Início Comportamento Cachorros escolhem um dono dentro de casa?

Cachorros escolhem um dono dentro de casa?

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Os cachorros são animais muito sociais, eles geralmente adoram estar perto de pessoas. Mas você pode perceber que eles costumam escolher o seu “humano preferido”.

Isso é bastante comum e existem fatores que levam o cão a escolher o seu dono dentro de casa. Nesse texto iremos explicar com isso acontece!

Interação social

Os cachorros adoram interação social. Crédito: iStockphoto/Getty Images

Muita gente acha que a preferência do cachorro se dá pela pessoa que sempre o alimenta. Mas nem sempre isso é o mais importante para o bichinho. É mais complexo do que isso.

Quando o cachorrinho chega na família como filhote, a pessoa que mais interagir com ele até os seis meses poderá se tornar o seu favorito.

Até os seis meses, o cérebro do cachorro é muito receptivo. Então, as experiências sociais que ele tem podem influenciar pelo resto de suas vidas.

A pessoa que mais tirar um tempo para brincar com o cachorrinho nesse período e que lhe oferecer alimento, ou seja, experiências positivas, certamente será o escolhido.

Dar carinho e atenção pode ajudar a ganhar a confiança do seu pet. Crédito: Divulgação

Para que o cãozinho se torne mais sociável e se acostume com mais pessoas, é muito importante que nesse período da vida ele tenha muitas experiências sociais. Todos da família devem brincar e interagir com o bichinho por, pelo menos, 30 minutos ao dia.

Assim ficará muito fácil que a personalidade do cachorro seja alegre e altamente sociável.

Comida

A comida é algo muito importante para os cachorros. Por isso, é quase certo que as pessoas que sempre o alimentam acabem ganhando um grau de preferência.

Sair passear com o seu cachorro é uma ótima dica de interação social. Crédito: Divulgação

Mas médicos veterinários indicam que as pessoas que passam um tempo de qualidade com os bichinhos podem, também, se tornar os escolhidos.

Por isso, não adianta fazer carinho no cachorro sem ao menos olhar para ele. É importante deixar de lado o celular, a televisão, para se dedicar ao seu companheiro.

No caso de o cachorro já chegar adulto na família, saiba que ainda há tempo de acostumá-lo com a sua presença e se tornar o favorito. A dica é sempre se mostrar presente e agradá-lo, com carinho, brincadeiras e petiscos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCachorro engasgado: o que fazer?
Próximo artigoGuia de Raças: Himalaia
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.