Início Dicas Cães brigando, como separar

Cães brigando, como separar

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Os cães costumam ser animais bastante sociáveis. Você pode perceber isso quando um cachorro se depara com outro na rua e logo já fica curioso, buscando uma forma de brincar entre eles.

Porém, durante essa interação entre dois peludos pode acontecer algo que desperte a agressividade e eles partam para a briga. Esse é um dos pesadelos dos tutores!

Nessa situação, o que fazer para separar os cachorros brigando? Nesse texto iremos dar dicas sobre como manter a paz entre os pets.

Possessividade e domínio do território

Os cachorros brigam por causa de território e por comida. Crédito: Divulgação

Quando os tutores passeiam com os cachorros na rua, geralmente os peludos costumam ser bastante sociáveis com outros animais. Porém, dentro de casa pode ser bastante diferente.

Os cães possuem em seu DNA a questão de defender o seu território, por isso é preciso tomar cuidado ao introduzir outro animal em casa. A apresentação precisa ser feita com cuidado, aos poucos, para que os cachorros vão se acostumando com a presença um do outro.

É preciso estar atento à comida e aos brinquedos nesse caso. O sentimento de possessividade desperta com força na hora da refeição, portanto é indicado manter as tigelas de comida bastante afastadas, pelo menos no começo.

No caso de brinquedos, se houver dois cães em casa, os tutores necessitam comprar um para cada peludo. Dessa forma, eles não irão brigar por conta disso.

Mas se caso surgir uma briga, o que fazer?

Jamais entre no meio da briga dos cachorros. Crédito: Divulgação

Se os cães iniciarem uma briga, existem duas formas bastante eficazes de separá-los sem se arriscar.

A primeira delas é jogar água nos briguentos. Você pode usar um borrifador ou até uma mangueira. Quando os cachorros sentirem a água em seu corpo, irão se incomodar e pararão a briga.

Assim que eles se separarem, use um objeto para manter a distância entre eles, como um latão de lixo, por exemplo, e os distraia com algum objeto ou com comida. Dessa forma eles não voltarão a brigar.

Outra forma de acabar com a briga é fazer barulhos perto dos cachorros. Bata panelas, chacoalhe algo que faça bastante barulho, até que eles fiquem com medo e parem de brigar.

Então utilize a mesma técnica para separá-los e a paz estará mantida!

O que não fazer

Se as brigas continuarem, procure a ajuda de um profissional, como um adestrador. Crédito: Divulgação

Aproveitamos também para dar dicas sobre o que não fazer quando se deparar com uma briga.

Jamais tente separá-los com as próprias mãos ou entrando no meio. Certamente você sairá com machucados dessa briga.

Por mais que bata o desespero, não grite perto de dois cachorros. Isso fará com que eles fiquem agitados e briguem mais ainda.

Caso as brigas continuem, é preciso contar com a ajuda de profissionais. Adestradores podem ajudar a manter um comportamento mais equilibrado entre os cães, por exemplo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor que gato dorme tanto?
Próximo artigoEspécies de peixes que podem viver juntas
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.