Início Comportamento Como lidar com gato agressivo?

Como lidar com gato agressivo?

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Os gatos são animais que encantam por sua beleza e elegância. Eles são o segundo animal de estimação mais adorado pelos brasileiros, ficando atrás somente dos cachorros.

Apesar de terem sido domesticados há milhares de anos, os pequenos felinos ainda conservam características de sua época selvagem.

Por isso, podem ocorrer casos em que o gato se torna agressivo e ataca os seus próprios tutores.

Mas podem ficar tranquilos, pois existem formas de ajudar a acalmar os bichanos. Continue lendo esse texto que iremos dar as melhores dicas para ajudar a acabar com a agressividade felina.

Causas e como acalmar

Os gatos ainda possuem instinto selvagens. Crédito: Neringa olbutaite por Pixabay

Diferente dos cachorros, que se mostram totalmente dóceis, os gatos ainda têm alguns instintos selvagens, como a vontade de caçar.

Por isso, é preciso ficar atento se o seu bichano não está se tornando agressivo demais.

Um dos principais fatores que pode fazer com que gato fique bravo é se ele se sentir ameaçado. Um gatinho com medo pode ser perigoso, pois irá utilizar as suas garras para se defender.

Por isso, é preciso perceber o que está deixando o gato amedrontado, para que você, como tutor, possa mudar essa situação e oferecer um local seguro para ele.

Às vezes o medo pode surgir pela entrada de estranhos na casa. Caso isso aconteça, é preciso apresentar aos poucos as visitas para o gatinho, para que ele entenda que está tudo bem.

É preciso analisar o comportamento do bichano para saber de onde vem a agressividade. Crédito: Divulgação

Outro fator que pode despertar a ira do gato é o estresse. A melhor forma de acalmar o felino nesse caso é oferecer distrações.

Uma boa dica é deixar brinquedos exclusivos para gatos pela casa, para que ele possa se divertir e gastar energia.

Distrações envolvendo petiscos, em que o gato precisa se esforçar para conseguir pegar a comida, são ótimos. Dessa forma, ele também satisfaz a sua vontade de caçar.

Existem também produtos que ajudam a aliviar o estresse dos gatos, como sprays que emitem odores que acalmam os bichanos.

Ajuda profissional

O instinto de caça ainda é forte nos gatos. Crédito: Divulgação

Sempre que sentir que não está havendo melhora no comportamento, é preciso pedir a ajuda de um profissional.

Médicos veterinários e adestradores de gatos poderão compreender o que está causando a agressividade e indicar a melhor forma de sanar esse problema.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo acostumar o cachorro com o nome?
Próximo artigoCachorro ansioso: Medo de ficar sozinho
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.