COMPARTILHAR
Crédito: Nana-ne por Pixabay

Porte: Médio
Peso: 15 kg a 30 kg
Necessidade de exercício diário: Alta
Temperamento: Inteligente, Gentil, Brincalhão, Amável, Sociável, Carinhoso, Sensível, Astuto
Adestrabilidade: Alta
Expectativa de vida: 13 a 15 anos
Principais Rações para Samoieda: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Com aparência extremamente fofa e uma personalidade muito amável, é praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Samoieda.

Os seus inconfundíveis pelos brancos, longos e espessos, são uma marca dessa raça, que apesar de hoje ser encontrada no mundo todo, adora locais mais frios.

Suas origens remontam da Rússia antiga, na região da Sibéria, onde os Samoiedas puxavam os trenós e ajudavam os seus tutores a se esquentar do frio.

Personalidade

Ele não gosta muito de ficar sozinho. Crédito: Waltteri Paulaharju por Pixabay

O Samoieda é um cão indicado para famílias que adoram um bichinho carinhosos e que adora uma brincadeira. Se tiver crianças em casa, melhor ainda. Elas irão se divertir muito com esse cachorro.

Além de ser muito apegado com a sua família, o Samoieda também gosta da companhia de outros animais. É só ter cuidado com os gatos, o apresentando antes e mostrando que eles podem ser amigos, que não terá problema algum.

Essa raça costuma ser muito ativa, já que nas suas origens esse cachorro puxava trenós pesados e até ajudava na caça. Por isso, ele necessitará de exercícios diários, como caminhadas e brincadeiras de pegar a bolinha, por exemplo.

E o Samoieda tem algo que o deixa ainda mais adorável: um sorriso! O focinho dele, na parte da boca, tem os cantos um pouco curvados para cima. Dessa forma parece que ele está sempre sorrindo.

Pelagem e cores

O Samoieda é uma das raças mais puras do mundo. Crédito: Waltteri Paulaharju por Pixabay

Os pelos da raça Samoieda são bastante volumosos, espessos e muito fofos. A cor aceita para a raça é somente a branca.

Para deixar os pelos sempre bonitos, é preciso manter uma rotina semanal de escovação. Durante o outono e primavera, quando eles costumam trocar a pelagem, é indicado aumentar a frequência de escovação para três vezes por semana.

Cuidados especiais

Essa raça adora uma brincadeira. Crédito: Tran Mau Tri Tam por Pixabay

Mantendo uma rotina diária de exercícios, o Samoieda dificilmente irá apresentar problemas de saúde. Além, também, de ter uma alimentação de qualidade e bem nutritiva.

Porém são registrados alguns casos nessa raça de displasia coxofemoral, surdez, nanismo, atrofia progressiva da retina e outros problemas oculares.

História

O Samoieda é originário da Rússia. Crédito: Nana-ne por Pixabay

A história dessa raça é bastante antiga. Ele é considerado um dos cachorros com raça mais pura, pois tem como ancestral direto o lobo cinza, assim como o Husky Siberiano.

Na Rússia antiga, existia um povo nômade chamado de Samoieda que tinha cachorros que o acompanhavam, com a função de puxar os trenós, ajudar na caça e aquecer as crianças durante a noite. Eles dormiam junto de seus donos nas barracas.

O nome da raça é relacionado com esse povo, que fez surgir essa espécie super fofa de cachorro.

Os primeiros registros da raça fora da Rússia aconteceram no final dos anos 1800, quando os Samoiedas foram vistos junto da realeza britânica. A sua chegada nas Américas foi em 1906, trazida por um grão-duque russo da época.

Após isso, a raça começou a se popularizar no mundo, muito por conta da sua beleza, elegância e extrema fofura.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHotel para cachorros: conheça esta tendência.
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.