Início Comportamento Festas de fim de ano, seu cão seguro

Festas de fim de ano, seu cão seguro

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Chegamos ao final de mais um ano e todo se lembra de uma coisa nessa época: as festas. Sim, é o momento em que festejamos com a família e aguardamos o início de um novo ano.

Porém, apesar de aproveitarmos para nos divertir nesses momentos, pode não ser uma ocasião tão divertida para os pets. Atividades fora da rotina, aumento do número de pessoas na casa e os fogos artifício podem ser fatores de grande estresse para os cachorros e gatos.

Nesse texto iremos reunir algumas dicas para cuidar bem do seu pet nesse período.

Principais preocupações

O cachorro pode se sentir estressado e com medo nessa época. Crédito: Brett Hondow por Pixabay

A época do fim do ano é totalmente atípica para os pets. É quando famílias inteiras costumam se reunir, são realizadas festas o dia todo (e a noite toda também), muito barulho…

Tudo isso pode contribuir para o seu pet tenha comportamentos não usuais e acabe ficando estressado, ou com muito medo.

Portanto, o tutor deverá ficar atento ao comportamento do seu bichinho. Se mostrar presente é uma ótima dica, para que ele perceba que conta com o seu auxílio.

Por conta do excesso de pessoas e de barulho, os animais podem procurar lugares para se esconder. Não é indicado evitar que ele se esconda, mas busque sempre checar como ele está, lhe oferecendo carinho e petiscos, para tentar acalmá-lo.

Alimentação

Se mostrar presente, dando carinho, pode ajudar o animal a se desestressar. Crédito: Divulgação

Durante as festas de fim de ano, algo que nós, humanos, esperamos muito são as comidas maravilhosas. Porém, para os pets, não é muito bom que ele coma as mesmas coisas que nós comemos.

Existem alguns alimentos típicos dessa época que até podem ser oferecidos para os pets, desde que em pequenas quantidades e sem tempero. Entre eles estão o chester, peru, tender, arroz e alguns tipos de legumes e frutas. Veja a lista completa aqui.

Lembrando sempre que alguns alimentos são proibidos para os bichinhos. Você pode ver quais são aqui nesse texto.

Exercícios físicos

Como temos feriados prolongados para aproveitar para descansar, certamente usaremos o fim de ano para isso.

Mas, para os pets, não se pode deixar de lhe oferecer oportunidades para se exercitar. Os passeios de rotina devem continuar e as brincadeiras também.

Além de que será essencial manter essa rotina de exercícios, já que o pet poderá estar mais estressado e precisando de momentos de interação como esses.

Fogos de artifício

Certamente o bichinho irá procurar um lugar pra se esconder. Crédito: Divulgação

Os fogos de artifício são os grandes vilões para os animais nessa época do ano. É extremamente comum encontrar casos de cachorros e gatos que morrem de medo do barulhão que eles fazem.

Para oferecer segurança ao seu animal, é preciso que você sabia exatamente onde ele está nesses momentos. Ele irá procurar um lugar para se esconder, então o acompanhe para saber qual foi o local escolhido.

É preciso manter todas as portas e portões fechados, para evitar fugas. Caso tenha convidados em casa, passe essa regra a todos, para que o ajudem a cuidar do seu bichinho.

Aqui nesse texto temos todas as dicas para ajudá-lo a garantir a segurança do seu animal. Aqui também ensinamos como fazer o truque do pano, para ajudar o seu pet a se sentir seguro.

Sempre com companhia

Os portões, portas e janelas devem ser mantidos fechados para evitar fugas. Crédito: F. Muhammad por Pixabay

Outra dica valiosa para essa época do ano é não deixar o seu animal sozinho. Caso vá viajar, peça para algum conhecido ou contrate um profissional para cuidar do seu pet.

Como terão muitos barulhos que poderão assustá-lo, seja com fogos ou festas na vizinhança, ele sentirá ainda mais medo se estiver sozinho.

Mas se puder levá-lo na viagem, será ainda melhor. Assim vocês poderão desfrutar da companhia um do outro!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo dar remédio para cachorro?
Próximo artigoGuia de Raças: Bullmastif
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.