Início Saúde Cuidados Como dar remédio para cachorro?

Como dar remédio para cachorro?

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Quando o cachorro fica doente, às vezes surge um desafio para os tutores: dar o medicamento indicado pelo médico veterinário.

Alguns pets ficam relutantes em receber a medicação, por isso é preciso seguir algumas dicas para conseguir fazer com que o bichinho engula realmente o remédio.

Veja nesse texto como fazer isso da melhor forma!

Na comida

Caso tenha dúvidas, peça ajuda do médico veterinário. Crédito: Divulgação

Caso o seu cão não esteja em uma dieta alimentar restrita, a melhor forma de dar o medicamento, seja ele em comprimido ou em gotas, será misturá-lo com comida enlatada. Verifique bem a quantidade de remédio a ser dada, para misturar numa quantia equivalente de alimento.

No caso de medicamentos em gotas, não é indicado tentar pingar diretamente na boca do cachorro. Será muito difícil mantê-lo parado para ministrar todas as gotas.

E, além disso, não será muito agradável para o cãozinho receber um remédio com gosto ruim diretamente na sua língua.

Técnica

Seguindo a técnica, será bem mais fácil cuidar do seu bichinho. Crédito: Divulgação

Mas caso não seja possível misturar o medicamento na comida, existe uma técnica que pode resolver o problema.

Para dar remédios em comprimidos, siga essas instruções:

Para dar remédios em comprimidos, siga essas instruções:

  1. Deixe o remédio em um local de fácil acesso e chame o seu cão, com uma voz bem animada, para ele não perceber que você o está chamando só para dar o medicamento.
  2. Leve-o até um local onde você consiga deixa-lo de costas para a parede. É indicado que você o coloque em um local alto – como em cima de uma mesa por exemplo -, pois assim conseguirá ter mais controle sobre ele. Caso possível, peça para alguém auxiliar, para evitar que o cãozinho caia.
  3. Pegue o comprimido como o dedo indicador e o polegar. Com a outra mão, segure o focinho do cachorro levantando-o um pouco, usando o polegar de um lado e os outros dedos do outro lado.
  4. Aperte atrás dos caninos superiores, para que ele abra a boca, e incline a cabeça do cachorro para trás. Use um dos dedos da mão que está segurando o comprimido para abrir um pouco mais a boca do cachorro.
  5. Coloque o comprimido o mais profundamente dentro da boca possível e feche-a, levando-a para baixo, para que ele engula. Assoprar ou esfregar o focinho pode ajudar a fazê-lo engolir.
  6. Faça muita festa para o cãozinho depois desse procedimento, para que seja mais fácil de ministrar o remédio nas próximas vezes. Se ele não estiver de dieta, ofereça um petisco, para que ele não fique traumatizado.

Para dar remédios em gotas, o procedimento é um pouco diferente:

  1. Prepare o medicamento, colocando-o numa seringa ou conta-gotas e deixe-o em um local de fácil acesso.
  2. No início, siga os mesmos procedimentos que listamos anteriormente, deixando o cachorro de costas para a parede e num local acima do chão.
  3. Com a mão livre – a outra estará com a seringa ou o conta-gotas -, segure o focinho do cão e incline a cabeça levemente para trás.
  4. Coloque a seringa ou o conta-gotas na cavidade formada entre a bochecha e os dentes de trás do cachorro. Assim vá ministrando o remédio lentamente, dando uma pausa entre cada porção. Perceba se ele está engolindo e vá definindo o ritmo a partir disso. Ele pode tentar sair e o remédio cair para fora. Assim, você terá que preparar outra dose do remédio.
  5. Limpe o cão, caso necessário, e depois faça muita festa, oferecendo-o um petisco, se puder.

Se você tiver dúvidas sobre como fazer tudo isso, peça para que o médico veterinário lhe mostre todo esse procedimento. Certamente ele poderá te ajudar com essa tarefa!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTártaro em Cães: Como prevenir e como tratar
Próximo artigoFestas de fim de ano, seu cão seguro
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.