Para os amantes do mundo aquático, seja marinho ou dos rios, é um enorme prazer contar com um aquário em casa. Poder conviver com bichinhos extraordinários, como os peixes, é um presente.
Mas, para poder oferecer bem-estar e um bom ambiente a esses seres nadadores, é preciso tomar certos cuidados com o aquário. É essencial manter a higiene do local, por isso separamos algumas dicas nesse texto!
Nem muito sujo, nem muito limpo

Como o objetivo do aquário é recriar um ambiente de fundo do mar ou de rios, a higienização não precisa ser exagerada. Dispense produtos de limpeza comuns, como detergentes e desinfetantes, pois eles podem prejudicar a saúde dos peixinhos.
O aquário poderá contar com algumas algas e substâncias que mantém o local como um ambiente seguro para os bichinhos. Mas também não se pode relaxar e deixá-lo imundo.
A frequência de limpeza do aquário vai depender muito do seu tamanho, do número de peixes e também das espécies ali presentes. Por isso, é sempre bom pedir orientações no pet shop onde o aquário e os peixes foram adquiridos.
Como limpar

Nos pet shops existem materiais exclusivos para a realização da limpeza de aquário. Por isso, não deixe de comprá-los assim que levar o aquário para sua casa.
Um dos itens essenciais é um kit de teste de pH da água. Se não estiver equilibrado, é necessário fazer a troca da água.
Para isso, utilize um sifão, objeto de plástico que faz sucção, conectado por uma mangueira com um balde e retire até, no máximo, 30% da água. Nunca retire toda a água, pois é necessário manter uma certa quantidade para não estressar os peixes com uma água 100% nova.
Essa água retirada pode ser jogada no vaso sanitário.
Sobre a água nova, certifique-se de que ela não possui cloro e que esteja na mesma temperatura da água que já estava no aquário. Ela precisa ser colocada gentilmente, podendo ser por meio do sifão.
Fundo do aquário
O fundo do aquário às vezes junta algumas impurezas, que podem ser higienizadas com a ajuda de um sifão.

Conecte-o a um balde por uma mangueira e leve o sifão até o fundo do aquário. Deixe que ele faça a sucção das impurezas e depois jogue fora a água com a sujeira.
Para realizar essa limpeza é preciso desligar o filtro, as luzes e os controladores de temperatura.
Itens de decoração
Nos aquários existem muitos itens que ajudam a decorá-lo e deixá-lo ainda mais bonito.
Para deixá-los mais limpos, você precisa retirá-los do aquário com cuidado e usar uma escova com cerdas duras, sem usar nenhum tipo de produto. Lembrando que os produtos de limpeza podem ser nocivos à saúde dos peixinhos.
Sempre conte com a ajuda de profissionais no caso de dúvidas. Eles te darão os melhores conselhos para manter o seu aquário limpo e cheio de vida!