Início Comportamento Dicas para o cachorro não mexer no lixo

Dicas para o cachorro não mexer no lixo

COMPARTILHAR

Os cachorros podem estar bem alimentados e com comida sempre ao seu alcance, mas muitos deles adotam um hábito terrível: revirar o lixo. Muitos tutores já passaram – ou ainda passam – por esse problema, que é algo natural para o cãozinho.

Mas existe solução! Nesse texto iremos dar algumas dicas para acabar com essa atitude dos peludos.

Motivos para fuçar o lixo

Eles adoram cheiros diferentes e no lixo há muitos deles

Os cachorros possuem um olfato muito mais apurado do que o nosso, portanto eles sentem cheiros diferentes de longe. E quer um lugar com mais aromas, não tão bons para nós humanos, porém muito atraentes aos cães do que um cesto ou saco de lixo?

Eles adoram cheirar tudo e no lixo podem ser encontrados, ainda, restos de comida. Com certeza eles, curiosos como são, irão querer revirar tudo para ver o que tem por ali.

Esse é um hábito que vem desde os primórdios da domesticação desses bichinhos. Acredita-se que os primeiros cachorros começaram a surgir a partir de lobos domesticados pelos seres humanos há milhões de anos. E como esses bichos selvagens não tinham sorte sempre em suas caças, acabavam rodeando os humanos e comendo os restos que eram jogados.

O tédio pode ser um motivo para o cachorro fuçar o lixo

Mas, hoje em dia, por mais bem alimentados que sejam, muitos cachorros ainda insistem em procurar ver o que mais tem para comer, só que no nosso lixo. Ou então, podem apenas revirar os sacos e cestos com dejetos por estarem entediados.

Sim, para eles, revirar o lixo pode se tornar uma divertida brincadeira.

Como fazer para evitar

Oferecer brinquedos pode ajudar a evitar o problema, caso o tédio seja o motivo

Para a sorte dos tutores, existem algumas táticas que podem evitar esse problema com os peludos.

A principal delas é evitar de deixar os cestos ou sacos de lixo ao alcance dos bichinhos. Os objetos podem ser colocados dentro de armários, embaixo da pia da cozinha, por exemplo, ou em lugares altos, que os cães não alcancem.

Mas caso isso não seja possível, uma dica é colocar uma lata de alumínio cheia de pedras em cima do cesto. Assim, toda vez que o cachorro derrubar o lixo, irá escutar um barulho não muito agradável e irá se afastar. Com o tempo ele irá entender essa ação como algo não muito prazeroso.

Outro meio de evitar o problema é utilizar cestos de lixo com travas. Isso porque os cachorros são danados e muitos conseguem aprender a abrir a tampa da lixeira, caso não tenha algo travando.

No caso de o cachorro revirar o lixo por tédio, o mais indicado é oferecer distrações para ele. O tutor deve deixar à disposição do bichinho vários tipos de brinquedo, assim ele se manterá distraído mesmo que esteja sozinho. E o lixo, com certeza, ficará no lugar certo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFIV Aids Felina
Próximo artigoOs tipos de pelos de cães
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.