COMPARTILHAR
Crédito: Didi S por Pixabay

Porte: Médio
Peso: 3 kg a 7 kg
Necessidade de exercício diário: Alta
Temperamento: Inteligente, Afetuoso, Equilibrado, Alegre, Ativo
Adestrabilidade: Alta
Expectativa de vida: 12 a 18 anos
Principais Rações para Angorá: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Os seus pelos longos e sedosos conquistaram o mundo há milhares de anos. O gato Angorá foi uma das raças mais populares entre os gatos por muitas centenas de anos.

Hoje em dia, ele continua despertando o amor dos “gateiros”, por conta de sua personalidade afetuosa e carinhosa. Além de ser muito brincalhão também.

Personalidade

O Angorá é descrito como um gato muito sociável e agradável de se ter em casa. Ele demonstra carinho por sua família e ainda adora uma boa brincadeira.

Apesar de adorar uma soneca, ele também é brincalhão. Crédito: Miroslava Abrahámková por Pixabay

Por conta de sua personalidade alegre e ativa, ele conquista o amor das crianças e de outros animais, também.

O Angorá é um gato muito inteligente, sendo considerada uma das raças mais fáceis de serem adestradas. Se você tentar ensinar alguns truques a ele, com certeza ele irá aprender muito rapidamente.

Apesar de gostar de ficar em casa, tirando uma soneca, ele é um gato que gosta muito de se exercitar. Não pode ver uma árvore que ele já quer subir e explorá-la. Mesmo na fase adulta ele continua com essa disposição toda para aventuras!

Pelagem e cores

O Angorá possui diversas cores de pelos. Crédito: Jacques GAIMARD por Pixabay

A pelagem do Angorá é muito característica, pois ele é considerado um dos primeiros gatos de pelos longos do mundo. Além de ser muito sedosa e macia.

O Angorá mais tradicional apresenta pelagem branca e o destaque fica para os olhos, que são bicolores: um olho azul e o outro na cor âmbar. Porém existem muitos gatos da raça que não apresentam essa característica.

Os especialistas aceitam gatos como Angorás em diversas outras tonalidades, como cinza azulado, marrom, preto, entre outras. Somente aqueles com características parecidas com os siameses que não são aceitos como representantes da raça.

Cuidados especiais

O Angorá é um dos primeiros gatos de pelo longo do mundo. Crédito: Pezibear por Pixabay

Os Angorás não exigem muitos cuidados especiais, desde que tenham uma boa rotina diária de exercícios e uma ótima alimentação.

Porém, os Angorás com olhos de duas cores apresentam, geralmente, um quadro de surdez. Isso acontece por conta de um defeito no gene W dominante, que produz ambas as cores.

Na questão dos pelos, é preciso fazer escovar, pelo menos, duas vezes por semana, para ajudar a eliminar os pelos mortos. Na questão de banho, não é muito necessário. Um por mês já é o suficiente.

História

O Angorá é originário da Turquia. Crédito: Jacques GAIMARD por Pixabay

O Angorá é uma das raças mais antigas de gatos que se tem conhecimento. Ele é originário da região de Ancara, na Turquia. A raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII.

Naquela época, ter um gato Angorá era símbolo de status, sendo que ele marcava presença nos salões da nobreza francesa. Até 1500, países como Grã-Bretanha, França, Rússia, Afeganistão e Pérsia eram os únicos que adoravam esses gatos.

A partir de 1600 ele começou a ser exportado para toda a Europa. Nas Américas, só checou após 1700.

Anos depois a sua popularidade começou a cair, muito por conta do surgimento de outras raças, como o Persa. Inclusive, o Angorá foi essencial no cruzamento de raças para o surgimento do Persa, pois é ele quem deu a pelagem longa a esse tipo de gato.

Com isso, os criadores começaram a valorizar somente o exemplar de Angorá branco com olhos de duas cores. Mas o governo turco decidiu intervir e estimulou a criação do Angorá, a partir de 1960, fazendo a raça perpetuar a sua popularidade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCachorro ansioso: Medo de ficar sozinho
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.