COMPARTILHAR

Porte: Médio a Grande
Peso: 18 kg a 27 kg
Necessidade de exercício diário: Alta
Temperamento: Digno, Inteligente, Agradável, Amigável, Leal
Adestrabilidade: Média
Expectativa de vida: 13 a 16 anos
Principais Rações para Dálmata: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Seja pelo seu porte e elegância ou então por sua inconfundível pelagem cheia de pintinhas, o cão da raça Dálmata sempre chama a atenção por onde passa. Totalmente brincalhão e cheio de energia, o Dálmata é um cachorro super indicado para pessoas que adoram se divertir com o seu pet.

Até hoje o Dálmata é uma das raças mais conhecidas, muito por conta do desenho clássico dos estúdios Walt Disney, 101 Dálmatas. É difícil de esquecer dessa história cheia de aventuras, trapalhadas e fugas da grande vilã Cruela Devil, não é mesmo?

Personalidade

Ele adora correr e brincar bastante

O Dálmata é um cão cheio de personalidade. Muito fiel e companheiro, ele adora estar em companhia de seus tutores e de outros animais. Principalmente de cavalos, que ele ama!

Essa raça adora se divertir, por isso é bom reservar algumas horas do dia para lhe dar atenção. Caso não gaste a sua energia – que não é pouca – com brincadeiras e passeios, ele poderá se tornar bastante destrutivo. Ou seja, vai morder e destruir tudo o que vir pela frente.

Apesar de ser bem fiel, ele tem tendência a ser dominador. Então, caso o seu tutor não tenha pulso firme, o Dálmata não hesitará em achar que é o dono da casa.

Por ser bastante amoroso, ele certamente se tornará o xodó da família. O Dálmata se dá muito bem com crianças. Mas é preciso tomar certos cuidados, pois numa brincadeira inocente ele pode machucar os pequenos, já que não tem noção da sua grande força.

Um Dálmata filhote custa, atualmente, a partir de R$ 2,5 mil.

Pelagem e cores

Sua pelagem é inconfundível

A sua pelagem é inconfundível e também o seu grande charme. Os pelos brancos se contrastam com as manchas negras ou marrons escuras.

Os pelos são grossos, curtos e brilhantes. Não precisam de cuidados especiais. Apenas uma escovação por semana já ajuda a tirar os pelos mortos e deixá-lo ainda mais lindo!

Cuidados especiais

O Dálmata é um cão muito sociável, adora uma companhia

O Dálmata é um cachorro muito saudável, já que adora exercícios físicos. Portanto, é indicado que ele tenha algumas horas dedicadas a corridas e brincadeiras para suprir sua necessidade física.

Assim como todos os cachorros de médio a grande porte, uma doença que pode prejudicar a sua saúde é a displasia de quadril. Essa raça também costuma sofrer de alergias a tecidos sintéticos.

História

A real origem do Dálmata ainda é desconhecida. Acredita-se que essa raça seja relacionada ao Dogue Alemão e o Pointer.

O seu nome vem da relação com a cidade de Dalmatia, localizada na região que hoje compreende a Croácia. Porém existem ilustrações antigas da Grécia e no Oriente que demonstravam cachorros muito parecidos com os Dálmatas.

Essa raça possui um ótimo faro

A sua força física e ótimo faro garantiram que o Dálmata tivesse vários tipos de “empregos” ao longo de sua história. Ele já foi cão de briga, caçador de ratos, farejador, cão de tração de carroças e até mesmo cão de circo.

Mas a funções que elevou o patamar da raça foi a de cão de carruagem na Inglaterra Vitoriana.

Naquela época, o Dálmata tinha função prática e estética. Os cães da raça andavam na frente, aos lados e atrás da carruagem para proteger os cavalos de possíveis ataques de outros cachorros. Daí surgiu o amor dos Dálmatas pelos cavalos.

Com a chegada dos carros, o Dálmata foi deixado de lado e foi adotado pelos Bombeiros nessa mesma função. Também ajudava no salvamento de vítimas.

Depois de trabalhar bastante, o Dálmata passou a ser adorado pelas famílias e se firmou como um dos mais populares cães de estimação.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo adaptar o cão à caminha
Próximo artigoComo exercitar um cão com excesso de peso?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.