Início Saúde Cuidados Cachorros com mau hálito: saiba como tratar e acabar com o “bafo”

Cachorros com mau hálito: saiba como tratar e acabar com o “bafo”

COMPARTILHAR

Uma questão muito comum nos cachorros é o mau hálito, ou ainda, o tal “bafo” que tem um cheiro desagradável e muitas vezes faz com que tutores se sintam desconfortáveis com seus cachorros na presença de visitas e outras pessoas.

Tutores não precisam se sentir mal, pois cachorros com mau hálito são comuns. A grande maioria tem mau hálito, mas isto não quer dizer que seja algo normal e saudável.

O mau hálito em cachorros pode indicar algum problema de saúde e deve ser examinado e tratado. Pode ser algum problema digestivo ou na gengiva do cão, e o ideal é apresentar a questão ao veterinário e seguir suas orientações.

O que causa o mau hálito em cachorros?

Também chamado de halitose, o mau hálito em cachorros pode indicar inclusive questões mais sérias de saúde. Assim como nós, humanos, o “bafo” pode ser causado por uma má limpeza na boca ou também por doenças em órgãos internos, como estômago.

Ao levar seu cachorro ao veterinário, ele poderá examinar e identificar o que está causando exatamente o mau hálito. Pode ser gengivite (doença na gengiva) ou outras infecções.

Observe os sinais! Caso seu cachorro tenha algum sangramento ou dificuldade em comer ou engolir, além do mau hálito, procure rapidamente pelo veterinário pois pode ser algo grave!

Como tratar o mau hálito dos cachorros? 

Sabia que os cães também precisam ir ao dentista? Sim! Procure por um dentista veterinário e leve seu cachorro para que tenha um diagnóstico completo sobre sua saúde bucal, que é muito importante para uma boa qualidade de vida!

Os cuidados diários com o seu cachorro exigem uma limpeza diária de seus dentes, para prevenir placas e tártaro. O ideal é acostumá-lo desde filhote, pois cães não curtem muito que mexam em suas bocas.
Aqui, nós explicamos como escovar os dentes do seu cão.

Escovar Dente do Cachorro

Esta limpeza deve ser feita com escova e pasta dental próprios para cachorros, ideais para seus dentes.

Além de escova e pasta de dentes, também existe um tipo de enxaguante bucal, que refresca e auxilia na limpeza dos dentes e boca do seu cachorro, basta colocar na água dele, que deve ser sempre limpa e fresca.

Clique aqui e conheça produtos de higiene bucal!

A forma ideal de limpeza é com escova e pasta, mas caso seu cachorro não goste muito e seja difícil manter esta rotina, você pode também complementar a higiene bucal dele com petiscos “dentais”. São ossinhos em diversos formatos que os cachorros gostam de comer e que tratam da higiene ao mesmo tempo.

cachorro com mau halito petiscoClique aqui para conhecer as opções de petiscos dentais!

E existe também o palito dental! Saboroso e em formato prático, contém vitaminas que complementam a saúde do organismo do seu cachorro e também auxilia na higiene bucal.

Já nos casos em que o cachorro tenha uma doença periodontal causada por bactérias e falta de limpeza diária, o processo indicado é a remoção da placa bacteriana presente em toda a superfície dos dentes e abaixo das gengivas, sendo realizado o polimento dental em seguida, assim como nós, humanos, também fazemos às vezes no dentista.

Esse processo pode ser bem doloroso para o cachorro, pois ele precisa ser anestesiado. Por isso, recomendamos que a limpeza diária seja feita em casa, entre cachorro e tutor, para evitar procedimentos mais delicados com veterinários e dentistas.

Procure seu veterinário de confiança e converse sobre a saúde bucal do seu cachorro para que tenha uma qualidade de vida maior e bem estar!