COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Porte: Pequeno
Peso: 3 kg a 4 kg
Necessidade de exercício diária: Alta
Temperamento: Inteligente, Dócil, Amável, Extrovertido, Brincalhão
Adestrabilidade: Alta
Expectativa de vida: 10 a 15 anos
Principais Rações para Munchkin: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Não tem como negar de que a raça de gatos chamada de Munchkin é extremamente fofa!

Conhecido como o gato anão, o Munchkin conquista a todos com o seu jeito extrovertido e brincalhão, além de adorar um carinho e um colo.

E não se engane pela sua baixa estatura: ele é um gato como outro qualquer e certamente vai querer se aventurar pela casa e caçar vários bichinhos.

Personalidade

O Munchkin é um gato muito brincalhão. Crédito: Divulgação

O Munchkin é um gato muito fácil de cuidar. Ele adora a presença de seus tutores e irá querer te arrastar para muitas brincadeiras, além de pedir muito carinho.

Ele é indicado para se ter em qualquer espaço, seja em uma casa grande ou em um apartamento menor. Mas por ter muita energia, vai necessitar de que o seu tutor dispende um tempo para brincar.

As suas curtas pernas não serão impedimento para que ele tente subir em locais altos. Por isso, o seu tutor deverá ficar atento, pois a descida não será tão fácil quanto é para gatos com estatura regular.

O Munchkin, como qualquer gato, fica bem sozinho. Porém é bom deixar alguns brinquedos pela casa para ele poder se distrair.

As suas pernas curtas conferem ao Munchkin uma vantagem: a velocidade. É muito comum ver esse tipo de gato correndo muito velozmente. Ele parecerá com um furão correndo pela casa.

Pelagem e cores

O Munchkin pode apresentar diversas cores. Crédito: Divulgação

O Munchkin pode apresentar uma pelagem semi longa ou até mesmo mais comprida, dependendo dos seus genes. Os pelos costumam ser muito sedosos.

Já as cores são muito variadas, podendo apresentar todos os tipos encontrados entre os felinos.

Para poder deixar os pelos com uma aparência sempre bonita, basta uma escovação por semana, que ajudará a eliminar os pelos mortos.

Cuidados especiais

A saúde do Munchkin costuma ser muito boa. Por isso, o seu tutor não precisará se preocupar muito com doenças.

Por suas pernas serem um terço do tamanho dos gatos comuns, ele pode apresentar desvios e dores na coluna. Mas isso costuma ser muito raro, já que sua estatura não afetará muito em sua saúde.

História

O nome Munchkin se deve aos pequenos povos que aparecem no Mágico de Oz. Crédito: Divulgação

Existe uma controvérsia na questão do surgimento do Munchkin.

Alguns historiadores dizem que existiam gatos de baixa estatura vivendo na Inglaterra, nos anos 1940. Porém eles parecem ter sumido depois da Segunda Guerra Mundial.

Porém outros dizem que os gatos anões só surgiram nos anos 1980, em Louisiana, Estados Unidos. Uma professora de música encontrou dois filhotes, de pais desconhecidos, e percebeu que eles não cresceram tanto.

A partir disso, os gatos começaram a procriar e foi surgindo a raça. Ela só foi reconhecida pelos órgãos responsáveis em 1995, portanto é uma das mais recentes entre os felinos domesticados.

A sua baixa estatura se deve a uma mutação genética, que foi se mantendo entre as ninhadas.

Foi escolhido o nome Munchkin para a raça por conta dos povos pequenos que assim eram chamados na história do Mágico de Oz.