Início Dicas Como limpar corretamente o aquário?

Como limpar corretamente o aquário?

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Para os amantes do mundo aquático, seja marinho ou dos rios, é um enorme prazer contar com um aquário em casa. Poder conviver com bichinhos extraordinários, como os peixes, é um presente.

Mas, para poder oferecer bem-estar e um bom ambiente a esses seres nadadores, é preciso tomar certos cuidados com o aquário. É essencial manter a higiene do local, por isso separamos algumas dicas nesse texto!

Nem muito sujo, nem muito limpo

A frequência da limpeza depende do tamanho do aquário, da quantidade de peixes e espécies. Crédito: Divulgação

Como o objetivo do aquário é recriar um ambiente de fundo do mar ou de rios, a higienização não precisa ser exagerada. Dispense produtos de limpeza comuns, como detergentes e desinfetantes, pois eles podem prejudicar a saúde dos peixinhos.

O aquário poderá contar com algumas algas e substâncias que mantém o local como um ambiente seguro para os bichinhos. Mas também não se pode relaxar e deixá-lo imundo.

A frequência de limpeza do aquário vai depender muito do seu tamanho, do número de peixes e também das espécies ali presentes. Por isso, é sempre bom pedir orientações no pet shop onde o aquário e os peixes foram adquiridos.

Como limpar

O pH da água deve estar equilibrado para manter o bem-estar dos peixes. Crédito: Divulgação

Nos pet shops existem materiais exclusivos para a realização da limpeza de aquário. Por isso, não deixe de comprá-los assim que levar o aquário para sua casa.

Um dos itens essenciais é um kit de teste de pH da água. Se não estiver equilibrado, é necessário fazer a troca da água.

Para isso, utilize um sifão, objeto de plástico que faz sucção, conectado por uma mangueira com um balde e retire até, no máximo, 30% da água. Nunca retire toda a água, pois é necessário manter uma certa quantidade para não estressar os peixes com uma água 100% nova.

Essa água retirada pode ser jogada no vaso sanitário.

Sobre a água nova, certifique-se de que ela não possui cloro e que esteja na mesma temperatura da água que já estava no aquário. Ela precisa ser colocada gentilmente, podendo ser por meio do sifão.

Fundo do aquário

O fundo do aquário às vezes junta algumas impurezas, que podem ser higienizadas com a ajuda de um sifão.

Profissionais da área devem ser consultados para orientações. Crédito: Divulgação

Conecte-o a um balde por uma mangueira e leve o sifão até o fundo do aquário. Deixe que ele faça a sucção das impurezas e depois jogue fora a água com a sujeira.

Para realizar essa limpeza é preciso desligar o filtro, as luzes e os controladores de temperatura.

Itens de decoração

Nos aquários existem muitos itens que ajudam a decorá-lo e deixá-lo ainda mais bonito.

Para deixá-los mais limpos, você precisa retirá-los do aquário com cuidado e usar uma escova com cerdas duras, sem usar nenhum tipo de produto. Lembrando que os produtos de limpeza podem ser nocivos à saúde dos peixinhos.

Sempre conte com a ajuda de profissionais no caso de dúvidas. Eles te darão os melhores conselhos para manter o seu aquário limpo e cheio de vida!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo cuidar de hamster?
Próximo artigoGuia de raças: Fox Paulistinha
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.