COMPARTILHAR

Muita gente já ouviu falar dos efeitos da catnip em gatos e sempre fica a dúvida: catnip é uma droga?

A catnip (Nepeta cataria) é uma planta do gênero Nepeta que também são membros da mesma família da hortelã e menta. Ela é conhecida por causar um efeito eufórico nos gatos.

Quando os gatos sentem o cheiro da catnip,  apresentam uma série de comportamentos parecidos com o de gatas no cio. Eles normalmente se esfregam, cabeça e corpo sobre a erva, saltam, rolam, correm, e alguns até ficam bem eufóricos. Esse efeito tem uma duração média de cerca de 10 minutos. Entretanto, nem todos os gatos respondem dessa forma à catnip. A sensibilidade à planta é de base genética e é hereditária, cerca de 30% a 50% dos gatos não sentem esse efeito.

catnip

Além disso, a catnip não afeta filhotes até que eles atinjam a maturidade sexual, o que ocorre por volta de seis meses. Além dos nossos gatos domésticos, leões, tigres e também leopardos demonstram o mesmo comportamento na presença da planta.

Do que é feita a catnip?

O principal ingrediente ativo responsável por desencadear esse comportamento no gato é um óleo volátil chamado nepetalactone, encontrado nos caules e folhas de catnip. Esse óleo entra nos tecidos nasais do gato e acredita-se que se liga a receptores que ativam áreas especificas do cérebro responsáveis pelas respostas a estímulos emocionais e comportamentais. Isso resulta na excitação que observamos nos gatos e sugere-se que são semelhantes às respostas a feromônios sexuais.

E catnip vicia?

Não! O efeito da catnip varia de 10 a 15 minutos e após isso o gato passa por um período refratário que dura cerca de 1 hora em que não é mais afetado. Sendo assim, não existe o risco de uma overdose de catnip! Quando eles estiverem “satisfeitos”, vão recusar mais oferta da planta.

catnip

Alguns gatos podem até comer catnip. Eles fazem isso na verdade para “machucar a planta” fazendo-a com que libere mais nepetalactone. Além disso, a planta é usada em medicina humana alternativa no preparo de chá para alívio de cólicas e dores de estômago.

Lembrando que os efeitos pseudo-narcóticos da catnip em gatos não acontece em humanos, simplesmente porque são cérebros fisiologicamente diferentes!

Como devo oferecer catnip ao meu gato?

Diversos brinquedos de gatos contêm catnip no seu enchimento. É possível também comprar em pet shops a erva desidratada que pode ser esfregada em arranhadores e brinquedos. É possível também providenciar sementes de catnip e plantar um uma jardineira, assim o gato terá um “self service”, podendo mordiscar a planta quando lhe interessar. Existe também, a possibilidade de comprar catnip em spray para ser usado da mesma forma que a planta desidratada.

catnip

E falando nisso: investigações científicas têm sido recentemente voltadas para o enriquecimento ambiental de gatos domésticos com o objetivo de minimizar os efeitos do estresse nesses felinos e o estimulo olfatório tem demonstrado importante valor. Os gatos responsivos à catnip ficam mais brincalhões, ativos e portanto mais felizes.

Quer adquirir catnip para seu amiguinho felino?
Clique aqui e conheça todos os produtos disponíveis!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTipos de tosa para Poodle
Próximo artigoSaiba tudo sobre AN – Alimentação Natural
Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Especializada em Medicina Felina pela Universidade Anhembi Morumbi. Cursando sua segunda especialização em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas. Sócia Proprietária da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa!