Há anos vemos campanhas de combate ao famoso mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.
Mas você sabia que ele também pode transmitir uma doença aos cachorros?
Ao ser picado por um mosquito que esteja contaminado pelo parasita Dirofilaria immitis, o cão pode contrair uma doença chamada Dirofilariose. Ou mais conhecida como “verme do coração”.
Nesse texto iremos dar dicas de como evitar esse male no seu pet.
Sintomas

Os sintomas da Dirofilariose demoram muito para aparecer. O parasita pode já estar alocado no organismo do seu bichinho há bastante tempo, por isso exames periódicos são bastante recomendados.
Já em fase mais avançada, o cachorro contaminado pode apresentar tosse, intolerância ao exercício, fraqueza, perda de peso e falta de ar. Para tratar do cachorro contaminado, é preciso procurar por um médico veterinário, que irá indicar medicamentos para eliminar o parasita, que são os adulticidas e microfilaricidas.
O verme que transmite a doença é redondo e se instala nos vasos sanguíneos do pulmão e também do coração, onde se alimenta do sangue do cão. Assim compromete o bom funcionamento circulatório e causa insuficiência cardiáca.
Diante disso, uma boa dica é seguir as orientações da Zoonoses na questão do combate ao mosquito transmissor. Assim, você, como tutor, ajuda a evitar a proliferação de diversas doenças.

Aqui estão algumas orientações de Centros de Controle de Zoonoses:
*Evite deixar água parada em sua casa;
*Limpe as calhas, que podem acumular água caso estejam cheias de folhas, por exemplo;
*Coloque desinfetante nos ralos;
*Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas;
*Descarte o seu lixo em locais adequados.