COMPARTILHAR

border colliePorte: médio (de 45 a 58 cm)
Peso: de 13 a 20 kg
Necessidade de exercício diário: alta
Temperamento: obediente, educado, ágil, inteligente e equilibrado
Adestrabilidade: muito alta
Expectativa de vida: 10 a 14 anos
Principais Rações para Border Collie: Royal Canin, Premier, Hill´s, N&D, Biofresh, Guabi Natural e Pro Plan.

O Border Collie é um cão bonito e imponente, que chama atenção pela sua agilidade, obediência e beleza.
Se você está pensando em ter um Border Collie, chegou a hora de saber tudo sobre ele!

Personalidade

raça border collieO Border Collie é um pacote de energia física e mental só esperando para se soltar no mundo. É uma das raças mais inteligentes, ativas e obedientes.
Ele se concentra em tudo que faz, como brincar, correr e receber comandos. É desconfiado e protetor em relação a estranhos, pois tem certo instinto de caça.

Neste artigo, falamos especialmente sobre brinquedos incríveis para as raças de cães mais brincalhões. Haja energia! Para cada tipo de comportamento, porte e idade existe um brinquedo ideal. Conheça mais acessando este link!

Pelagem e cores

Os pelos do Border Collie são longos e lisos necessitando de cuidados frequentes com a escovação e banhos.
A pelagem é densa, ou seja, cobre a maior parte do corpo em grande quantia, o que garante uma alta tolerância ao frio.

As cores mais comuns nestes cães são preto e branco, havendo a variedade em tons de cinza (blue merle), marrom e também tricolor. Na imagem abaixo pode-se ver todas as possibilidades, até as mais raras como vermelho e “tigrado”.

border collie cores

Cuidados especiais

O Border Collie costuma ter boa saúde, já que é um cão ativo e também possui uma estrutura física muito bem proporcionada.
Uma das principais preocupações com este cão é a displasia de quadril, que é um problema na articulação do quadril.
Por isso exames no quadril são sugeridos com certa frequência.

Problemas que costumam acontecer com maior frequência nos cães da raça são abiotofia cerebelar (doença em células do cérebro que prejudicam o equilíbrio e coordenação), lipofuscionose ceróide (outra doença que interfere no cérebro e prejudica coordenação motora) e surdez.

Uma curiosidade na saúde do Border Collie é que possui alta tolerância à dor e por isso pode mascarar possíveis problemas, por não expressar-se quando não está muito bem.

Para manter uma boa saúde durante sua vida, é ideal oferecer uma alimentação de qualidade. Veja aqui as melhores Rações para o Border Collie.

E você sabe como o Border Collie surgiu no mundo?

História

border collie rebanho

A raça Border Collie surgiu de um longo período de criação na Grã-Bretanha de cães pastores de ovelha, ou seja, cachorros que cercavam rebanhos e levavam-no de volta para o pastor. Mas a maioria dos cães era barulhenta, costumavam latir muito e morder levemente as ovelhas para guiá-las, e foi então que em 1873, em um campeonato de cães pastores de ovelhas, um cão chamado Hemp se destacou.
Este cachorro conduzia o rebanho de uma forma mais educada e eficaz: parando tranquilamente em frente à ovelha para que voltasse ao rebanho e o seguisse.

border collie rebanho

Assim Hemp ficou conhecido como o pai da raça Border Collie. Seu padrão foi estabelecido pelas suas habilidades de trabalho e capacidade de obediência.

Em 1915 foi registrado o nome Border Collie, uma referência à sua origem nas fronteiras inglesas e escocesas e até hoje é uma raça bastante admirada, mais pela sua inteligência do que padrões estéticos, pois foi assim que a raça ganhou a fama.

Você tem um Border Collie? 

Conte-nos sobre você seu amiguinho de 4 patas nos comentários abaixo.