Início Prevenção e Informação Doenças Renais: Como tratar e cuidar do seu pet

Doenças Renais: Como tratar e cuidar do seu pet

COMPARTILHAR
Dog German shepherd eating or drinking from bowl painted in bones in home. Horizontal, color image.

Assim como nós, humanos, os rins dos pets têm, entre outras funções, a tarefa de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo.

A doença renal crônica (DRC) é muito comum em gatos, mas também pode afetar os cães, principalmente os idosos.

Definida como uma alteração na estrutura ou função do rim, a doença renal precisa estar presente no organismo do pet há cerca de três meses para ser considerada crônica.

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sinais clínicos podem variar conforme o estágio da doença. Porém, os principais são: vômito, náusea, falta de apetite, perda de peso, anemia e aumento da quantidade de urina.

Procure ficar atento se o consumo de água do seu pet aumentar repentinamente, pois esse também é um sinal que indica problemas nos rins.

Caso o seu animalzinho apresente alguns desses sintomas, é necessário levá-lo ao Médico Veterinário para uma consulta, onde será realizada uma análise completa, exame físico detalhado e exames complementares para a confirmação do diagnóstico e tratamento.

Raças com maior predisposição

A DRC pode ter sua origem congênita, familiar ou adquirida e costuma ser mais comum em algumas raças de felinos e cães.

Entre felinos:

– Maine Coon

– Abissínio

– Azul Russo

– Persa

– Birmanês

Entre cães:

– Chow Chow

– Golden Retriever

– Rottweiler

– Poodle

– Pinscher

Como é feito o tratamento?

Investir na prevenção de doenças renais é fundamental, pois os tratamentos são variados e podem exigir acompanhamento por bastante tempo ou até mesmo pelo resto da vida do seu pet.

No caso de cálculos renais, pode ocorrer uma intervenção cirúrgica, principalmente se houver obstrução. O tratamento de Células-Tronco, desenvolvido pela Dra. Mei, ajuda a prevenir o seu pet de diversas complexidades, inclusive de alterações causadas pelas doenças renais.