos por serem comilões. Eles não podem escutar barulhos que remetam à comida, como a ração caindo no pote, que logo vêm abanando o rabo para se deliciarem com as guloseimas.

Mas existem muitos motivos que podem fazer com que o cão perca o seu apetite. E o que fazer nesses momentos?

Nesse texto iremos te mostrar as causas dessa falta de vontade de comer e como ajudar o seu pet a voltar aos seus hábitos normais.

Motivos

Doenças físicas e psicológicas podem causar falta de apetite. Crédito: jagdprinzessin por Pixabay

A falta de apetite é um dos sinais mais comuns de diversos tipos de doenças. Afinal, até nós, seres humanos, perdemos a fome quando estamos com febre, com gripes e até males mais preocupantes.

Por isso, quando o seu cachorro não está comendo como antes, é preciso ficar atento e levá-lo a um médico veterinário, para obter algum diagnóstico.

Problemas psicológicos, como a ansiedade devido à separação, também podem ser causas da falta de apetite. Em muitos casos em que os tutores ficam muito tempo fora de casa, os cachorros passam diversas horas sem se alimentar, e só comem quando o tutor chega em casa.

Uma dica, nesse caso, é oferecer ao cachorro brinquedos interativos, como aqueles que contém comida dentro, para que eles se distraiam no tempo em que o tutor estiver fora.

Essas situações podem fazer muito mal aos peludos, pois eles acabam ficando sem as vitaminas e os nutrientes necessários para o seu bem-estar. Por isso procure a ajuda de um veterinário!

Apetite seletivo

É preciso consultar profissionais para ajudar em casos de falta de apetite. Crédito: Divulgação

Além dos problemas físicos e psicológicos, mudanças nos costumes dos cachorros também podem acarretar à falta de vontade de se alimentar.

O cão vai mudando com o passar dos anos, por isso não é indicado manter a mesma ração para sempre. Assim como ele pode enjoar da mesma comida de sempre, as necessidades do seu corpo se modificam, necessitando de novos hábitos alimentares.

Existe um problema, também, que é mais comum em cachorros de raças menores. Eles acabam ficando muito seletivos com a sua comida, demandando que os seus tutores façam testes de troca de ração, até que eles fiquem satisfeitos.

Outra forma de fazer com que o cão que está sem apetite se interesse mais pela comida é interagir com ele na hora de oferecer a ração.

O tutor deve falar carinhosamente com o cão nesse momento, batendo os dedos no pote de ração, para chamar a sua atenção. Assim ele vai associar a refeição a uma coisa boa.

Existem adestradores que conseguem ajudar nesses casos de falta de apetite. Por isso, conte sempre com a ajuda de profissionais para manter a saúde do seu cão!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo aparar as unhas do gato?
Próximo artigoRabo de cachorro: como entender
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.