Início Saúde Cuidados Dirofilariose: o que é, sintomas e tratamento

Dirofilariose: o que é, sintomas e tratamento

COMPARTILHAR
Crédito: Free-Photos por Pixabay

Há anos vemos campanhas de combate ao famoso mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Mas você sabia que ele também pode transmitir uma doença aos cachorros?

Ao ser picado por um mosquito que esteja contaminado pelo parasita Dirofilaria immitis, o cão pode contrair uma doença chamada Dirofilariose. Ou mais conhecida como “verme do coração”.

Nesse texto iremos dar dicas de como evitar esse male no seu pet.

Sintomas

O cachorro pode demorar para apresentar sintomas. Crédito: Moshe Harosh por Pixabay

Os sintomas da Dirofilariose demoram muito para aparecer. O parasita pode já estar alocado no organismo do seu bichinho há bastante tempo, por isso exames periódicos são bastante recomendados.

Já em fase mais avançada, o cachorro contaminado pode apresentar tosse, intolerância ao exercício, fraqueza, perda de peso e falta de ar. Para tratar do cachorro contaminado, é preciso procurar por um médico veterinário, que irá indicar medicamentos para eliminar o parasita, que são os adulticidas e microfilaricidas.

O verme que transmite a doença é redondo e se instala nos vasos sanguíneos do pulmão e também do coração, onde se alimenta do sangue do cão. Assim compromete o bom funcionamento circulatório e causa insuficiência cardiáca.

Diante disso, uma boa dica é seguir as orientações da Zoonoses na questão do combate ao mosquito transmissor. Assim, você, como tutor, ajuda a evitar a proliferação de diversas doenças.

A melhor forma de evitar que seu cachorro adoeça é combater o mosquito transmissor. Crédito: Jose Conejo Saenz por Pixabay

Aqui estão algumas orientações de Centros de Controle de Zoonoses:

*Evite deixar água parada em sua casa;
*Limpe as calhas, que podem acumular água caso estejam cheias de folhas, por exemplo;
*Coloque desinfetante nos ralos;
*Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas;
*Descarte o seu lixo em locais adequados.

COMPARTILHAR
Artigo anterior5 melhores rações Super Premium de cachorro em 2019
Próximo artigoGuia de Raças: Basenji
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.