COMPARTILHAR

Porte: Médio
Peso: 4 kg a 6 kg
Necessidade de exercício diário: Baixa
Temperamento: Inteligente, Dócil, Afetuoso, Sociável, Ativo, Caseiro
Adestrabilidade: Média
Expectativa de vida: 9 a 15 anos
Principais Rações para Himalaia: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Unindo a beleza e comportamento dócil de duas raças de gatos, o Himalaia é um dos felinos mais buscados por adoradores de gatos. Essa raça une o porte físico do Persa e as cores do Siamês.

É um gato muito carismático, já que ama um carinho e ficar por perto de seus tutores. É uma ótima raça para ser criada em apartamento, pois o gato Himalaia é muito caseiro e não precisa de altas doses de exercícios físicos.

Personalidade

Para quem adora ficar com o gatinho no colo, fazendo carinho e vendo-o dormir, o Himalaia é raça perfeita!

Essa raça de gato é muito dócil e afetuosa, tendo uma personalidade bem sociável. Por isso, se dá muito bem com crianças e com outros animais.

Os Himalaias são extremamente dóceis. Crédito: Divulgação

O Himalaia não é muito bagunceiro. Por isso o seu tutor não precisará se preocupar com subidas em cortinas e com arranhões em sofás. Ele prefere ficar no chão mesmo e brincar de pegar bolinhas e outros tipos de brinquedos.

O seu lado preguiçoso reinará na parte da tarde. Então se trata de uma boa raça de gato para quem fica fora de casa para trabalhar. Mas tenha certeza de que à noite ele estará te esperando para ganhar uma boa dose de carinhos e afagos.

O Himalaia também é muito inteligente, portanto irá pegar rapidinho os comandos que você lhe der.

Um filhote de Himalaia custa a partir de R$ 2,5 mil.

Pelagem e cores

Os pelos do Himalaia são bastante sedosos e compridos, assim como acontece nos gatos Persa. Para deixá-los sempre bonitos será necessária uma escovação diária.

Banhos mensais também ajudam a manter o Himalaia sempre charmoso.

Apesar de gostarem de brincar, são muito dorminhocos. Crédito: Divulgação

O padrão de cores é o mesmo dos gatos da raça Siamesa. Ou seja, pelagem branca com marcações em cinza azulado ou chocolate no focinho, patas, cauda e orelhas.

Cuidados especiais

Por seguir o padrão físico do Persa, que possui o focinho mais achatado, o Himalaia precisará de uma atenção especial nessa região. Ele poderá desenvolver dificuldades para respirar e desenvolver má oclusão dentária.

É preciso, também, limpar constantemente a área de seus olhos, que pode juntar secreções.

História

São ótimos gatos para ter com crianças e outros animais. Crédito: Divulgação

O Himalaia surgiu a partir de um experimento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, na década de 1920. Os pesquisadores queriam entender como as características de cada raça de gatos era herdada por seus filhotes.

Então foram feitos cruzamentos entre machos e fêmeas das raças Persa e Siamês, resultando no lindo Himalaia, que conquistou o amor do mundo todo. O nome da raça surgiu pela semelhança com os coelhos Himalaia.

O reconhecimento da raça se deu em 1957, pela Cat Franciers Association. Porém, em 1984 a associação decidiu classificá-la como uma variante do Persa, pela semelhança física com essa raça.