COMPARTILHAR
Crédito: Юрий Сидоренко por Pixabay

Porte: Médio
Peso: 3 kg a 5 kg
Necessidade de exercício diário: Média
Temperamento: Ativo, Afetuoso, Apegado à família, Leal, Inteligente
Adestrabilidade: Média
Expectativa de vida: 15 a 20 anos
Principais Rações para Spynhx: Adimax, Premier, Hills, Biofresh, Royal Canin

Certamente o Sphynx é um dos gatos mais exóticos do mundo. O que mais chama a atenção é a sua falta de pelos.

Mas sabia que, na verdade, ele tem uma pequena, quase imperceptível, camada de pelos? Pois é, basta passar a mão em sua pele que você consegue sentir algo um pouquinho mais fofo.

O seu nome, que em português pode ser traduzido como Esfinge, veio da sua semelhança com a antiga criatura mística cultuada pelos povos egípcios da antiguidade.

Personalidade

O Sphynx adora uma cama e um cobertor. Crédito: Lora Palner por Pixabay

Apesar de ter uma aparência mais série e, por vezes, carrancuda, os gatos da raça Sphynx são extremamente dóceis. São ótimas companhias para famílias e crianças.

O Sphynx é muito leal a seus tutores, por isso é facilmente visto deitado no colo ou então se esquentando junto de seu tutor embaixo das cobertas.

Se trata de uma raça muito inteligente, por isso conseguirá entender alguns dos comandos que lhes são dados.

Ele também é muito ativo, por isso se você pensa em ter um em casa, tome cuidado com objetos deixados pela casa, pois podem, certamente, se tornar brinquedos. Ele adora derrubar qualquer coisa que esteja em cima de uma mesa.

Ele é um gato bastante doméstico, por isso não terá muita curiosidade em sair à rua. E por sua falta de pelos, é até recomendado que ele não saia muito, especialmente em dias de muito Sol, que pode causar problemas de pele.

Por ser uma raça rara, o preço de um filhote de Sphynx pode variar entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

Pelagem e cores

As suas cores são bem variadas. Crédito: Kleinbegin por Pixabay

Apesar de parecer que não possui pelo algum, o Sphynx tem uma minúscula camada de pelos, que serve como uma manta. Por conta disso, ele não necessitará de escovações.

As suas cores são muito diversas, porém as mais comuns são em tons de bege ou bicolor, com as cores bege e cinza.

Cuidados especiais

O Sphynx é uma das raças mais raras do mundo. Crédito: Nosferata_Morbosa por Pixabay

O Sphynx é um gato muito saudável, pois se mantém muito ativo ao longo da vida. Por isso, em questões de saúde, os tutores não precisarão se preocupar muito.

O maior cuidado seria com a sua pele. A oleosidade natural da pele não tem muita absorção pela falta de pelos, o que demanda uma higienização semanal. Não precisa ser, necessariamente, com banhos, basta passar um lenço umedecido.

É preciso, também, ter um cuidado especial com as rugas do gatinho. Os tutores podem limpá-las com cotonetes ou gaze.

História

O seu olhar chama bastante a atenção. Crédito: dehofman por Pixabay

A origem mais exata do Sphynx seria no ano de 1966, quando uma gata com pelos pretos e brancos deu luz na cidade de Toronto, Canadá, a uma ninhada, em que continha um gatinho sem pele.

O fato chamou a atenção dos tutores, que então passaram a perpetuar a espécie por meio de cruzamentos com machos da raça Devon Rex, que possui uma camada de pelos bem curta.

A partir disso a raça começou a se popularizar e foi levada aos Estados Unidos e à Europa, na década de 1970, ganhando a atenção dos criadores de gatos desses locais.

Hoje o Sphynx chama a atenção por onde passa, com a sua elegância e corpo esguio.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor que o focinho do cachorro é gelado?
Próximo artigoComo saber se meu gato está com verme?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.