COMPARTILHAR

Porte: Médio
Peso: 3 kg a 6 kg
Necessidade de exercício diário: Média
Temperamento: Gracioso, Inteligente, Exigente, Leal e Sociável
Adestrabilidade: Média
Expectativa de vida: 11 a 15 anos
Principais Rações para Siamês: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Com certeza todos os amantes de gatos já ficaram vidrados com o olhar intenso de um Siamês. Impossível não lembrar dos grandes olhos azuis dessa raça, que é uma das mais conhecidas no mundo.

Donos de um porte elegante e de uma personalidade amável, os gatos siameses adoram viver em família e brincar bastante!
Saiba tudo essa o Siamês neste texto!

Personalidade

Os gatos siameses adoram companhias. Crédito: Andreas Lischka por Pixabay

O Siamês é conhecido por ser um gato elegante e sisudo. Mas não se deixe enganar por esse porte de rei e rainha que eles têm. O Siamês ama uma farra!

Eles são muito extrovertidos e adoram atenção. Por isso, é preciso que seus tutores reservem um tempo para as brincadeiras e carinhos com o seu gatinho.

Como os gatos siameses gostam muito de companhia, não é muito indicado deixa-los sozinhos por muito tempo. Caso precisem sair, os tutores devem deixar brinquedos e outras formas de distração.

Se o Siamês fica entediado, os tutores podem esperar por alguma surpresa quando voltarem para casa. Isso porque eles se tornam destrutivos e podem rasgar diversos objetos com suas unhas.

Outra característica forte do Siamês é que ele gosta de miar. Ele mia quando está triste, para mostrar que está feliz, para anunciar que está com fome, com sede… Ou seja, se você gosta de um gato comunicador, o Siamês é a raça perfeita!

O preço de um filhote de Siamês é a partir de R$ 2 mil.

Pelagem e cores

As manchas no fucinho e nas patas chamam a atenção no Siamês. Crédito: liliy2025 por Pixabay

A pelagem do Siamês possui uma característica inconfundível. Enquanto o corpo possui uma cor mais clara, as extremidades das patas, do focinho e a cauda se mostram mais escuras. Isso cria um degradê muito bonito de se olhar!

A pelagem do corpo pode ter tonalidades brancas, cremes ou em castanho claro. Já o focinho, a cauda, orelhas e patas são da cor castanho muito escura e raramente com tons de azul ou lilás.

O pelo do Siamês é curto, porém bastante lustroso e macio. É indicado fazer escovações semanais para retirar pelos mortos.

Outra característica especial do Siamês é o estrabismo e as caudas torcidas, que fazem parte da genética do animal.

Cuidados especiais

O olhar azul penetrante é uma das marcas do Siamês. Crédito: Andreas Lischka por Pixabay

O Siamês é um gato muito saudável, ágil e que adora se exercitar. Por isso, dificilmente, quando bem cuidado, apresentará problemas de saúde.

Porém a raça é mais suscetível a doenças hepáticas, gengivite e amiloidose, que é provocada pelo depósito da proteína amiloide em órgãos e tecidos celulares do corpo, em especial o fígado, prejudicando a função dos mesmos.

É preciso tomar cuidado também com as doenças respiratórias, como asma e bronquite. Sempre fique atento ao comportamento do gatinho, e a qualquer sinal diferenciado, é bom procurar a ajuda de um médico veterinário.

História

O porte sisudo do Siamês sempre chamou a atenção da realeza. Crédito: rihaij por Pixabay

O Siamês, historicamente, esteve sempre junto da realeza, por conta de sua postura impecável e graciosidade no caminhar. Ele surgiu na antiga Siam, atual Tailândia. Ele era o animal doméstico de todos os reis e rainhas daquela época.

Estima-se que em 1884 a raça chegou à Grã-Bretanha e logo conquistou a atenção da realeza da época. A sua beleza chamou a atenção de todos e ele passou a ser exibido em shows.

Sua chegada aos Estados Unidos ocorreu nas décadas seguintes, com exemplares da raça ocupando a Casa Branca. Pois não esperávamos por menos do Siamês, não é mesmo?

A partir disso começou a se popularizar e hoje é uma das raças de gatos mais conhecidas e queridas no mundo todo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor que o cão idoso tem verrugas?
Próximo artigoComo saber se o cão está com febre?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.