Início Dicas Como cuidar de hamster?

Como cuidar de hamster?

COMPARTILHAR
Crédito: Free-Photos por Pixabay

Para quem gosta de ter pets diferentes, optar por levar um hamster para casa pode ser uma ótima pedida!

Esses bichinhos, bem pequenos e fofos, são extremamente apaixonantes e não precisam de um espaço muito grande para se sentirem confortáveis. Mas eles exigem alguns cuidados especiais.

Confira nesse texto as melhores dicas para oferecer um lar receptivo para esses pequenos roedores.

Primeiros cuidados

Hamsters adoram se exercitar na rodinha. Crédito: Divulgação

Os hamsters são tipos de roedores bastante populares entre os amantes de animais. Para quem deseja adotá-los como pets, a primeira coisa que precisa ser pensada é em sua casinha.

Nos pet shops existem diversos tipos de gaiolas específicas para pequenos roedores. Portanto, deixe tudo arrumado antes de levar um hamster para sua casa.

Veja bem o tamanho do seu novo pet e escolha uma gaiola que ofereça um bom espaço para ele poder dormir, comer e brincar. Um bom parâmetro de tamanho seria uma gaiola entre 40 e 60 centímetros.

Perceba se as grades não são muito espaçadas – geralmente não são, mas não custa avaliar. Assim você evita fugas e não perde a cabeça tentando encontrar um bichinho pequenino correndo pela casa.

O chão da gaiola precisará ser forrado, para ficar mais confortável para o hamster passear. Utilize substratos, feno, folhas secas ou outros materiais atóxicos. Eles podem ser encontrados nos pet shops.

Legumes e vegetais podem ser servidos como petiscos. Crédito: mordilla-net por Pixabay

Monte, também, uma casinha dentro da gaiola para ele poder dormir. Ele adora túneis e espaços mais fechadinhos, para se sentir mais seguro.

A gaiola deve ser deixada em local fresco e arejado, mas sem estar exposto a correntes de vento e diretamente ao Sol.

Muita energia

Os hamsters costumam ter bastante energia, por isso você precisará dispor de brinquedos para ele poder se distrair.

O mais comum é a rodinha, onde o seu hamster com certeza se exercitará todos os dias. Ou melhor, todas as noites, já que esse tipo de bichinho costuma ter hábitos noturnos.

Eles adoram coisas duras para poder roer. Crédito: Christine Trewer por Pixabay

Procure nos pet shops, também, brinquedos rígidos, para que o hamster possa ficar roendo. Ele vai adorar!

Outra dica é espalhar petiscos, como verduras e vegetais, pela gaiola. Ele irá se distrair buscando os alimentos e ainda terá uma boa alimentação!

Alimentação

Por falar em alimentação, a melhor dica é comprar rações e grãos específicos para hamsters. Elas deverão ser servidas como as principais refeições, pois contêm os nutrientes necessários para garantir a saúde do bichinho.

Os hamsters adoram legumes e verduras, portanto você pode servi-las como petiscos. É uma fofura observá-los roendo esses alimentos!

Porém é preciso se atentar aos alimentos proibidos para esse tipo de animal. São eles: cebola, amêndoa, feijão, batata, frutas com sementes (como abacate), cebolinha, berinjela, temperos, alho-poró, alho, alface americana, tomate e frutas cítricas não são permitidos.

Legumes e vegetais podem ser servidos como petiscos. Crédito: mordilla-net por Pixabay

Nunca ofereça ao hamster comidas humanas, industrializadas e muito temperadas. Os doces também estão proibidos.

No caso da água, é sempre bom mantê-la fresca e filtrada. Bebedouros automáticos, tipo mamadeira, são bastante indicados.

Veja aqui uma lista completa de itens para oferecer bastante bem-estar para o seu hamster.

Cuidados especiais

Os hamsters costumam ser bastante saudáveis, desde que bem alimentados, hidratados e com uma casinha espaçosa e cheia de brinquedos. Por isso você não precisará se preocupar muito com sua saúde.

Porém, se notar sinais de diarreia, queda de pelos, falta de apetite, espirros e cauda molhada, procure a ajuda de um médico veterinário!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHigiene correta dos potes de ração!
Próximo artigoComo limpar corretamente o aquário?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.